[DESENHOS] Steven Universe – 05×27: Escapism (resenha)

[DESENHOS] Steven Universe – 05×27: Escapism (resenha)

O episódio de Steven Universe dessa semana começa diretamente de onde o anterior nos deixou. Em “Escapism” (Escapismo, em tradução), as Crystal Gems que foram até Homeworld ainda estão em seus estados brutos e Steven e Connie ainda estão presos. Apesar de suas tentativas de fuga, e de salvamento do restante das Crystal Gems, ambas as crianças permanecem enjauladas, sendo necessário recorrer a algo mais do que força bruta para se libertarem.

Confessamos que, com tantos acontecimentos desde a chegada à Homeworld e da revelação do passado de Rose Quartz como Pink Diamond, havíamos nos esquecido de alguns poderes de Steven. Sua habilidade psíquica continua firme e forte, como foi mostrado no episódio, superando até mesmo nossas percepções acerca de seu poder mental, visto que conseguiu alcançar o Planeta Terra e, por falta de expressão melhor, “possuir” um Steven-melancia para se comunicar.

Steven Universe

Em relação ao núcleo Gems-Diamantes, o episódio não nos mostrou muito. Os animadores escolheram nos apresentar a evolução da sociedade de pessoas melancia criadas há algumas temporadas, agora atuantes em uma civilização aparentemente funcional. É interessante ver como a oportunidade de demonstrar a existência de diferentes formas de vida, bem como de sociedades e modos de vida, continua a ser pontuada e, de certa forma, celebrada pelo desenho. A atenção dada pela equipe de Steven Universe a esta crítica tão sútil, mas, ao mesmo tempo, tão importante, só demostra a importância e o significado do desenho.

Apesar de não ser muito aprofundada durante os poucos minutos de episódio, o crescimento das pessoas-melancia, tanto a nível social quanto mental, é notável. Além de, é claro, uma curiosa oposição a sociedade em foco nesse arco: Homeworld, construída majoritariamente sobre opressividade. A figura do líder existe em ambas, mas no caso da Sociedade-melancia ela aparenta ser uma questão voluntária e não obrigacional.

Steven Universe

Leia também:
>> [DESENHO] Daria: Crítica social em forma de sátira adolescente
>> [DESENHOS] O Último Unicórnio: Uma pérola esquecida dos anos 80
>> [DESENHO] Hilda: Uma lição valiosa sobre adaptação e mudança para todas as idades!

Retornando à Steven, a ajuda foi pedida. Em sua empreitada mental, ele conseguiu alcançar a Terra e, após a resolução de alguns problemas de um jeito tipicamente Steven, pedir ajuda efetiva da rede de apoio que permaneceu no planeta. Ao final, a mensagem é recebida, restando a espera às Crystal Gems.

Não foi um episódio com muitas revelações, ou mesmo pequenas dicas como os anteriores, servindo para nos deixar ansiosas pelo que se aproxima. O Cartoon Network Brasil escolheu não passar o especial de uma hora “Change Your Mind” essa semana, tornando a espera ainda mais difícil. Mesmo assim, as possibilidades que a ajuda das demais Crystal Gems nos trazem – bem como dos poderes de Steven – parecem ser impressionantes e dignas de mais ansiedade. Como disse o próprio Steve, vamos ver o que acontece.

No Brasil, os novos episódios de Steven Universe são exibidos semanalmente às segundas-feiras e às 21h, no Cartoon Network e estamos realizando uma análise semanal de cada episódio.

Escrito por:

102 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :