[CINEMA] Cora Coralina – Todas as vidas: Um retrato muito menos multifacetado do que o título sugere (crítica)

[CINEMA] Cora Coralina – Todas as vidas: Um retrato muito menos multifacetado do que o título sugere (crítica)

A história da literatura brasileira está repleta de mulheres que merecem ser celebradas, resgatadas e apresentadas a novos públicos. Notáveis escritoras que conseguiram edificar obras relevantes, apesar dos fortes ventos desagregadores do patriarcado. A poeta Cora Coralina, nascida Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, é certamente uma dessas figuras.

Se o documentário Cora Coralina – todas as vidas, dirigido por Renato Barbieri, tem o mérito de recuperar a trajetória e a lírica da autora, ele falha em construir a narrativa plural que o título sugere. Sua malograda tentativa de invenção mescla de forma bastante literal depoimentos de pesquisadores, amigos e familiares da escritora a imagens de arquivo, encenações curtas e declamações de poemas.

Os trechos de encenação, ainda que apresentem alguma beleza imagética, ficam muito aquém da força poética a que se propõem. Já as declamações, a maioria das quais em voz over ou em muitos e algo repetitivos planos médios de diferentes atrizes, todas encarando a câmera, vestidas de preto contra o fundo de mesma cor, apesar de corretas, carecem de vigor, à exceção de alguns momentos inspirados de Camila Márdila e Beth Goulart.

De fato, não raro as intérpretes cedem a uma leitura de compasso sempre idêntico que subestima o valor da pausa e da respiração, o que evidencia também um problema de direção. À Tereza Seiblitz é dado declamar movimentando-se por outros cenários em cenas mais dinâmicas, ainda que seu por vezes diáfano (e deslocado) figurino teime em distrair a atenção dos poemas.

Cora Coralina

O elemento mais interessante em jogo é a forma como o diretor escolhe trabalhar as imagens de arquivo, que surgem amiúde projetadas na conhecida Casa Velha da Ponte, em que viveu a autora, e que se transforma num personagem importante, deixando entrever as memórias que conserva entre suas paredes.

O principal problema do documentário, no entanto, não é sua linguagem truncada, mas o excessivo tom apologético e romântico a que ele se entrega. Por um lado, Cora Coralina parece estar próxima da canonização, tamanha a relutância da narrativa a evocar quaisquer contradições ou poréns em sua conduta e seu comportamento. Além disso, pouco se fala das influências ou da formação da autora, que parece ter nascido, pena em mãos, pronta para a poesia.

Ainda mais grave é a reiterada romantização das diversas opressões que subjugaram Cora ao longo de sua vida. Quando um entrevistado cita brevemente o fato de que o marido da escritora não permitia que ela publicasse literatura num jornal local, motivo pelo qual ela se dedicava a textos políticos ou ambientais, esse dado é completamente dispensado pela narrativa sem qualquer tentativa de aprofundamento.

Por outro lado, a situação financeira bastante vacilante da poeta, que a obrigava a vender doces mesmo idosa, é lida pelo viés do valor redentor do trabalho manual e como canal para a emergência da perspectiva das mulheres e dos homens do povo na obra poética – obra que Cora era obrigada a compor à noite, terminada sua jornada como doceira.

A forma como o filme decide ressaltar essa vivência, apontando o que ela eventualmente acrescentou à literatura da autora, nos leva a perguntar o quanto ela não teria roubado desta mesma literatura. Se Cora publicou pela primeira vez aos 75 anos, após uma vida inteira escrevendo diligentemente, isso se deve claramente à sua condição de mulher (e à sua falta de posses) e não a uma escolha consciente por uma existência supostamente pacata ou de comunhão com a natureza.

Leia também:
[SÉRIES]  A violência masculina é o grande segredo das mulheres em Big Little Lies
[CINEMA] Me Chame Pelo Seu Nome: O Primeiro Amor de Narciso (crítica)
[CINEMA] Judith Butler, as mulheres do cinema e porque não podemos ficar caladas

De fato, quando o filme apresenta uma carta de Drummond, em que o poeta consagrado destaca as qualidades literárias da então já idosa escritora a fim de legitimar suas poesias, ele perde pela última (e definitiva) vez a oportunidade de colocar em xeque as relações de poder no universo literário brasileiro.

Assim, Cora Coralina – todas as vidas parece se esquivar das questões verdadeiramente prementes, talvez porque falte ao documentário a coragem que sobra à personagem que tenta retratar, e cuja profundidade lhe escapa.

Cora Coralina – todas as vidas estreia dia 14 de dezembro nos cinemas.

Escrito por:

8 Textos

Formada em Cinema, doutora em Literatura Comparada, faz parte do coletivo de mulheres críticas de cinema Elviras e é uma das apresentadoras do vlog A Lente Escarlate. Em 2015, lançou Olhar o mar: Woody Allen e Philip Roth - a exigência da morte (editora Verve).
Veja todos os textos
Follow Me :