[FESTIVAL DO RIO] Mulheres levam os principais prêmios do Festival

[FESTIVAL DO RIO] Mulheres levam os principais prêmios do Festival

As mulheres levaram os principais prêmios do Festival do Rio desse ano. As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra, levou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri oficial e pelo Júri FIPRESCI, Prêmio Félix (Melhor Filme de temática LGBTQ), além de Melhor Fotografia e Melhor Atriz Coadjuvante para Marjorie Estiano, saindo da competição com 5 Troféus Redentor.

A veterana Lúcia Murat levou o Prêmio de Direção por Praça Paris, e a espetacular Grace Passô ganhou o Prêmio de Melhor Atuação pelo mesmo filme. Nos documentários não foi diferente: Piripkura, dirigido por Mariana Oliva, Renata Terra, Bruno Jorge, ganhou o Prêmio de Melhor Longa-metragem Documental; e Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva levaram o Prêmio de Direção por Slam: Voz de Levante

Veja abaixo a lista completa dos premiados:

PREMIÈRE BRASIL – FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO / LONGA E CURTA

JÚRI presidido por Antônio Saura e composto por Caio Gullane, Heloísa Passos, Leandra Leal e Paz Encina.

MELHOR LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO – As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra. produzido por Sara Silveira, Maria Ionescu, Clément Duboin e Frédéric Corvez

MELHOR LONGA-METRAGEM DE DOC – Piripkura, de Mariana Oliva, Renata Terra, Bruno Jorge. produzido por Mariana Oliva

MELHOR CURTA-METRAGEM – Borá, de Angelo Defanti. produzido por Sara Silveira, Bárbara Defanti e Cristina Alves

MENÇÃO HONROSA CURTA-METRAGEM – Roberta Gretchen Coppola, por Vaca Profana

MELHOR DIREÇÃO DE FICÇÃO – Lúcia Murat, por Praça Paris

Festival do Rio
Praça Paris, de Lúcia Murat.

MELHOR DIREÇÃO DE DOC – Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, por Slam: Voz de Levante

MELHOR ATRIZ – Grace Passô, por Praça Paris

MELHOR ATOR – Daniel de Oliveira, por Aos Teus Olhos e Murilo Benício por O Animal Cordial

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE – Marjorie Estiano, por As Boas Maneiras

MELHOR ATOR COADJUVANTE – Marco Rica, por Aos Teus Olhos

MELHOR FOTOGRAFIA – Rui Poças, por As Boas Maneiras

MELHOR MONTAGEM – Caroline Leone, por Alguma Coisa Assim

MELHOR ROTEIRO – Lucas Paraizo, por Aos Teus Olhos

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI – Slam: Voz de Levante

MOSTRA NOVOS RUMOS:

Júri composto por Allan Ribeiro, Bruna Linzmeyer e Bruno Safadi.

MELHOR FILME – A parte do mundo que me pertence, de Marcos Pimentel. Produzido por Luana Melgaço

MELHOR CURTA – Atrito, de Diego Lima

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI – Vende-se Esta Moto, de Marcus Faustini

VOTO POPULAR:

MELHOR LONGA FICÇÃO: Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor. Produzido por Carolina Jabor e Leonardo Monteiro de Barros.

MELHOR LONGA DOCUMENTÁRIO: Dedo na Ferida, de Silvio Tendler. Produzido por Silvio Tendler

MELHOR CURTA: Vaca Profana, de René Guerra. Produzido por Juliana Vicente

Festival do Rio
Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor.

PRÊMIO DA CRÍTICA FIPRESCI:

Júri composto por – Ana Rodrigues, Chico Fireman, Francisco Russo.

MELHOR FILME: As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra

PRÊMIO FELIX:

Júri composto por – Eduardo Graça, Isabel Penoni, João do Corujão.

MELHOR LONGA FICÇÃO: As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra. Produzido por Sara Silveira, Maria Ionescu, Clément Duboin e Frédéric Corvez

MELHOR LONGA DOC: Queercore: How to Punk a Revolution, de Yony Leyser. Produzido por Thomas Janze

MELHOR CURTA: Sandra Chamando, de João Cândido Zacharias. Produzido por Tatiana Leite

Festival do Rio
As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

MOSTRA GERAÇÃO:

Júri composto pela Professora Simone Monteiro, pela mestre em educação e gerente de cultura do departamento nacional do SESC, Maria Costa Rodrigues e pelo produtor e cineasta Cavi Borges.

O Júri destacou duas menções honrosas:

Historietas assombradas, o filme, de Vitor-Hugo Borges

Altas expectativas, de Pedro Antonio Paes e Álvaro Campos

MELHOR FILME: Sobre Rodas, de Mauro D’Addio. Produzido por Beatriz Carvalho


Confira abaixo todas as críticas que publicamos de alguns dos filmes exibidos no Festival do Rio 2017:
>> Roda Gigante: uma nota de pé de página na obra de Woody Allen
>> Verão 1993: luto e adaptação familiar na infância
>> A Festa: vaidades em perspectiva
>> The Florida Project: doçura e dureza num retrato social primoroso
>> Aos Teus Olhos: sobre o tribunal das redes sociais
>> Praça Paris: suspense sobre racismo e paranoia social
>> A Guerra dos Sexos: questões de gênero, sexualidade e direitos iguais

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :