[SÉRIE] American Gods – 1 x 05: Lemon Scented You (Resenha)

[SÉRIE] American Gods – 1 x 05: Lemon Scented You (Resenha)

No quinto e eletrizante episódio de American Gods, Lemon Scented You (“O Cheiro”, em tradução livre), os acontecimentos estranhos que vinham acontecendo tomam forma definitiva e começam a fazer mais sentido na mente confusa de Shadow. Entre fantasmas do passado, novos deuses e uma visita repentina à prisão, o protagonista se encontra em um beco sem saída que, além de atemorizá-lo, o ajuda a começar a compreender todo o universo surreal que lhe está sendo apresentado.

[CONTÉM SPOILERS DE LEMON SCENTED YOU]

Um trecho muito especial da Vinda à América abre o episódio Lemon Scented You: imigrantes vindos da Sibéria, liderados por Atsula, sofrem com o frio, a fome e a perda, em um período ancestral. Ao perder a filha recém-nascida, Atsula não se abala e segue viagem pelo território desconhecido, invocando Nunyunnini, o deus com cabeça de mamute, para saber o que deveria fazer, a fim de evitar sua própria morte e a morte de seus companheiros – solução que viria com um preço fatal a ser pago. Feito em forma de animação, o trecho do episódio é muito rico em detalhes e mostra a importância da voz e da liderança feminina nos tempos antigos.

American Gods - Lemon Scented You
Atsula.

Ao chegar no quarto do motel e encontrar Laura sentada em sua cama, Shadow fica incrédulo, mas não questiona por muito tempo à volta da esposa: decide colocar à limpo a traição dupla que sofreu antes do acidente e da morte dela e do melhor amigo, Robbie. Laura é sincera e diz ter esperado por ele, como havia prometido, por pouco mais de um ano. Porém a morte de seu gato de estimação e as frequentes visitas de Robbie tornaram-se tão necessárias, que ela encontrou no homem o acalento que há muito necessitava. Shadow não reage mal à confissão e atende o pedido da esposa de fumar um cigarro para relaxar. Muito apaixonada e com saudades de Shadow, Laura o beija e nota que seu coração volta a bater no mesmo instante. Shadow é o único capaz de fazê-la sentir-se humana novamente e escapar do frio e da falta de sensações que a morte lhe acarretou.

Wednesday procura Shadow e sente um cheiro estranho vindo do quarto. Shadow não conta que Laura havia ressuscitado, mas Wednesday percebe que o parceiro vira algo fora do comum e ainda estava absorvendo e processando o ocorrido. A conversa não dura muito, pois viaturas da polícia cercam o local e dão voz de prisão aos dois. Os policiais contam que eles estavam sendo presos por um assalto à banco e Wednesday não compreende como descobriram, ao passo que a policial (Tracie Thoms) conta que a delegacia havia recebido uma denúncia um tanto inusitada. No interrogatório, Wednesday conta toda a verdade ao policial (Ron Lea), sem poupar a identidade dos deuses com quem se encontrou, nem os lugares por onde andou. Shadow permanece calado e apenas escuta a policial lhe contando que a denúncia havia chegado misteriosamente por um fax que estava desconectado da tomada, tornando o episódio extremamente surreal.

Ainda no motel, Mad Sweeney encontra Laura e tenta resgatar sua moeda da sorte, que está no estômago da mulher. Ao tentar atacá-la, Sweeney apanha e nota que Laura está extremamente forte. Em uma tentativa desesperada de não sair de lá sem seu amuleto, ele empurra Laura na banheira cheia de água e tenta sufocá-la. Neste mesmo momento, policiais voltam ao local, invadem o quarto e pegam Sweeney no flagra “assassinando” Laura, que se finge de morta para incriminá-lo. Eles levam Sweeney para a delegacia e o corpo de Laura volta para o necrotério.

Technical Boy está andando por uma rua e vê um aparelho no chão que o leva à mesma realidade virtual que ele levara Shadow no primeiro episódio. Mídia aparece para ele vestida de David Bowie e, em uma conversa franca, pede que ele se desculpe com Wednesday e Shadow, pela tentativa de linchamento deste último. Muito orgulhoso, o garoto diz que não fará isso, mas Mídia insiste em dizer que o ato foi uma grosseria da parte dele e que o grupo dos Novos Deuses não quer ser prejudicado pela ira de Wednesday.

American Gods - Lemon Scented You

Shadow e Wednesday são colocados em uma mesma sala para conversarem. Anansi, em forma de aranha, aparece e solta as algemas dos dois, mas antes de conseguirem fugir, Mídia aparece flutuando e personificando Marilyn Monroe e, junto a ela, vêm Mr. World (Crispin Glover) e o Technical Boy. O estranho Mr. World saúda Wednesday e pede desculpas pelo mal entendido que levou o Technical Boy a tentar matar Shadow. Ele começa um discurso inflamado acerca da globalização e da importância que ele e Mídia têm no mundo e faz alusão a uma guerra que não precisaria ser iniciada entre seu grupo e o grupo de velhos deuses de Wednesday, afinal ambos podem coexistir em paz. Como num passe de mágica, Mídia transforma a sala da delegacia em um ambiente de alta tecnologia e oferece a Wednesday a extinção da Coréia do Norte por um míssil chamado “Odin”, que cairia e mataria a todos em sacrifício a ele, tornando-o ainda mais forte, mas isso só ocorreria se Wednesday cedesse ao combate que cada vez mais se aproxima. Ela e Mr. World querem a qualquer custo ajudá-lo para não serem extintos. Technical Boy pede desculpas a Shadow e escuta de Mr. World que Wednesday é mais velho do que o garoto, mais sábio e mais forte e viu coisas que ele nunca veria, por isso merecia respeito, claramente uma tentativa de bajular Wednesday.

American Gods - Lemon Scented You
Mr. World.

Quando os três vão embora, Shadow e Wednesday escapam e veem que Mídia e Mr. World haviam massacrado os policiais da delegacia. Ao fugirem, Shadow é perseguido por uma misteriosa árvore que brota do chão, assemelhando-se à árvore do Pomar de Ossos de seus sonhos e, lá fora, os policiais chegam carregando Mad Sweeney na viatura, mas percebem que algo muito estranho está acontecendo no local. Eles deixam Sweeney no carro e, ao ouvir tiros vindos de dentro da delegacia, Sweeney estoura o vidro da viatura e foge do local. No necrotério, Laura acorda em uma gaveta, mas também consegue fugir.

Leia também:
>> [QUADRINHOS] “Morte: Edição Definitiva” – 5 motivos para ler o encadernado antes que ela venha lhe buscar
>> [LIVRO] Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes: 100 mulheres que todos deveriam conhecer
>> [LIVROS] Vampiros: Uma nova perspectiva sobre a mitologia em uma coleção nacional (Resenha)
>> [LIVRO] “Helena de Troia”: como a beleza definiu uma mulher e conduziu uma guerra
>> [QUADRINHOS] 5 motivos para você ler THE WICKED + THE DIVINE

A introdução de Mr. World em Lemon Scented You foi belíssima e abrilhantada pela presença de Mídia, que capta toda a atenção da espectadora quando aparece, mesmo que brevemente, por ser performática e dona de diálogos formidáveis. Notou-se a importância do novo personagem logo de cara, quando ele caminha sucintamente pelos corredores da delegacia e pelo modo como age e fala, dirigindo-se a Wednesday e tentando persuadi-lo a parar o que quer que planeja fazer para se tornar forte como em outrora. As dicotomias entre “bem e mal” estão sendo brilhantemente abordadas: ao seguir a narrativa pela mente de Shadow, a espectadora pode confundir quem são os verdadeiros vilões e mocinhos da história, uma vez que nem Wednesday é totalmente bom (e muitas vezes adota condutas duvidosas que fazem seu caráter ser questionado), muito menos os novos deuses são totalmente ruins, visto que o último episódio deixou claro que Mídia e Mr. World, apesar de muito fortes e influentes, possuem um medo arrebatador, capaz de transformar o próprio poder e orgulho em pó, ao se sentirem ameaçados. Este recurso ajuda a segurar o que acontecerá nos próximos episódios, dá margens para interpretações e suposições e vai clarificando levemente o desenrolar da trama na cabeça de Shadow – e na de quem assiste.


Lemon Scented You Deuses Americanos

Editora Intrínseca

Ano de publicação: 2011.

574 páginas

Onde comprar: Amazon

Escrito por:

117 Textos

Formada em Letras, pós-graduada em Produção Editorial, tradutora, revisora textual e fã incondicional de Neil Gaiman – e, parafraseando o que o próprio autor escreveu em O Oceano no Fim do Caminho, “vive nos livros mais do que em qualquer outro lugar”.
Veja todos os textos
Follow Me :