Protagonistas nos bastidores: mulheres na história dos games, ontem e hoje

Protagonistas nos bastidores: mulheres na história dos games, ontem e hoje

O Dia Internacional da Mulher é uma data histórica de luta, questionamento e crítica ao patriarcado e à forma como as mulheres são tratadas e representadas no mundo, mas também é um momento importante para enaltecer quem tem marcado a história em diversas áreas de atuação, principalmente aquelas que sempre foram consideradas território masculino.

O universo gamer, assim como outros setores do mercado de entretenimento, foi dominado por homens durante muito tempo. Apesar do cenário estar evoluindo, a maioria dos responsáveis por desenvolver jogos era formada por homens e, da mesma forma, os jogos produzidos eram destinados a um público consumidor composto majoritariamente por meninos. No entanto, lá na década de 80 algumas mulheres já lutavam por mais espaço e oportunidades e mandavam muito bem! Neste especial você confere algumas mulheres que mudaram a história dos games lá no início, quando tudo ainda era mato, criando jogos e até empresas de grande sucesso e servindo de inspiração para as mulheres gamers de hoje.

história dos games

Carol Shaw

Formada em Ciência da Computação pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, Carol Shaw é, apenas, a primeira mulher desenvolvedora de jogos do mundo. Contratada pela Atari em 1978, ela criou e programou o clássico jogo da velha 3D Tic-Tac-Toe para o Atari 2600. Em 1980 Shaw deixou a Atari e passou a trabalhar para a Activision, onde foi a programadora responsável pelo jogo River Raid (1982), seu trabalho de maior sucesso. Aliás, River Raid é um clássico de seu tempo tanto pelo recorde de vendas, com 1 milhão de cópias vendidas, como pela inovação: diferente de outros jogos de tiro da época, a aeronave controlada pelo jogador se movia verticalmente ao longo do rio, era possível controlar a sua velocidade e os alvos tinham comportamentos e movimentos aleatórios. Parece pouco hoje, mas em 1982 era um feito incrível, então devemos muito a Carol Shaw por mostrar ao mundo como fazer um jogo de sucesso.

história dos games

Dona Bailey

A carreira de Dona Bailey começou na General Motors, onde trabalhava como programadora e também onde se interessou por Space Invaders e pelo universo dos fliperamas. Para pôr os holofotes em sua direção, bastaria dizer que Bailey foi a única programadora de jogos trabalhando na Atari em 1980 após a saída de Carol Shaw, mas ela foi além e fez por merecer a atenção do mundo ao se tornar uma das criadoras de Centipede, um grande sucesso dos fliperamas lançado em 1981. O jogo que consistia em eliminar a centopeia e outros insetos, pontuando a cada round, foi aclamado pela crítica e pelos jogadores, mas também se tornou um marco por construir uma fã-base feminina muito significativa para a época. Dona Bailey deixou a Atari em 1982 e mais tarde se afastou do cenário devido ao machismo intenso na área, mas reapareceu em 2007 na Women in Games International Conference para compartilhar suas experiências enquanto programadora, e hoje é uma das maiores incentivadoras das mulheres na indústria de jogos eletrônicos.

história dos games

Anne Westfall

Além de programadora de jogos, Anne Westfall foi uma das fundadoras da Free Fall Associates, hoje conhecida por Free Fall Games, a primeira desenvolvedora independente a ser comprada pela Activision. Foi também a programadora responsável pelos clássicos e premiados Archon: The Light and the Dark (1983) e Archon II: Adept (1984). Além de inovador, por misturar conceitos e estratégias do jogo de xadrez com a ação de uma luta entre dois oponentes, Archon foi um dos 5 primeiros jogos publicados pela Eletronic Arts, que também publicou o segundo título. Anne Westfall fez a diferença fora da programação também, ao fazer parte do conselho administrativo da Game Developers Conference durante alguns anos.

história dos games

Roberta Wiliams

Ela é, basicamente, uma das mais importantes desenvolvedoras e designers de jogos da história. Uma das fundadoras da On-Line Sistemas (1980), que mais tarde veio a se tornar a Sierra. Roberta Williams é conhecida como a criadora e um dos maiores nomes do gênero aventura gráfica, que utiliza um gráfico ou imagem estática para criar um ambiente no qual a jogabilidade pode acontecer de diversas formas. Os maiores títulos de sua carreira são Mystery House (1980), o primeiro jogo de aventura gráfica, a série King’s Quest, lançada em 1984 e que inovou ao trazer um mundo imenso para ser explorado pelos jogadores, e Phantasmagoria (1995), o primeiro jogo de sua carreira desenvolvido com a tecnologia full-motion vídeo, uma grande inovação para a época. Além de tudo isso, Roberta Williams foi diversas vezes premiada, reconhecida ao longo de sua carreira como uma das pessoas mais influentes da indústria de games e tem mais de 30 títulos creditados em seu nome. É praticamente a dona da indústria toda…

história dos games

Brenda Laurel

Brenda Laurel já trabalhou na Atari, lá na década de 80, na área de pesquisa e estratégia de software e pode-se afirmar que pesquisa é seu sobrenome: ela é considerada pioneira e uma das vozes mais importantes na pesquisa e desenvolvimento de realidade virtual, marcada pelos estudos em teoria da interatividade, e também na inclusão e desenvolvimento de jogos para meninas. Inclusive, Brenda Laurel é co-fundadora da Purple Moon (1996), a primeira companhia norte-americana especializada em desenvolvimento de jogos para meninas entre 8 e 14 anos. Os jogos de sua desenvolvedora são mais focados em escolhas da vida real ou do dia-a-dia e menos na customização dos personagens, sempre pensando nas preferências de seu público alvo, formado por jovens meninas. A Purple Moon teve duas grandes séries de jogos, Rocket e Secret Path, sendo que esta última foi comprada pela Mattel em 1999. Além disso, Laurel também é consultora de grandes companhias, como a Sony e a Apple, é pesquisadora, professora em universidades norte-americanas, defensora da diversidade e inclusão de minorias em videogames… Talentosa e consciente, é um mulherão pra gente se orgulhar sempre.

história dos games

Jane Jensen

Jane Jensen é formada em Ciências da Computação pela Universidade de Anderson, nos Estados Unidos, e enquanto trabalhava nos Serviços de Criação da Sierra foi a designer responsável pelo clássico King’s Quest IV, em parceria com Roberta Williams, e por Gabriel Knight: Sins of the Fathers, seu primeiro jogo solo (1993). Além de duas sequências, The Beast Within: A Gabriel Knight Mystery (1995) e Gabriel Knight 3: Blood of the Sacred, Blood of the Damned (1999), Jane Jensen também escreveu dois romances baseados no primeiro jogo. Co-fundadora da Oberon Media, Jensen revolucionou e moldou a forma como a narrativa dos jogos de aventura era criada na década de 90, tornando jogos casuais mais interessantes e envolventes, com puzzles mais complexos e histórias mais sofisticadas. Também é uma das fundadoras da Pinkerton Road, estúdio responsável por Moebius: Empire Rising e Gabriel Knight 20th Anniversary Edition, ambos com sua assinatura na criação, design e roteiro.

história dos games

Amy Briggs

Ela foi game tester na finada Infocom e também a primeira criadora de um jogo de aventura em texto desenvolvido para meninas, o Plundered Hearts. Lançado para computadores em 1987, foi o único jogo dentro do gênero romance produzido pela desenvolvedora. Amy Briggs se formou em Letras com especialização em Literatura Inglesa, o que a levou a escrever também o roteiro do jogo e a criar seus personagens. Inclusive, ela fez questão de escolher uma personagem feminina para ser a protagonista, enquanto os demais personagens da desenvolvedora eram homens ou não tinham gênero definido. Mais tarde Briggs escreveu e editou também outros jogos, como Gamma Force in Pit of a Thousand Screams (1988), e participou da concepção da série Zork Zero (1988).

Leia também:
[GAMES] Assassin’s Creed Origins: A representação feminina no jogo
[GAMES] Senran Kagura vende a erotização feminina em forma de jogo
[GAMES] The Legend of Zelda – Majora’s Mask: A representação feminina e o que gostaríamos de ver

Estas são algumas mulheres que ficarão eternizadas na história da indústria de games porque deram o pontapé inicial no desenvolvimento de jogos, além de jogar luz na questão da representatividade feminina em um setor que, por tanto tempo, excluiu meninas e mulheres. Elas abriram portas para que muitas mulheres incríveis fizessem a diferença hoje, ocupando cargos de destaque não apenas desenvolvendo e programando, mas dirigindo e fundando grandes desenvolvedoras e publicadoras de jogos, escrevendo roteiros, compondo músicas, criando artes ou emprestando a voz para personagens e protagonistas femininas. E a atualidade do cenário gamer você confere na segunda parte do nosso especial! Até mais!

>> Leia aqui a Parte 2!

Escrito por:

66 Textos

No momento gamer casual. Em tempo integral Comunicadora, Relações Públicas e Pesquisadora. Freela como Produtora de Conteúdo, Redatora e Social Media. Pisciana e sonhadora, meio louca dos signos, meio louca dos gatos. Fã de tecnologia, games, e-sports, quadrinhos e outras nerdices legais!
Veja todos os textos
Follow Me :