[ENTREVISTA] Conheçam a ilustradora paulista Ila Fox

[ENTREVISTA] Conheçam a ilustradora paulista Ila Fox

Nascida em Santa Cruz do Rio Pardo (interior de SP) e hoje vivendo em São Paulo capital, Ila Fox é uma mulher que tem a felicidade e a oportunidade de viver fazendo o que gosta: ilustração. Há quase oito anos no mercado, ela nos conta um pouco do que faz e de como é o mercado para a mulher ilustradora.

Ila Fox

1) Olá, Ila Fox! Qual é a sua formação e como começou sua carreira de ilustradora?

Sou formada em Artes Plásticas, mas minha carreira de ilustradora começou em 2009, quando eu criei o blog para postar meus desenhos.

2) Você se inspira em alguém pra criar? Quais são suas referências?

Como eu cresci numa cidade do interior numa época sem internet, acabei me acostumando a não ter tantas referências na hora de desenhar. Basicamente eu assistia muitos desenhos japoneses, Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, então tenho uma certa influência deles.

3) Hoje, como ilustradora, o que você mais faz?

Profissionalmente são as caricaturas e convites em quadrinhos personalizados.

Ila Fox

4) Como é o mercado para ilustradoras mulheres?

Quando eu trabalhava fora eu sentia o machismo no dia a dia, nunca me passavam tarefas mais complexas por acharem que eu não fosse capaz, pressão psicológica, assédio. Depois que me tornei  freelancer as coisas melhoraram. Talvez por trabalhar mais na área de caricaturas personalizadas (grande maioria dos clientes são noivas e mães) elas até preferem uma ilustradora mulher que se atente aos detalhes do vestido, acessórios, cabelo, etc…

Ila Fox

5) Você sentiu ou sente dificuldade no mercado?

A minha dificuldade vem pelo fato de eu ser freelancer mesmo. Agora com a crise os clientes diminuíram, então podemos ganhar muito ou pouco dependendo da economia do país.

6) Quais são os maiores desafios no seu ramo hoje?

Prospectar mais clientes, inovar, manter o ritmo de trabalho.

7) Está trabalhando em alguma projeto que gostaria de falar sobre?

Ano passado terminei meu projeto onde eu recriava todos os figurinos da personagem Summer Finn, do filme 500 dias com ela. Este ano está sendo os desenhos mais sensuais e eróticos com personagens da cultura pop (em especial Star Wars).

Ila Fox
Os personagens de Star wars em versão livre e picante pelas mãos de Ila Fox
Ila Fox
A sensualidade das personagens, que no filme é velada, nos desenhos de Ila é revelada

8) O que você anda lendo, vendo e ouvindo, em termos de cultura nerd?

Sites sobre Star Wars, fanfics e Netflix, Netflix, Netflix (adoro assistir séries enquanto trabalho). Ultimamente estou vendo Adventure Time;  gosto da força das personagens femininas dentro daquele mundo nonsense.

9) O que você diria para uma garota que deseja ser ilustradora hoje?

Tente encontrar seu estilo, pratique sempre e não deixe o machismo matar sua arte, não é só porque você é mulher que tem que se ater a temas femininos e fofinhos. A nossa imaginação não tem limites.

10) Tópico aberto – fale, se quiser, sobre algum ponto que queira ou ache interessante mencionar e que não foi perguntado!

Depois que comecei meu projeto de ilustrações mais sensuais e eróticas percebi uma certa “aproximação” de outros homens. Alguns confundem uma arte mais ousada com liberdade, sei lá.  Desculpa aí galera, mas estou casada há 8 anos.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Ila:

Site – Facebook

Escrito por:

12 Textos

Mulher, feminista, formada em Comunicação, pós em Design e Marketing e sonhando com um Mestrado em Cinema. Pinta, borda, lê e pergunta muito, porque resposta acaba, mas pergunta renasce todo dia. Aprendendo a ser mãe. Gosto de gato, de sol e de vinho frisante.
Veja todos os textos
Follow Me :