[NOTÍCIA] “Estarão as Prisões Obsoletas?” | Novo livro de Angela Davis é publicado no Brasil

[NOTÍCIA] “Estarão as Prisões Obsoletas?” | Novo livro de Angela Davis é publicado no Brasil

Acaba de chegar às estantes brasileiras Estarão as Prisões Obsoletas?, novo livro da filósofa e ativista Angela Davis, uma das principais vozes do feminismo negro. A obra, originalmente publicada em 2003, traz um olhar crítico sobre o sistema carcerário norte-americano, mostrando reais alternativas de reabilitação.

Publicado pelo Selo Difel, o livro fala sobre o racismo explícito do sistema carcerário norte-americano, defendendo uma revisão para desmantelar estruturas racistas que perduram há décadas. Os Estados Unidos têm a maior população carcerária do mundo e, desde a década de 80, esse número aumenta exponencialmente. Uma das razões que Angela aponta é a privatização e a consequente promessa de lucros das penitenciárias que abrigam, em sua maior parte, minorias étnicas.

A filósofa argumenta que o aumento de prisões não diminui o número de crimes. “Durante minha carreira como ativista vi o número de presídios crescer com tanta rapidez que muitas pessoas de comunidades negras, latinas e nativo-americanas agora têm mais chances de ir para prisão do que conseguir uma educação decente”, relata.

Um trecho da obra que a editora disponibilizou diz: “O encarceramento, entretanto, acabou por se tornar a pena em si, fazendo surgir uma distinção entre o aprisionamento como punição e a detenção antes do julgamento ou até a aplicação da pena. O processo por meio do qual o encarceramento se tornou a maneira primária de punição imposta pelo Estado estava intimamente relacionado à ascensão do capitalismo e ao surgimento de um novo conjunto de condições ideológicas.”

Angela Davis
Angela Davis. Imagem: Reprodução

Angela Davis, nasceu em 1944, no Alabama, sul dos Estados Unidos, um dos estados com os maiores episódios de conflitos sociais dos anos 1960. Nessa mesma década deu-se o início do seu envolvimento com as principais lutas políticas do movimento negro e feminista como o Black Power e os Panteras Negras. Davis conheceu o movimento comunista alguns anos antes, quando, aos 14 anos, foi estudar em Nova York através de uma bolsa de estudos para estudantes negros sulistas.

Cursou Filosofia na Universidade Brandeis, nos Estados Unidos e se especializou em renomadas instituições como a Sorbonne, em Paris, França, e Universidade de Frankfurt, na Alemanha, onde foi aluna de Jean-Paul Sartre e Herbert Marcuse. Ao retornar ao seu país, ficou conhecida mundialmente após a campanha “Libertem Angela Davis”, movimento que mobilizou intelectuais e ativistas para libertar a filósofa acusada de sequestro e homicídio. Foi inocentada e, desde então, tornou-se ícone da luta pelos direitos civis.

Angela é professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e autora de importantes obras como “Mulheres, Raça e Classe”; “Mulheres, Cultura e Política” e “A Liberdade é Uma Luta Constante”.

  • FICHA TÉCNICA:
  • Título: Estarão as Prisões Obsoletas?
  • Autor: Angela Davis
  • Idioma: Português
  • Tradução: Mariana Vargas
  • Páginas: 144
  • Edição: 1ª.
  • Ano: 2018
  • Preço: R$ 34,90 – COMPRE AQUI!
  • Editora: Bertrand Brasil | Selo Difel | Grupo Editorial Record

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :