[ENTREVISTA] Junia Torres e Isabel Casimira falam sobre “A RAINHA NZINGA CHEGOU”

[ENTREVISTA] Junia Torres e Isabel Casimira falam sobre “A RAINHA NZINGA CHEGOU”

As diretoras Junia Torres e Isabel Casimira Gasparino falam a partir do filme “A RAINHA NZINGA CHEGOU” exibido na Mostra Aurora da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Com um material que atravessa cerca de 16 anos e diferentes formatos em que foi gravado, o filme não se trata de um mero registro interno sobre os diversos elementos que compõem os Reinados da Congada. Trata-se também de um documento de preservação da historicidade e uma investigação acerca de rastros de uma memória coletiva da identidade afro-diaspórica brasileira.

Ficha Técnica:

Direção: Junia Torres e Isabel Casimira Gasparino

Sinopse: Já em sua terceira geração de rainhas, o atual reinado feminino Treze de Maio, comandado por Isabel Casimira é apenas um reflexo dos diversos territórios de Minas Gerais que iniciaram sua expansão hierárquica através da dominação da rainha Nzinga, uma figura importante na resistência contra o domínio português na África no século XVII.

>> Confira aqui mais sobre a 22ª Mostra de Tiradentes!

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :