Fragmentos do Horror: conheça a bizarrice de Junji Ito!

Fragmentos do Horror: conheça a bizarrice de Junji Ito!

Alguns brasileiros já conhecem o mestre dos mangás de horror através de Uzumaki, que atualmente se encontra fora de catálogo (bem, você até acha na internet, mas o preço…). Para quem o não conhece, Fragmentos do Horror, lançamento da DarkSide, pode ser uma ótima porta de entrada!

Junji Ito tem dezenas de trabalhos de horror publicados no Japão e é figura famosa por lá. Fragmentos do Horror, obra mais recente do autor, reúne histórias curtas onde o sobrenatural, a bizarrice e o surreal se misturam em contos que causam desconforto, arrepios e nojo. Ou seja, tudo o que fãs de terror querem. Abaixo, conheçam um pouco sobre cada história do mangá, além de detalhes da edição. E tudo SEM SPOILERS!

Fragmentos do Horror

  • FUTON

Ao chegar em casa, uma garota descobre que o homem com quem mora está aterrorizado e não quer sair debaixo do cobertor. Ele diz que vê “monstros de todos os tipos” em todos os lugares.

Como o próprio autor diz no posfácio, este conto foi seu retorno ao terror após alguns anos distante do gênero. Não é a melhor história do mangá, mas nos dá uma bela/terrível ideia do que podemos esperar ao longo da leitura.

  • MONSTRO DE MADEIRA

Uma família (pai e filha) decidem abrir sua histórica mansão para visitação pública. Uma mulher então se apresenta como pesquisadora e pede para passar alguns dias na casa. A família aceita e então coisas MUITO estranhas começam a acontecer.

É o tipo de história que consagrou o autor. Você vai se pegar tendo vários momentos “WTF!”. Nada tem sentido. E tudo é bem nojento.

  • TOMIO • GOLA RULÊ VERMELHA

Tomio vai com a namorada até uma vidente. Depois disto, algo assustador acontece com ele e ele passa a usar uma gola rulê e segurar a própria cabeça, aterrorizado.

Uma história com vários momentos bizarros (sim, essa é a principal palavra para descrever qualquer conto da obra), com direito à bruxaria, cabeças decepadas e aparições inexplicáveis.

  • SUAVE ADEUS

E se pudéssemos nos despedir com calma de quem amamos, sem precisar lidar com o vazio deixado pela morte? Uma família descobriu um modo de fazer isso acontecer.

É a história mais ”certinha” da antologia, sem tantos elementos de gore. Uma reflexão sobre como lidamos com quem se vai. Um conto fantasmagórico.

  • DISSECAÇÃO-CHAN

Fragmentos do Horror

Quando criança, ela ganhou o apelido de Dissecação-Chan, pois vivia a dissecar pequenos animais com um bisturi. Depois de adulta, seu maior sonho é ser dissecada.

É a história que apresenta, visualmente, um dos momentos mais nojentos, de causar repulsa e arrepios mesmo, e talvez seja o ápice do estilo de Junji Ito nesta edição.

  • PÁSSARO NEGRO

Um homem fica perdido e machucado na floresta por vários dias, mas não morre porque é alimentado diariamente com carne crua trazida por uma gigante mulher-pássaro. E isto é só o começo desta história…

Vários elementos se misturam nesta história, na tentativa de explicar o que/por quê tudo aconteceu. É, provavelmente, a história mais fraca do livro. Mas mesmo assim, cumpre seu papel.

  • MAGAMI NANAKUSE

Uma garota tem a chance de conhecer sua escritora favorita, que faz obras sobre tiques e manias. No entanto, ao chegar na casa da escritora, nada é o que parece ser e tudo é uma sucessão de bizarrices sádicas.

Mais uma história que vai te deixar com aquela sensação de “como assim!?”, com cenas inexplicavelmente bizarras (eis a palavra novamente) e non sense – e claro, horripilantes – dão o tom.

Fragmentos do Horror

  • A MULHER QUE SUSSURRA

Mayumi, traumatizada desde a morte da mãe, não consegue mais tomar nenhuma atitude sozinha. Não consegue sequer sentar ou andar ou falar sem que alguém a ajude a tomar decisões. Várias pessoas já tentaram ajudá-la e falharam. Até que Mitsu chegou. No entanto, as motivações de Mitsu para continuar no trabalho são obscuras.

Apesar do começo um pouco intragável, em seu breve desenvolvimento se mostra como uma história exemplar do que ficou conhecido como horror oriental, principalmente no cinema.

Aspectos Físicos de Fragmentos do Horror

Este é com certeza o mangá mais luxuoso que você pode ter em sua coleção. Com capa dura e acabamento refinado, característica da DarkSide Books em qualquer lançamento, Fragmentos do Horror foi lançado com orientação de leitura oriental e conta com posfácio do autor. É um lançamento do novo selo da Editora: DarkSide Graphic Novel – Tokyo Terror. A capa, uma releitura da pintura “O Grito”, de Edvard Munch, dá pistas do que podemos encontrar nas páginas do mangá, pois nela se encontram vários fragmentos dos contos.

A edição enviada para divulgação é igualmente bizarra e estranha, como as obras do autor. Como podem ver pelas fotos, veio com um “olho” e chumaços de cabelo. Imaginem nossa surpresa desagradável ao abrir o pacote! Tivemos aquela sensação tão conhecida por fãs de terror: “que nojo! Adoramos isso!”

CONCLUSÃO

Fragmentos do Horror é para quem tem estômago e aprecia o gênero. Você vai encontrar coisas bem nojentas durante a leitura – sangue, espíritos, vísceras e coisas indescritíveis. Não duvidamos que as ilustrações podem causar desconforto em determinadas leitoras. Não é para qualquer pessoa.

Fragmentos do Horror
“Sou um maníaco do horror que prefere ficar em casa.” Junji Ito em entrevista (Reprodução)

Em todos os contos temos mulheres, sejam elas protagonistas ou antagonistas – e em um conto temos até um personagem trans. Não há uma violência determinada ao gênero, e um conto relata até um caso de relacionamento abusivo. O horror de Junji Ito chega a todos, independente de gênero. Já a leitura, aconselhamos somente às pessoas com muita coragem – e estômago.


Fragmentos do HorrorFragmentos do Horror

Junji Ito (Autor, Ilustrador)

224 páginas

DarkSide Books

Onde comprar: Amazon

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :