Outlander – 4ª temporada: Primeiras Impressões (contém spoilers)

Outlander – 4ª temporada: Primeiras Impressões (contém spoilers)

A quarta temporada de Outlander já se encaminha para sua metade, mas nós já temos um veredito desse início e queremos compartilhá-lo com vocês! Vem com a gente ver o que houve de melhor e pior até agora na produção do canal Starz.

O CASAL FRASER

Outlander

Jamie Fraser (Sam Heughan) e Claire Fraser (Caitriona Balfe) já formam nosso casal preferido de todos os tempos, a química entre os atores, a história de amor inabalável entre os personagens são só alguns dos ingredientes para confirmar tal fato. No entanto, na quarta temporada, esse relacionamento ganhou uma faceta ainda nova para a telespectadora: a maturidade.

Vê-los mais velhos, experientes e ainda assim muito apaixonados só renova a empatia que o público já tinha pelos dois! Sem contar que não é tão comum ver casais na TV sendo mostrados na fase mais avançada do casamento, em que, muitas vezes, a paixão e a impulsividade são substituídas pelo amor terno e a cautela.

Jamie e Claire agora podem não estar mais lutando contra as forças opressoras do governo inglês ou participando das politicagens da França, porém, possuem o enorme desafio de manter firme e forte o laço que os une e a família que formaram.

Leia também >> Outlander: 4ª temporada perde o seu brilho

REPRESENTATIVIDADE

Outlander

Um dos maiores receios em relação à quarta temporada de Outlander era em como iriam retratar dois importantes grupos: os escravos e os nativos americanos. É importante lembrar que a série é contada pela perspectiva de dois personagens brancos e, quase sempre, se encontram em posições socialmente privilegiadas.

Isso foi bem problematicamente retratado na terceira temporada, quando o casal principal se encontrava na Jamaica. Lá, além de não terem mostrado a cultura local de forma respeitosa, o único escravo que apareceu participou de um plot, no mínimo, duvidoso, no qual deveria ajudar Jamie e Claire em troca de sua liberdade. Mas, após esse desastre, na atual temporada aparentemente a série reencontrou o caminho das flores, e está apresentando os escravos de maneira muito digna, reservando até mesmo um episódio inteiramente dedicado a eles, tendo suas histórias contadas pelas suas próprias perspectivas.

O mesmo se vê com índios Cherokees que estão aparecendo nos últimos episódios: à primeira vista, deram a ideia de que representavam aquele velho clichê hollywoodiano, no qual os nativos são sempre os vilões violentos, atormentando a paz dos brancos. Felizmente, Outlander está fugindo dessa armadilha, montando uma trama interessante e que respeita a cultura desse povo.

CASAL MCBREE

Outlander

Se a quarta temporada tinha a missão de fazer com que a espectadora simpatizasse com o casal Brianna (Sophie Skelton) e Roger (Richard Renkin), essa empreitada já falhou bem antes de começar. E o problema não está na falta de química ou carisma, e sim nas atitudes, no mínimo, duvidosas do moço: colocar a namorada contra a parede porque ele queria que o relacionamento fosse conduzido do jeito DELE é uma faceta machista que não esperávamos do personagem, e que comprometeu de forma indelével a relação dos(a) espectadores(a) com ele. Depois desse balde de água fria, como torcer por um ship desses?

TCHAU, ESCÓCIA! OI, AMÉRICA

Outlander

Leia também:
>> [SÉRIE] Outlander: choque cultural, viagem no tempo e a força da mulher
>> [OPINIÃO] O protagonismo de Claire Beauchamp na busca da liberdade de ser
>> [DELIRIUM CAST] #02 Outlander: Da representação feminina aos problemas da obra

A mudança de cenário é uma grande novidade nesta temporada de Outlander. Dizemos adeus para a nossa amada Escócia, e falamos olá para os Estados Unidos do século XVIII. Ao mesmo tempo que a mudança foi positiva, pois deu uma certa dinamicidade à trama, trouxe personagens e possibilidades novas. Porém, não conseguimos nos esquecer da Escócia e sentir saudade das belas paisagens das Terras Altas. Mesmo assim, como já comentamos no início, presenciar a construção do primeiro lar Fraser é tão precioso e especial que está valendo a pena mudar de país.

CRAIGH NA DUN

Outlander

Finalmente Brianna viajará ao passado e encontrará seus pais, conhecerá Jamie, Jovem Ian, Murtagh, Marsali e Fergus. Para quem já leu os livros ou já sabia desse grande spoiler, certamente estava ansiosa para que esse momento chegasse!

A série, até o momento, tem construído essa trama muito devagar, colocando, paulatinamente, cada aspecto, episódio a episódio. Acreditamos que tal fato mudará a série para sempre e será importantíssima para o desenvolvimento dos personagens e suas relações.

Estamos muito curiosas para ver como Jamie e Bree vão se relacionar e como se darão as interações pai e filha. Sendo ela já uma mulher adulta e de outra época, como o senhor Fraser irá forjar sua situação de pai – e de certa forma autoridade – em relação a ela, e como Bree reagirá a tudo? Certamente um terreno fértil para conflitos e desentendimentos em Fraser’s Ridge.

 

Autora convidada: Clarissa Amariz é doutoranda em linguística aplicada, professora de inglês, escreve e grava podcasts no Universo Yin (inclusive, podcasts semanais sobre Outlander).

Escrito por:

1 Textos

Teacher de dia, podcaster/blogueira/seriadora de noite. Adora conversar sobre cultura pop, livros preferidos e música boa.
Veja todos os textos
Follow Me :