Steven Universe – 05×26: Together Alone (resenha)

Steven Universe – 05×26: Together Alone (resenha)

Na continuação do novo arco “Diamond Days” (ou Dias de Diamante, em tradução livre), Steven ainda está preso em Homeworld, com um desejo cada vez mais latente não apenas de se libertar, mas também de resolver de uma vez por todas a situação das Gems presas na Terra. Para isso, ele decide tentar se colocar no papel de Pink Diamond, para assim tentar atrair a atenção de White Diamond e fazer o seu caso sobre a Terra.

A tentativa é feita através de uma baile, já que é dito que era basicamente essa a função de Pink Diamond 3.000 anos atrás, antes de desaparecer. Como uma dica do que vai acontecer no episódio, o título Together Alone nos remete ao episódio nº 37 “Alone Together” em que Steven e Connie tornam-se Stevonnie pela primeira vez. Por que será, né?

Steven Universe

Leia também:
>> [DESENHO] Steven Universe – 05×25: Familiar (resenha)
>> [DESENHO] O Segredo Além do Jardim: Um sombrio ensaio sobre o medo
>> [SÉRIES] Titãs: Um novo caminho para o universo televisivo da DC Comics (sem spoilers)

O sonho de Steven, no inicio do episódio, nos dá algumas possíveis teorias não apenas sobre o geral de Homeworld, mas sobre Pérola. Quer dizer, uma Pérola. No passado, é mostrada uma Pérola com coques como estilo de cabelo, diferente do cabelo da nossa Pérola, mas muito parecido com a Pérola de White Diamond.

Foi sempre perceptível, inclusive nos flashbacks do início da temporada, que nossa Pérola não seguia a tendência monocromática das demais, mas nunca foi indicado o que isso poderia querer dizer. Talvez agora, já que veremos mais do passado de Pink Diamond, possamos descobrir que há mais em Pérola do que uma “simples” servente.

Ao longo de rápidos encontros com Yellow e Blue, conhecemos um pouco mais sobre o passado de Steven como Pink Diamond, bem como sobre a mítica figura de White. Esta última é, sempre que mencionada, pintada como difícil e temperamental, características que vão de encontro com as nossas especulações acerca da personagem desde sua (breve) primeira aparição.

O que chama a atenção de início, porém, é a relação das demais diamantes com Pink. É evidente que a diamante mais nova era vista com enorme carinho pelas demais, mas, durante o baile, nem isso foi o bastante para impedir que as Crystal Gems voltassem aos seus estados de Gems brutas.

Steven Universe

Mas isso é culpa dos conhecidos ideais retrógrados de Homeworld e não de Steven ou das demais Crystal Gems, correto? Bem, após se preparar para o baile da melhor forma possível, com a ajuda de Blue Diamond, Steven foi pego de surpresa com a notícia de que White não iria comparecer por “ter assuntos mais importantes” e de que a sua Pérola havia sido designada para fazer papel de guarda. A decisão de dançar com Connie, pela tentativa da amiga de animá-lo, não pode ser condenada apesar de ter gerado o que gerou.

Sabe, o modo como as Crystal Gems mais tarde lidaram com a situação foi sim, um choque, mas não é isso o esperado? Um grupo que se criou e firmou como forma de combate às determinações impositivas da ditadura diamante não poderia permitir que uma fusão – mesmo que acidental – fosse punida sem luta. Foi mais um episódio de Steven Universe em que, apesar das adversidades, as diferenças foram celebradas pelo grupo, mas, é claro, o fim dado às Crystal Gems em razão da “revolta” foi difícil de se ver.

Steven Universe

Agora, com metade do grupo transformado em Gems brutas e outra metade presa, o futuro – principalmente a curto prazo – se tornou infinitamente incerto. Não sabemos como Steven poderá sair dessa situação, apesar da promo do próximo episódio ter indicado que algo irá acontecer mesmo que na prisão (e talvez em um sentido mais espiritual do que físico), mas as perspectivas não são boas.

Talvez, como aconteceu em meio à batalha no episódio nº 23, “Reunited“, Steven consiga acessar os pensamentos das Diamonds mesmo que preso e a certa distância. Mesmo assim, sabendo que a “manda-chuva” é White Diamond, nos perguntamos se seria possível que Steven se conectasse com White apesar de um único e breve encontro. E, mesmo se conseguisse, ela sequer escutaria?

Steven Universe

Agora, o caso de Steven não é apenas convencê-la a consertar as Gems defeituosas que ainda estão na Terra, mas reconquistar sua confiança como Diamond, afinal, ele se fundiu com Connie na frente da corte e da pérola de White. É difícil imaginar que White Diamond não veja Steven/Pink, agora, sem um pingo de desconfiança, mas nos resta descobrir se isso irá prejudicar apenas a questão da Terra ou a própria existência de Steven.

No Brasil, os novos episódios de Steven Universe são exibidos semanalmente às segundas-feiras e às 21h, no Cartoon Network e estamos realizando uma análise semanal de cada episódio.

Escrito por:

102 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :