[DELIRIUM NEWS] A 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa nessa sexta (18)!

[DELIRIUM NEWS] A 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa nessa sexta (18)!

22ª Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário audiovisual brasileiro com vasta programação gratuita, entre os dias 18 e 26 de janeiro, e acontece na cidade histórica mineira que dá nome ao evento. Ao longo de nove dias, serão 108 filmes (28 longas, 2 médias e 78 curtas-metragens), em 49 sessões e 30 debates e encontros, além de performances artísticas, oficinas, lançamentos de livros e apresentações musicais. A equipe da Delirium Nerd estará cobrindo o evento e trará as principais informações aos leitores.

A abertura, na noite do dia 18, homenageia a atriz, dramaturga e diretora mineira Grace Passô. A cerimônia exibe, em estreia mundial, o média-metragem “Vaga Carne”, uma coprodução assinada pela Universo Produção, EntreFilmes e Grãos de Imagem, dirigida por Grace Passô e Ricardo Alves Jr.

Além de “Vaga Carne”, média-metragem dirigido por Grace em parceria com Ricardo Alves Jr, o público poderá conferir o trabalho da atriz nos filmes da Mostra Homenagem Temporada, de André Novais Oliveira, e “Elon não Acredita na Morte”, de Ricardo Alves Jr, e na performance teatral inédita “Grão da Imagem”, na qual Grace descreve cenas reais e cinematográficas, tentando fazê-las visíveis sem projetá-las no espaço.

Idealizada para ser a aliada do cinema brasileiro, a Mostra Tiradentes, em mais de duas décadas de existência, reafirma seu compromisso de apresentar ao público a diversidade da produção cinematográfica nacional contemporânea. Ao mesmo tempo, está consolidada como palco de encontros, discussões, formação e tendências do setor audiovisual no Brasil”, destaca a coordenadora geral e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

Leia também:
>> [CINEMA] Temporada: O tempo dentro de nós
>> [CINEMA] “O Ódio que Você Semeia” e a violência que afeta a todos
> [CINEMA] Grande Dame Guignol: sobre a violência que é envelhecer quando se é mulher

A partir do desejo de valorizar a presença física, tanto no interior de uma sala de cinema quanto no espaço público e também como projeção do futuro, a curadoria da Mostra, coordenada por Cleber Eduardo, definiu “Corpos Adiante” como temática desta edição. A curadoria buscou encontrar, tanto nas representações estéticas do audiovisual quanto nos acontecimentos recentes do noticiário brasileiro e mundial, as relações possíveis entre corpos que ocupam os espaços que o tempo contemporâneo lhes oferece e, muitas vezes, tenta lhes atribuir.

Antes do corpo no cinema, o corpo está em todo lugar, primeiro como matéria de carne, ossos, sangue, pele, cérebro e músculos, capacidades sensoriais, intelectuais e emocionais, aparência e superfície. Depois, vem o corpo como sujeito, agente, escolha existencial”, define Cleber. Ele tomou esses conceitos para chegar à arte como exaltadora do corpo – o que a Mostra vai reforçar em 2019, ao propor discutir as questões não apenas dentro do cinema e das imagens em movimento, mas também por meio de outras manifestações artísticas, como as artes visuais, o teatro e a performance.

Acompanhe a nossa cobertura e conheça toda a programação no site da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Fonte: ETC comunicação e Universo Produção.

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :