[LIVROS] Coisa de Menina: O livro infantil que empodera crianças (Resenha)

[LIVROS] Coisa de Menina: O livro infantil que empodera crianças (Resenha)

‘É menino ou menina?” É uma das frases mais escutadas por uma mulher grávida. Ao responder a este dilema, a mulher se encontra em uma nova etapa da gravidez: presentes para o bebê. Ao afirmar que “é uma menina”, a criança começa a receber uma enxurrada de panelinhas, fogãozinho, vassourinha e diversos brinquedos rosas. Essa ideia de “coisa de menina” é responsável por robotizar diversas crianças e também reproduzir uma série de preconceitos sobre o que uma criança gosta de fazer e sobre o que é ser mulher.

Sinopse Oficial de Coisa de Menina

O que é coisa de menina? Oras, isso é algo que toda menina (e todo menino) deveria saber muito bem. Afinal, é na infância que a gente percebe que não existe regra e que todo mundo pode tudo: tem menino que gosta de brincar de casinha, tem menina que gosta de construir foguete. Por que, então, temos que nos adaptar a certos padrões de comportamento? Por que ainda dizem por aí que certas coisas não são apropriadas para mulheres?
Este livro é para todos aqueles que acreditam na liberdade como a melhor escolha — e que têm certeza que meninas fizeram, fazem e farão muito mais.

Uma das primeiras coisas a serem perguntadas quando uma mulher anuncia que está gravida, é: qual o sexo da criança? Às vezes, esse questionamento chega antes de ser levado em conta qualquer dúvida sobre o processo de gravidez, ou mesmo como está a saúde daquela futura mãe. O que acontece não é nada surpreendente, visto que socialmente é considerado de suprema importância saber qual o sexo do bebê.

Enquanto as meninas recebem objetos e “brinquedos” que remetam a trabalhos domésticos e maternidade, o cenário para os meninos muda drasticamente. Garotos são incentivados a trabalhar sua força, a crerem que seu potencial é enorme e (dentre outras coisas) são ensinados o que é “coisa de menina” e o que é “coisa de menino”.

Coisa de Menina

Como resposta a tantos dilemas, a brasileira Pri Ferreira escreveu e ilustrou seu primeiro livro infantil, Coisa de menina, para dizer que meninas podem ser o que elas quiserem! O livro traz informações importantes sobre gênero e feminismo, mostrando que não existem cores masculinas ou femininas ou que não existem profissões “para homem” e profissões “para mulher”.

Coisa de Menina

Com 48 páginas ilustradas e indicado para crianças de 3 a 6 anos, Pri Ferreira comenta que “é recomentado ler para meninas e meninos, afinal queremos que mulheres cresçam acreditando em si e também queremos que os homens respeitem-nas.” O livro surgiu com uma iniciativa da própria autora da pergunta “o que é coisa de menina? ” Para responder à essa pergunta limitante, onde são atribuídos papeis sociais à mulheres e homens, o livro se propõe a apresentar uma diferente abordagem desta socialização que enquadra mulheres e designa “funções” para cada gênero.

Leia Também:
[LIVROS] Do que é feita uma garota: sobre adolescências conturbadas, descobertas sexuais e jornalismo musical
[LISTA] Literatura LGBT: 12 dicas de obras com temática LGBT
[LIVROS] 1977 Enfield: Conheça o mais famoso caso de Poltergeist! (Resenha)
[LIVROS] Em Águas Sombrias: O macabro destino de ser mulher (Resenha)

Coisa de Menina

Nas palavras da própria Pri, “a intenção do livro, é incentivar as meninas a serem exatamente o que elas querem ser.” Mostrar o mundo em cor de rosa para meninas não é errado, mas, limitá-las a apenas usar e se identificar com a cor rosa, não é saudável.  

É necessário incentivar meninas e mulheres a se inserirem em espaços majoritariamente masculinos, como por exemplo ramos ligados à ciência ou a própria literatura, (onde escritores homens possuem mais notoriedade do que escritoras) é dar um passo a um futuro que busque uma equidade de gênero.

Sobre a autora

Pri Ferreira tem 27 anos e é paulistana. Escreveu e ilustrou Coisa de menina, seu primeiro livro infantil. Acredita que o mundo pode ser um lugar melhor e está pronta para fazer a sua parte. O livro foi produzido através de um financiamento coletivo da catarse .

Coisa de Menina


Coisa de Menina

Coisa de Menina

Autora/Ilustradora: Pri Ferrari

Companhia das Letras / Companhia das Letrinhas

48 páginas

Onde comprar: Amazon

Este livro foi cedido pela editora para resenha.

Conheça as obras da Companhia das Letras: Site OficialFacebook  Compre aqui livros da editora

Escrito por:

27 Textos

Feminista e estudante de serviço social. Ama Star Wars e é viciada em gatos. Adora conversar sobre gênero e brinca de ser gamer nas horas vagas. Nunca superou o fim de The Smiths.
Veja todos os textos
Follow Me :