[LIVROS] A História Secreta de Twin Peaks: Uma imersão nos mistérios que envolvem a cidade

[LIVROS] A História Secreta de Twin Peaks: Uma imersão nos mistérios que envolvem a cidade

2017 tem sido um grande ano para fãs da cultuada série Twin Peaks. A co-criação de David Lynch e Mark Frost voltou à televisão para uma nova temporada, 25 anos após o cancelamento da atração, e também foi parar nas prateleiras das livrarias mais uma vez, em formato de livros detalhando os eventos sobrenaturais da cidade norte-americana e seus protagonistas.

A tal história secreta de Twin Peaks é nos apresentada a partir de um memorando interno assinado por Gordon Cole para a agente especial T.P., que fica responsável pela análise de determinado dossiê sobre a cidade. Através de suas minuciosas observações nos cantos de cada página, avançamos na história da pequena Twin Peaks, suas origens no início do seculo 20 e como parte de seus mistérios estiveram envolvidos diretamente com a história dos Estados Unidos.

A agente especial T.P., também chamada de Arquivista, nos leva de volta ao caso Laura Palmer, cuja morte foi apenas o estopim para que uma ampla gama de acontecimentos misteriosos envolvendo mitologia indígena, desaparecimento de crianças no passado e uma maldição voltassem à tona. O dossiê que temos acesso é uma compilação de recortes de jornais, cartas, documentos e todo tipo de material recolhido pela Arquivista, na esperança de montar um quebra-cabeças sobre o que acontece na tão excêntrica Twin Peaks.

A História Secreta de Twin Peaks
A Companhia das Letras traz uma belíssima edição de luxo, com capa dura e título dourado.

Um dos pontos fortes de Twin Peaks sempre foi a representação feminina, isso é um fato. Mesmo a história centrando no assassinato de uma adolescente, que possuía um passado de traumas e abusos, e jogando na tela subtramas que envolvem violência contra a mulher em diversos momentos, Lynch e Frost apresentam uma gama de mulheres que possuem autonomia, iniciativa própria, passando longe do estereótipo de mocinhas e vítimas. Em A História Secreta de Twin Peaks, essa representação feminina ganha mais força com a misteriosa agente que estuda o dossiê, identificada apenas como T.P., sigla para Tamara – Tammy Preston. A personagem foi introduzida na série na terceira temporada (de uma forma bem diferente), trabalhando ao lado dos agentes Cole e Rosenfeld numa investigação que retorna o foco à pequena cidade de Twin Peaks.

“Avançando no tempo, é importante aprender a distinguir entre mistérios e segredos. Mistérios precedem a humanidade, estão à nossa volta e nos impelem a investigar, a descobrir e a nos maravilhar. Já os segredos são obra da humanidade, uma forma dissimulada e muitas vezes insidiosa de adquirir, manter ou impor o poder. Nunca confunda a busca pelos primeiros com a manipulação exercida pelo segundo.”

Desde o início da leitura, temos a noção de que fazemos parte daquela investigação e de que o dossiê foi entregue não só à agente T.P., mas aos leitores. É como se o próprio FBI confiasse em suas mãos para investigar um importante arquivo ultrassecreto. E, junto à personagem, analisamos cada trecho de cada documento, encaixando as peças e entendendo pouco a pouco o que está por trás das fantásticas e sobrenaturais experiências do Agente Cooper.

A História Secreta de Twin Peaks

Entretanto, um erro grave do livro é a disparidade entre algumas informações apresentadas no livro e originalmente na série. Ações e fatos de personagens muito bem conhecidos são distorcidos, o que parece estranho devido à autoria do livro ser de um dos criadores da série original. Personagens que tiveram papéis, mesmo que secundários, no seriado são dados como mortos – caso de Robert Jacoby, irmão do Dr. Jacoby, terapeuta de Laura Palmer; e também da mãe de Norma Jennings, a dona da cafeteria Double R, que participou de alguns episódios da segunda temporada.

Leia Também:
>> [SÉRIES] Twin Peaks, David Lynch e a exploração do corpo feminino

O romance tampouco nos fornece maiores respostas também, deixando a história no âmbito das teorias da conspiração, juntando mitos e acontecimentos reais da história norte-americana para construir uma narrativa que una o que conhecemos da excêntrica Twin Peaks com o que viemos a descobrir na nova temporada da série sobre os fenômenos que cercam a cidade.

A História Secreta de Twin Peaks

A História Secreta de Twin Peaks é um complemento à trama apresentada no seriado original, sendo uma ponte entre a segunda e a terceira temporada. Vale a leitura para os que já estão familiarizados com a trama de Lynch/Frost e não se deixam enganar por corujas.


A História Secreta de Twin PeaksA História Secreta de Twin Peaks

Autor: Mark Frost

Companhia das Letras

Este livro foi cedido pela editora para resenha

368 páginas; capa dura

Onde comprar: Amazon
Conheça as obras da Companhia das Letras: Site Oficial – Facebook  Compre aqui livros da editora

Escrito por:

5 Textos

Aspirante a jornalista, carioca e apaixonada por música. Quando não está rondando os sebos de vinis e cds do Centro do Rio, está lendo, falando e escrevendo sobre essa paixão. Queria largar tudo e viajar na TARDIS com o Doctor.
Veja todos os textos
Follow Me :