Tina Bell: a mulher negra que ajudou a fundar o grunge

Tina Bell: a mulher negra que ajudou a fundar o grunge

Hoje iremos honrar o nome de Tina Bell, líder do Bam Bam, banda pioneira do grunge na década de 1980. Junto com o Bam Bam, Tina Bell gravou um dos primeiros álbuns do que viria a ser considerado grunge, ao lado de Matt Cameron, futuro baterista do Soundgarden, Temple of The Dog e Pearl Jam. A sua banda foi referência para nomes como Green River, Fartz e Accused.

Já falamos por aqui sobre as mulheres negras que foram fundamentais para a história do rock, mas foram esquecidas ou apagadas da história da música. Nomes como Sister Rosetta Tharpe, Big Mama Thornton e Lady Bo são peças importantes no quebra-cabeças das origens do rock, mas elas não são as únicas.

A banda Bam Bam foi fundada em Seattle em 1983 pelo guitarrista Tommy Martin. Além de Tina Bell nos vocais, a banda ainda contava com Matt Cameron na bateria e Scotty Buttocks no baixo. Tina foi uma das primeiras mulheres negras a liderar uma banda de punk/grunge e hard rock.

Em 1984 eles lançaram o EP “Villains (Also Wear White)”, produzido por Chris Hanzsek, considerado o primeiro álbum grunge de Seattle e um dos primeiros álbuns grunge da história (Fonte: Billboard Magazine Sept 17,2011). Eles gravaram o EP na Reciprocal Recording, estúdio que posteriormente ficaria famoso com a gravação do primeiro álbum do Nirvana, “Bleach” (1989), sob o selo da Sub Pop, a casa do rock alternativo nos anos 1990. Com ajuda de alguns alguns amigos eles também conseguiram produzir o videoclipe de “Ground Zero”, em uma época em que videoclipes não eram feitos com muita frequência.

Infelizmente existem poucos registros da banda ao vivo e o seu EP original é muito difícil de ser encontrado. Você pode ouvir alguns áudios da banda no site da Buttocks Productions, produtora de Scott Ledgerwood. Em 2010 algumas fitas de gravações originais do Bam Bam foram encontradas em um porão e novos lançamentos foram anunciados, mas nada apareceu. Recentemente foi anunciado o lançamento de um single novo na página da banda.

O som que o Bam Bam fazia na metade dos anos 1980 abriu espaço para bandas como o Nirvana e o Alice in Chains nos anos 1990. Inclusive, Kurt Cobain era roadie do The Melvins quando a banda abria os shows para o Bam Bam nos anos 80.

Tina Bell
A formação original do Bam Bam. Da esquerda para a direita Matt Cameron, Tommy Martin, Tina Bell e Scotty Buttocks. Foto: John “Hempfest Santa” Seth.

O Bam Bam chegou a tocar com bandas grandes no começo dos anos 1990 como o Faith No More, mas nunca conseguiu alcançar o merecido sucesso. Eles ficaram marcados como “A banda que deveria ter sido…”.

Ao lado de seu marido Tommy Martin, Tina Bell sofreu com o preconceito, racismo e machismo que impediram o sucesso de sua banda e o seu devido reconhecimento. Uma mulher negra liderando uma banda punk/hard rock não era algo muito comum na época. E ela sofreu resistência tanto da audiência quanto das gravadoras, que rejeitavam uma banda liderada por uma mulher negra.

LEIA TAMBÉM:
>> Especial Mulheres Negras no Rock
>> Ekena: “Nó” é renascimento e sororidade em forma de música
>> Aline Vieira: feminismo, música experimental e “faça-você-mesmo”

Tina Bell era até comparada erroneamente com Tina Turner, mesmo que o seu trabalho não tivesse nada a ver com o dela. Para a maioria das pessoas se você é uma mulher negra, só pode fazer uma coisa na vida e parece que punk/hard rock não entrava na lista limitada de possibilidades. Tentando se livrar dos rótulos de seu país de origem, a banda tentou a sorte na Europa excursionando por Londres, mas também não conseguiram estourar por lá.

Tina Bell
Imagem: Reprodução

Nascida Tina Marie Bell em Seattle, no dia 5 de fevereiro de 1957, ela veio de uma família grande. Em 1979 ela teve um filho com Tommy Martin, T.J. Martin, e se casou com o guitarrista. Seu filho viria a trabalhar com cinema e recebeu um Oscar em 2012, pelo seu documentário “Undefeated” (2011).

O nome “Bam Bam”, surgiu da mistura dos sobrenomes de Tina e Tommy, que formou a banda e a chamou para ser vocalista nos anos 1980. Ao longo dos anos o Bam Bam passou por várias formações, alguns ex-membros do grupo encontraram o sucesso depois que deixaram a banda, como o já citado Matt Cameron, que ficou no grupo entre 1983 e 1984. O Bam Bam acabou se separando em 1993, Tina e Tommy ficaram juntos por um tempo, até se separarem e Tommy seguir com sua carreira em outra banda.

Tina Bell morreu em 10 de outubro de 2012, aos 55 anos, sem receber o devido reconhecimento pelo seu trabalho.

O single “Ground Zero” é um dos poucos registros da banda

 Mais alguns previews dos singles do Bam Bam, de Tina Bell

Para saber mais, acesso os links a seguir: Tina BellBam Bam.

Fontes:

Texto postado originalmente em Sopa Alternativa.

Escrito por:

35 Textos

Formada em artes visuais e apaixonada por arte, música, livros e HQs. Atualmente pesquisa sobre mulheres negras no rock. Seu site é o Sopa Alternativa.
Veja todos os textos
Follow Me :