[LIVROS] Chic Profissional: Um guia simples e divertido para o mercado de trabalho moderno

[LIVROS] Chic Profissional: Um guia simples e divertido para o mercado de trabalho moderno

Para mulheres e homens que estão ingressando no mercado de trabalho ou subindo na carreira vale a pena conferir as 220 paginas onde Gloria Kalil, expert em moda e etiqueta, gentilmente empresta um pouco de sua experiência, compartilhando também casos inusitados de seus amigos e conhecidos do mundo dos negócios. O que a princípio parece ser apenas um guia de vestimenta para nossa vida profissional, toma proporções mais abrangentes do que simples peças de roupa.

Em Chic Profissional, Gloria Kalil aborda questões diversas e relevantes, como se relacionar com parceiros/colegas de outras nacionalidades, as diferenças culturais mais comuns no mundo dos negócios – que podem facilitar ou destruir um acordo – até questões mais delicadas como a etiqueta dos novos meios de comunicação – Whatsapp e Facebook – assim como sua relevância para nossa imagem profissional e os limites cada vez mais turvos entre vida privada e vida profissional no mundo digital.

Sinopse:

“Ao longo deste livro você vai encontrar uma porção de parênteses e barras indicando variação de gênero em artigos, pronomes, adjetivos, e substantivos. Na língua portuguesa, assim como em outras línguas neolatinas, é muito natural colocar gênero feminino sob a designação masculina. Como minha língua é minha pátria, vejo-me automaticamente oculta na minha cidadania pela designação masculina.

Esta distorção acontece tanto na vida privada, doméstica, como na pública, e isso inclui o mercado de trabalho, ocupado – no mundo todo – por 53% de mulheres que recebem 15% a menos que seus colegas do sexo masculino na mesma função. Tem graça?”

Chic Profissional

Conselhos objetivos sobre como elaborar um bom currículo e se comportar em uma entrevista de emprego, em seus primeiros dias em um novo trabalho e até mesmo em eventos corporativos também fazem parte do livro e dão o ponto de partida essencial para qualquer jovem diminuir um pouco a ansiedade e entrar mais confiante em qualquer escritório. 

Leia Mais:
[LIVROS] As Filhas Sem Nome: Xinran, testemunha da difícil vida das mulheres chinesas
[LIVROS] Cenas Londrinas: Virginia Woolf e a visão feminina de Londres (Resenha)
[ENTREVISTA] Gabriela Larocca: A relação entre o cinema de horror, questões de gênero e sexualidade

Quando finalmente aborda as roupas, assunto pelo qual se tronou famosa, Gloria é bastante direta e divide os ambientes de trabalho e seus respectivos códigos de vestir em 3 categorias: formal, pouco formal e, informal. Ela também oferece exemplos dos tipos de empresa que se enquadram nestas categorias e o que é, segundo ela, aceitável ou não de se usar em cada um destes ambientes.

No capitulo intitulado “Conversa mole e outras amolações” a autora aborda a questão do bullying/assédio moral e sexual no ambiente de trabalho em apenas 5 atitudes:

  1.  Nunca fique sozinha (o) perto da pessoa que está de marcação com você, seja lá para o que for.

  2. Peça para alguma/algum colega testemunhar as cenas de chacota ou pressão.

  3. Arrume provas concretas (fotos, postagens, gravações…)

  4. Não fique comentando e se lamentando com familiares ou amigos. Fale com quem pode resolver, ou seja, com a chefia ou com o pessoal do RH.

  5. Se a(o) engraçadinha(o) ou a(o) assediadora/assediador for a(o) próprio chefe, faça sua queixa na delegacia, sempre munida(o) de provas irrefutáveis. Se não as tiver mude de emprego.

Chic Profissional

OPINIÃO

A fala de Gloria sobre assuntos como assédio sexual é certamento uma novidade para o gênero, e desperta o potencial deste livro como uma ferramenta na luta para disseminar o feminismo, principalmente entre círculos de mulheres mais tradicionais, onde a influência da autora é mais relevante.

Infelizmente a fala de Gloria, em alguns momentos, parece se prender a conceitos nem tão modernos assim e entrega um discurso fraco em conceitos feministas, principalmente quanto à relação entre roupas/assédio sexual.

Por ser um assunto tão discutido atualmente e pontuado por casos cada vez mais ridículos de assédio e exigências por parte das empresas de como suas funcionárias devem se vestir, o conselho unanime de Glória em seu capítulo Guarda-roupa de Mulher ainda é o bom e velho “Cubra-se e tente não chamar a atenção masculina“, se isso acontecer a culpa é sua, troque de roupa, como acontece no exemplo citado por ela:

Maria Claudia Guimarães… conta que uma de suas jovens colaboradoras veio reclamar que os homens da empresa a olhavam de forma diferente, e ela não entendia por quê. “Tive que explicar que roupas emitem mensagens e que suas calças eram, na maior parte das vezes, justas demais, sem falar nas fendas laterais, que chamavam a atenção para suas pernas, sendo inevitável atrair olhares. Ela ficou muito admirada. Nunca havia pensado nisso.” Pois é bom que se pense, para não causar nem ter problemas com ninguém.

Apesar das tentativas da autora em absorver e exprimir as mudanças que influenciaram o mercado de trabalho moderno, Ainda lhe falta tato, ou talvez simples e pua intenção para que a mensagem “feminista” e “contemporânea” sobre a qual ela promove este livro seja coesa em todas as ideias nele apresentadas.

Independentemente disto, vale a leitura de qualquer jovem prestes a ingressar no mercado de trabalho, principalmente por seus conselhos bem colocados sobre etiqueta, e como se comportar nas mais diversas situações profissionais.

Num mundo onde a vida privada é cada vez mais informal, as novas gerações chegam despreparadas ao mercado de trabalho, onde precisam conviver com colegas e chefes de outras gerações. Sobre as roupas, bem… talvez o bom senso de Gloria não precise ser o de todas/todos nós. É um livro daqueles pra guardar, marcar páginas e voltar a ele quando a carreira nos surpreender com novos desafios.

“Diversidade é um exercício de civilidade… e de tolerância!” – pág. 170


Chic ProfissionalChic Profissional. Circulando e Trabalhando no Mundo Conectado

Autora: Gloria Kalil

Editora Paralela / Companhia das Letras

224 páginas

Este livro foi cedido pela editora para resenha

Onde comprar: Amazon

Conheça as obras da Companhia das Letras: Site Oficial – Facebook  Compre aqui livros da editora

 

Escrito por:

22 Textos

Estudante de Administração, cozinheira e confeiteira, que nas horas vagas ainda encontra um tempo pra se dedicar à escrita. Ama frio, livros de ficção, bons vinhos, bons restaurantes e filmes de época. Sonha em se tornar uma autora publicada e conhecer os quatro cantos do mundo.
Veja todos os textos
Follow Me :