[EVENTO] 1º Circuito Catarinense de Quadrinhos: Encontro reúne artistas em Florianópolis com programação diversa

[EVENTO] 1º Circuito Catarinense de Quadrinhos: Encontro reúne artistas em Florianópolis com programação diversa

No último dia 5 de agosto, aconteceu em Florianópolis o 1º CCQ – Circuito Catarinense de Quadrinhos. Com uma organização super atenciosa, o encontro aconteceu no Museu da Escola Catarinense, um espaço que tem chamado diversos encontros desse porte e que os acomoda muito bem.

O evento durou apenas um dia, mas a programação foi ampla, com oficinas, palestras e mesas redondas, que começaram pela manhã e seguiram todo o tempo de evento, das 10h às 19h. Os cursos ministrados por Isadora Trevisan Locatelli e Alice Monstrinho estavam cheios, com oficinas de Mangá e Criação da Personagens, respectivamente. As palestras eram voltadas para a produção de quadrinhos e o mercado editorial, saciando a curiosidade dos(a) leitores(a) e dando boas dicas para quem quer entrar ou se estabilizar nesse mercado em ascensão.

Como não poderia faltar, também houve um espaço destinado aos artistas apresentarem seu trabalho, do qual fiz parte. Houve uma boa movimentação o dia inteiro, o que deu a oportunidade de conhecer gente do ramo e conversar com outros apaixonados pela 9ª arte. Não pude deixar de notar como os organizadores tiveram a preocupação de trazer variedade de trabalhos e autores, com um número bem equilibrado de produção feminina e masculina. Isso foi possível também pelo sistema de inscrição, que foi em parte através do sistema clássico de inscrições online, com avaliação de portfólio, e outra, com convites diretos a artistas locais, trazendo assim uma heterogeneidade planejada.

Em uma conversa com Bruno Flesch, um dos organizadores, ele pôde falar mais sobre a produção do evento e o que está por vir.

DN: De onde surgiu a ideia de fazer o Circuito Catarinense de Quadrinhos e quem foram os organizadores?

A ideia do evento não é de agora. Faz uns três ou quatro anos que estamos conversando sobre isso. Com o foco principal nos quadrinhos, queríamos fazer um espaço de valorização, divulgação e produção de HQs, além de fomentar o hábito da leitura. Os organizadores são: Bruno Flesch, Diogo Martins, José Mathias e Marco Berto.

DN: Vocês gostariam de fazer novas edições?

SIM!!! E já estamos trabalhando nisso.

DN: Nesse caso, pensam em mudanças no próximo Circuito?

Estamos absorvendo ainda o primeiro evento, escutando o público participante e vendo os nossos erros e acertos. Mudanças podem acontecer. Uma das primeiras é o local, porque como o próprio nome “Circuito” sugere, a ideia do evento é que seja itinerante, levando para outras cidades do estado, até em formatos diferentes.

DN: O que vocês acham do cenário nacional de quadrinhos?

Achamos que é incrível o que está acontecendo. Muitos quadrinistas fantásticos aparecendo no mercado, com trabalhos de qualidade e principalmente em variedade de gêneros. Isso é muito bom, eleva o nível dos artistas, melhora o mercado e consequentemente traz material de qualidade.

DN: Vocês gostariam de mandar uma mensagem para o pessoal que está começando agora e ainda tem receio de participar de eventos?

Não tenham medo, aproveitem as chances em suas cidades para visitar os eventos e ver como funcionam. Apresentem seus trabalhos ao público. Eles podem parecer ameaçadores, mas não mordem (pelo menos esperamos que não). E o mais importante, escutem as críticas para extrair o máximo que puder delas e sempre melhorar!

1º Circuito Catarinense de Quadrinhos

 Para continuar acompanhando notícias do CCQ, acesse sua página no Facebook e Instagram.

Escrito por:

28 Textos

Designer, ilustradora, professora, gateira, leitora compulsiva de quadrinhos, louca dos projetos pessoais – quando sobra tempo, dorme.
Veja todos os textos
Follow Me :