[EVENTO] Mostra em homenagem à cineasta tailandesa Anocha Suwichakornpong

[EVENTO] Mostra em homenagem à cineasta tailandesa Anocha Suwichakornpong

De 7 a 15 de junho o Delirium Nerd vai cobrir o 6º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba. Nossa cobertura terá ênfase em filmes dirigidos por mulheres ou que fomentem o debate acerca da representação feminina nas telas. Nesse sentido, um grande destaque é a Mostra Foco deste ano que promove uma homenagem à premiada cineasta, roteirista e produtora tailandesa Anocha Suwichakornpong, cujas obras são quase todas inéditas em nosso país.

Serão exibidos os dois longas metragens de Anocha Suwichakornpong, História Mundana (2009) e Dao khanong (2016) – este segundo terá sua estreia no Brasil – assim como uma seleção de seus filmes de curta e média metragens. Além dos filmes de Suwichakornpong, o Olhar de Cinema exibirá também a restauração recente de Objeto Misterioso ao Meio-Dia (2000), o primeiro longa-metragem do consagrado cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, que Suwichakornpong selecionou para projetar juntamente com a estreia internacional de seu média-metragem, Fantasmas (2005). A diretora estará pessoalmente no Olhar de Cinema entre os dias 10 e 13 de Junho, para as exibições de seus filmes e também para dar uma Masterclass.

Anocha Suwichakornpong
Cena de “História Mundana” (2009) de Anocha Suwichakornpong.

Anocha Suwichakornpong nasceu em 1976 na Província de Chonburi, na Tailândia. Ela morou na Inglaterra na década de 1990, estudou cinema na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e sempre tem buscado um olhar de viajante a seus filmes, que se transformam constantemente para incorporar novas histórias e personagens. Seu filme Graceland (2006) foi o primeiro curta metragem tailandês selecionado para o Festival de Cannes, e seu primeiro longa metragem História Mundana (2009) recebeu o Prêmio Tigre no Festival de Roterdã quatro anos depois. Ela também teve estreias mundiais de seus filmes em outros festivais prestigiados como de Oberhausen e Locarno, onde Dao khanong (2016) – uma ficção sobre uma jovem realizadora que pesquisa a recente história política da Tailândia – estreou na Competitiva Internacional.

Confira abaixo a lista dos filmes da diretora a serem exibidos na Mostra Foco:

Dao khanong (Tailândia/Países Baixos/França/Qatar, 2016, 105min)

Anoitecer (Nightfall) (Tailândia, 2016, 16min, co-dirigido por Anocha Suwichakornpong e Tulapop Saenjaroen)

Estrangeiro (Pohn talay) (Tailândia, 2012, 16min; co-dirigido por Anocha Suwichakornpong e Wichanon Somunjarn)

Almoço (Lunch) [Singapura, 2010, 28min; originalmente parte do longa metragem Café da Manhã, Almoço, Jantar (Breakfast Lunch Dinner)]

História Mundana (Jao nok krajok) (Tailândia, 2009, 79min)

Como. Amor. Verdadeiro. (Like. Real. Love.) (Tailândia, 2008, 40min)

Espelho Negro (Black Mirror) (Tailândia, 2008, 3min)

Graceland (Tailândia, 2006, 18min)

Fantasmas (Ghosts) (Tailândia/Estados Unidos, 2005)

Objeto Misterioso ao Meio-Dia (Dokfa nai meuman) (Tailândia, 2000, 84min, dirigido por Apichatpong Weerasethakul)

A programação completa do festival será anunciada até o dia 12 de Maio. Mais informações a respeito desta 6ª edição podem ser encontradas aqui.

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :