[OPINIÃO] Luc Besson: Pedofilia e a Hollywood acolhedora para homens brancos inconsequentes

[OPINIÃO] Luc Besson: Pedofilia e a Hollywood acolhedora para homens brancos inconsequentes

Com a adaptação do quadrinho “Valerian and the City of a Thousand Planetes” chegando em breve aos cinemas, penso que agora seria o melhor momento para discutir o diretor do filme: Luc Besson. Besson escreveu e dirigiu muitos filmes admirados, como “O Quinto Elemento”, “Taken” e “Lucy”. Apesar de ser um bom diretor, parte da sua história parece ter sido esquecida pela mídia.

Gatilho: Esse artigo fala sobre abuso, assédio sexual e pedofilia.

Enquanto assistia ao filme “Léon: O Profissional” há alguns anos, notei que o filme parecia estranhamente amigável aos pedófilos e tive uma forte sensação de que o diretor do filme poderia possivelmente ser um pedófilo. Para vocês que talvez não saibam, o filme começa com uma Natalie Porman de 12 anos, que interpreta a menina rebelde chamada Mathilda, e o ator Jean Reno, que interpreta um velho assassino chamado Léon.

No filme há cenas de Mathilda experimentando lingerie e se referindo Léon como seu amante. A personagem de Portman também afirma que ela quer “fazer” com Léon. Se você acha que isso é estranho, a versão sem cortes do filme é ainda pior. A versão internacional inclui uma cena onde Mathilda pede ao assassino para beijá-la. Em outra cena ela aparece tentando seduzi-lo e o convida para ir para a cama com ela. Aparentemente, a razão de fazer uma versão americana do filme o reduziu a ilusões pedófilas. Depois que terminei de assistir ao filme, fiz algumas pesquisas por conta própria para ver se estava correta sobre um pedófilo fazendo o filme. Acontece que a minha suspeita estava correta. 

Luc Besson
Natalie Portman como Mathilda em “Léon: O Profissional”

Muitas pessoas não sabem que Besson é realmente considerado um predador sexual nos Estados Unidos e cometeu uma violação estatutária de estupro. Em 1991, Besson começou um relacionamento com uma atriz de 15 anos chamada Maïwenn Besco. Nessa época, Besson tinha 32 anos e estava trabalhando em “Léon: O Profissional”. Sua jovem namorada ganhou um pequeno papel no filme; Besco interpretou uma personagem chamada “blond babe”, que é apenas mais um exemplo da sexualização de meninas menores de idade no filme.

Besson não namorou apenas uma garota menor de idade; ele também a engravidou. Aos 16 anos, Besco deu à luz a filha, Shanna Besson. Besson nunca foi realmente condenado por estupro porque na França a idade mínima de consentimento é a partir de 15 anos. Em seu próprio país ele não é legalmente culpado pelo crime, mas isso realmente é uma desculpa para qualquer pessoa abusar de uma garota menor de idade? Importante ter em mente que a idade de consentimento sexual na França é a partir dos 15 anos, mas ainda é uma menor de idade até completar os 18 anos.

Luc Besson
Luc Besson e Maïwenn Besco em 1992. (Fonte)

Você pensaria que um caso de pedofilia seria prejudicial e estragaria sua carreira. Embora isso tenha ocorrido na década de 90, Besson ainda conseguiu trabalhar em muitos outros filmes nesse período. Vários outros homens envolvidos em controvérsias também não enfrentaram consequências graves em suas carreiras. Um exemplo recente seria o ator Johnny Depp, que praticou um caso de violência doméstica. Apesar de toda controvérsia que o caso gerou, parece que não houve efeito algum na carreira de Depp, considerando que atualmente foi confirmado seu papel no filme da Disney, “Pirates of Caribbean: Dead Men Tell No Tales”. Por enquanto, Depp tem 5 filmes programados para 2017 e 2018.  

Similar ao caso de Besson, o diretor Woody Allen também foi acusado de pedofilia, por ter supostamente abusado de Dylan Fawwod, filha adotiva de sua ex-esposa Mia Farrow. Apesar das acusações contra Allen, ele continua no centro das atenções e produzindo filmes populares.

Leia Também:
>> [6º OLHAR DE CINEMA] Corpo Estrangeiro: Como o machismo estrutural afeta as mulheres refugiadas tunisianas
 >> Feud – Bette & Joan: O machismo hollywoodiano como construção no caso mais famoso de rivalidade feminina
>> Hollywood: Confronto ao ideal feminino
>> Festival de Cannes: Sobre Coppola, Kidman e a falta de oportunidade para as mulheres na indústria cinematográfica

Victor Salva é mais um diretor que foi condenado por molestar uma criança, além de ter sido preso por posse de pornografia infantil em sua casa. Salva não estava completamente livre de consequências, já que cumpriu 15 meses de prisão pelo crime. Você pensaria que um estuprador e pedófilo teria dificuldades em ser contratado novamente, especialmente como diretor, o que pode exigir trabalhar com crianças. Mas mesmo com o seu registro criminal, Salva recentemente terminou de dirigir o filme “Jeepers Creepers 3”, que será lançado no final deste ano. 

Ainda mais recentemente, Casey Affleck é outro ator famoso que foi acusado de assediar sexualmente várias mulheres. Affleck foi acusado por duas mulheres, afirmando eu o ator foi em suas camas sem permissão e tentou forçar outra mulher de permanecer no seu quarto do hotel com ele. Apesar de toda reação contrária que ele recebeu por isso, Affleck ainda conseguiu ganhar um Oscar de Melhor Ator em 2017. Isso prova que mesmo com uma história incriminadora, ainda pode ser recompensatório ser um homem na indústria de Hollywood.

É estranho como os homens em Hollywood podem se recuperar facilmente quando enfrentam controvérsias, enquanto mulheres lutam mais para recuperar onde estavam antes. Atrizes como Lindsay Lohan e Wimona Ryder enfrentaram uma imensa queda em suas carreiras após os casos de consumo de drogas e furto. A carreira de Meg Ryan também teve uma queda depois que ela foi pega traindo Dennis Quaid com Russell Crowe. Enquanto isso, homens como Arnold Schwarzenegger e Brad Pitt continuam com carreiras prósperas após seus escândalos de traição. Por que parece mais fácil para os homens superar uma publicidade ruim enquanto não é para as mulheres?

Uma parte do motivo poderia ser o fato que nós vivemos em uma sociedade de dominação masculina. Homens ocupam a maioria dos cargos de liderança nas empresas. Em nossa sociedade, um líder homem é mais aceitável e preferível do que uma mulher na liderança. Claro, o mesmo acontece na indústria de entretenimento. A triste verdade é que existe uma enorme desigualdade de gênero em Hollywood. Em 2016, apenas 7% da direção nos filmes considerados entre os 250 melhores foram dirigidos por mulheres. Desses 100 melhores filmes, 29% teve protagonistas femininas na história. Evidentemente, é muito mais fácil para os homens obterem posições em Hollywood do que as mulheres. Se já é difícil para mulheres obterem empregos sem se envolverem em controvérsias, imagine o quão difícil deve ser para uma mulher retomar sua carreira quando recebeu uma propaganda negativa.

Luc Besson é um dos vários diretores que produzem mais filmes após terem feito algo incriminatório. Se continuarmos a permanecer quietas e apoiarmos os filmes de pessoas como ele, então seria o mesmo que dizer para Hollywood que nós não nos importamos. Se uma mulher não seria esquecida em um caso de pedofilia, nem Luc Besson ou qualquer outro homem poderia ser esquecido também.

Tradução livre do artigo da autora Starleen Rivera para o site NPOC.

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :