8 desenhos de Natal pra você assistir no esquenta! (parte 2)

8 desenhos de Natal pra você assistir no esquenta! (parte 2)

Entre clássicos e lançamentos, longas e curta-metragens, a temporada natalina ainda nos toca e é esperada anualmente. Os desenhos dessa lista trazem diferentes olhares sobre o Natal, seja em histórias mais tradicionais ou em tramas modernas e dinâmicas, o espírito natalino se faz presente em todas. Esperamos que as sugestões sejam úteis ao maior aproveitamento do Natal pelas leitoras, principalmente após o difícil ano que nós passamos tanto no Brasil quanto no mundo, e desde já lhes desejamos boas festas. Confiram a primeira parte do especial aqui. E aproveitem!

desenhos de Natal

Operação Presente (Arthur Christmas, 2011)

Filmes como “Meu Papai é Noel” trouxeram ao imaginário popular a concepção de que a figura do Papai Noel poderia realmente ser uma figura paterna, tendo filhos de verdade. E isso é seguido nessa animação britânica de 2011, em que um dos filhos do Papai Noel e o mais desastrado deles (a ovelha negra da família) precisa colocar a responsabilidade do gorro vermelho e entregar um presente em uma grande operação mundial. Diferentemente do que o apresentado em alguns desenhos, as questões pessoais como família e inadequação social são tratadas de forma mais direta e profunda através do protagonista Arthur. A saga de uma madrugada apresenta o crescimento do protagonista, bem como a mudança de visão dos demais habitantes do Pólo Norte de maneira rápida, porém contundente.

desenhos de Natal

Miraculous Ladybug – O Natal de Ladybug (2016)

O primeiro especial natalino do novo fenômeno da animação, Miraculous Ladybug, chegou como o episódio de estreia da segunda temporada. Enquanto Marinette arruma sua casa com seus pais e Adrien se prepara para o primeiro Natal sem sua mãe, uma confusão faz com que o próprio Papai Noel seja akumatizado e torne-se determinado a acabar com o Natal de Paris. A pequena trama traz elementos de “O Grinch”, bem como de clássicos filmes comemorativos que apresentam algum elemento musical, tudo isso em meio a conhecida trama de luta contra o mal em um episódio típica da série. Não é um dos melhores da lista, mas é uma opção prazerosa para uma sessão leve de fim de ano.

desenhos de Natal A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians, 2012)

Talvez um dos filmes natalinos mais interessantes e belos da história da animação recente, “A Origem dos Guardiões” humaniza aquelas conhecidas figuras mitológicas com as quais crescemos, tendo sido baseado na obra homônima de William Joyce. Aqui, Jack Frost – uma entidade que controla o clima – lidera uma empreitada contra o vilão Breu que deseja transformar os sonhos infantis em pesadelos, levando consigo a inocência pela qual as crianças são conhecidas. É curioso ver como as antigas lendas são projetadas em tela, sendo suas histórias unidas e convertidas em uma epopeia incrível que não economizou nos efeitos digitais para ser feita. Sua fama já é amplamente conhecida e garantimos que ela não é à toa, sendo esse filme uma das mais belas histórias já criadas e levadas em tela.

desenhos de Natal

BoJack Horseman Especial de Natal (BoJack Horseman Christmas Special, 2014)

O especial de Natal da aclamada série cujo protagonista é um cavalo, segue o DNA satírico e existencial presente na trama usual. Na situação trazida no episódio, especialmente na atual conjuntura de nosso país, é possível desde logo nos identificarmos com o inicial desânimo de BoJack mesmo na, culturalmente, feliz época natalina. As críticas – mesmo que aparentemente veladas –  que já são reconhecidas como traço narrativo do desenho, bem como as inadequações comuns a própria existência humana, não abandonam as personagens nem mesmo na época de festas, sendo essa apenas mais uma das infinitas semelhanças que o desenho possui com a vida real. Com certeza assistir o especial de Natal de BoJack vale a pena, visto que ele tanto apresenta as (conhecidas) críticas sociais quanto ainda consegue trazer uma verdadeira fonte de entretenimento.

Leia também:
>> [CULTURA] Projetos para conhecer e acompanhar em tempos de resistência
>> [EVENTO] PerifaCon: a Comic Con da periferia de São Paulo
>> [CCXP 2018] Presença feminina é cada vez maior na Comic Con Experience!
desenhos de Natal

A Aventura Congelante de Olaf (Olaf’s Frozen Adventure, 2017)

O mascote principal da releitura do conto “A Rainha do Gelo” feito pela Disney, “Frozen – Uma Aventura Congelante”, aparece em um curta metragem próprio, no qual vemos a primeira comemoração natalina de Arendelle após a abertura definitiva dos portões. Ao ver que a família real não possui tradições familiares de festas, Olaf parte em uma viagem pelo reino, a fim de reunir as melhores tradições e levá-las ao castelo. Talvez a melhor parte da animação, além do óbvio componente musical típico dos desenhos do estúdio, seja as diversas tradições que aparecem ao longo do curta, demonstrando uma verdadeira diversidade dentre o espírito de festas universal. É uma animação leve e sem grandes reviravoltas, mas é um entretenimento garantido na época natalina.

desenhos de Natal

Aconteceu no Natal do Mickey (Mickey’s Once Upon a Christmas, 1999)

Considerado um exemplar da “Velha Disney”, esse conjunto de pequenos contos é protagonizado pelos clássicos personagens do estúdio, como Mickey, Pateta, Minnie e etc. Todas as narrativas trazidas no filme, de pouco mais de 50 minutos de duração, trazem mensagens natalinas de verdadeiro questionamento moral e humano, sendo que as mesmas convergem em um único final que aumenta o sentimento de união e paz que permeia todo o desenho. Sempre é interessante ver tais personagens em situações distintas daquelas de seus desenhos usuais e o toque natalino do longa metragem permite uma noção ainda mais diferente de suas personas, ao mesmo tempo que acrescenta ao clima natalino da época para a qual foi feito.

desenhos de Natal

A Vida e Aventuras do Papai Noel (The Life & Adventures of Santa Claus, 2000)

Talvez o desenho mais desconhecido dessa lista, como o nome já sugere, trata de uma interpretação da origem do mito do Papai Noel. Assim como em “A Origem dos Guardiões”, há a presença de algumas antigas figuras mitológicas, aumentando ainda mais a perseverança da figura do Papai Noel como lenda absoluta. O interessante aqui é que vemos uma versão da origem da figura mitológica, mostrando-nos desde a sua infância até seu início como bom samaritano carpinteiro e eventual transformação em Papai Noel. Além do evidente fator histórico, o elemento de magia e sobrenaturalismo presente no desenho, principalmente através dos demais personagens lendários, torna o desenho uma amostra do brilhantismo dos desenhos antigos.

desenhos de Natal

Menção Honrosa: Tokyo Godfathers (2013)

Um clássico é um clássico e esse é o exato caso da animação japonesa “Tokyo Godfathers”, do estúdio Madhouse. A história de três marginalizados sem teto – uma mulher trans, uma colegial que fugiu de casa e um alcoólatra – toma um novo rumo ao encontrarem, na véspera de Natal, um bebê, a qual decidem batizar de Kyoko. De início, não parece ser uma história muito tradicional, e realmente não o é, mas é fato que a mensagem presente na animação é uma que necessita ser repassada anualmente à população. A metáfora entre a lenda bíblica da noite do nascimento de Jesus é clara, sendo uma verdadeira releitura moderna da narrativa religiosa, bem como tratando da luta diária de se alcançar aquilo tanto sonhado.

Escrito por:

102 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :