[LIVRO] Carta a Uma Paixão Simples: Em primeiro livro, autora fala de amor pela ótica da mulher negra e lésbica

[LIVRO] Carta a Uma Paixão Simples: Em primeiro livro, autora fala de amor pela ótica da mulher negra e lésbica

A jornalista Dara Bandeira, 26 anos, estreia no mercado editorial com o livro Carta a uma paixão simples, uma reunião de crônicas e correspondências que foi lançada no dia 12 de julho pela Macabéa Edições, selo do Grupo Multifoco criado para dar visibilidade à literatura feita por mulheres. O livro marca ainda o quinto ano da coluna “Mais amor, por favor” mantida pela autora no jornal O Fluminense.

Ao longo dos 21 textos, a jovem autora elabora discursos amorosos cheios de esperança, vê-se por vezes apaixonada de maneira platônica e também decreta – quando preciso – o fim do amor em relacionamentos tão fugazes quanto intensos. Marca da pós-modernidade, o Amor Líquido aparece através dos dilemas de uma geração imersa em relacionamentos virtuais e aparente apatia, dos quais a autora tenta driblar, celebrando o afeto e o contato.

Carta a Uma Paixão Simples
Sem perder-se em ideais românticos, Dara explora as várias fases do amor de maneira simples, colocando-se como porta voz de um sentimento celebrado por poetas e artistas, mas, no entanto, negligenciado nas relações cotidianas. Como reunião de pensamentos e experiências sobre o amor vividos por uma mulher negra e lésbica, “Carta a uma paixão simples” tem também como destinatário uma sociedade – e mercado editorial – em que essas vozes ainda são invisibilizadas.

“Ao escrever sobre afetos e vivências, percebo que outras pessoas se reconhecem ali, sentem também. Compartilhar esse conteúdo é também uma forma de fomentar os que são meus. E também uma forma de reafirmar que somos muitos, ímpares e que os afetos também são. A literatura produzida por mulheres negras está viva, pulsante. E essa é a minha versão da história. O outro lado.”

Livro: Carta a uma paixão simples
Autora: Dara Bandeira
Editora: Macabéa Edições (Grupo Multifoco)
Páginas: 78 páginas
Valor: R$32,00 COMPRAR
Categoria: Crônicas

“Julho é o mês da celebração da luta e da resistência da mulher negra. Marcadamente, o dia 25 representa o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Durante todo o mês, núcleos e coletivos articulam entre si campanhas de cultura, identidade e empoderamento dessas mulheres.” #JulhodasPretas

Escrito por:

282 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :