[NOTÍCIA] “O Caderno Negro” | Longa inspirado na obra de Camilo Castelo Branco estreia no Festival de Toronto 2018

[NOTÍCIA] “O Caderno Negro” | Longa inspirado na obra de Camilo Castelo Branco estreia no Festival de Toronto 2018

O longa-metragem O Caderno Negro, uma coprodução entre Portugal e França, integra a seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto 2018 (TIFF), que acontece na cidade canadense, entre 06 e 16 de setembro. O filme é livremente inspirado na obra “Livro Negro do Padre Dinis”, romance de Camilo Castelo Branco, escrito em 1855, e fará sua estreia competindo pelo prêmio principal.

O filme é dirigido por Valeria Sarmiento, um dos grandes nomes do cinema atual, reconhecida por seus trabalhos na França, Portugal e no Chile, onde fica Valparaíso, sua cidade de origem. A produção é assinada por ninguém menos que o veterano e premiado Paulo Branco (“Quatro Noites com Anna” e “Mistérios de Lisboa).

Ambientado nos últimos anos do século 18, O Caderno Negro é o relato das aventuras de um par formado por um órfão de origem misteriosa e pela sua jovem ama italiana, que viaja de Lisboa a Londres, de Roma a Paris, de Parma a Veneza, sempre seguidos por um sinistro calabrês e um perturbador cardeal. Eles nos fazem testemunhar fatos sociais e políticos ocorridos na Europa como as intrigas no Vaticano, uma paixão fatal, um duelo mortal, as brincadeiras na corte de Versalhes, as agitações da Revolução Francesa e a ascensão do general Bonaparte.

No elenco estão atores portugueses e franceses, entre eles Lou de Laâge (“Agnus Dei”), Stanislas Merhar (“A Sombra de Uma Mulher”), Niels Schneider (“Amores Imaginários”), Jenna Thiam (“Daydreams”). A direção de fotografia é de Acácio de Almeida.

O Caderno Negro também está em competição pela ‘Concha de Ouro’, no 66º. Festival de San Sebastián 2018, que acontecerá entre 21 e 29 de setembro na Espanha. É o primeiro filme português selecionado para esta premiação.

Confira o trailer:

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :