O Segundo Sexo: 20 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo

O Segundo Sexo: 20 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo

Ninguém nasce mulher, torna-se mulher“. A famosa frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir, que encontra-se no segundo volume de seu livro O Segundo Sexo – A Experiência Vivida, foi a inspiração para a criação dessa lista cinematográfica.  

Reunimos filmes, de várias épocas distintas, que falam sobre “o segundo sexo” ou como a condição feminina é retratada como “o outro sexo” ao redor do mundo. E nada melhor do que o cinema como instrumento para a representação das vivências de mulheres através de países, culturas e etnias diferentes. 

Para você que pretende conhecer mais filmes que reflitam sobre questões de gênero ao redor do mundo, essa lista é feita para você! 

Leia também:

>> 16 Filmes para pensar em questões de gênero (1ª parte)

>> 17 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo (3ª parte)

Mulheres da Noite (1948)

Mulheres da Noite (1948) - filmes para pensar em questões de gênero

Ambientado no Japão pós-guerra, tomado por destruição e desespero, Mulheres da Noite conta a história de Fusako Owada, que reside na casa do cunhado enquanto espera o esposo voltar do campo de batalha. Ao descobrir que seu marido não voltará, Fusako reencontra sua irmã Natsuko e ambas são vítimas da ruína física e emocional causada por doenças, alcoolismo e prostituição.

Diretor: Kenji Mizoguchi

A Deusa (1934)

A Deusa (1934) - filmes para pensar em questões de gênero

Prostituta de noite, mãe devota de dia, uma mulher luta para conseguir uma boa educação do seu filho em meio à criminalidade e injustiça social na China.

Diretor: Yonggang Wu

Amor Por Direito (2015)

Amor Por Direito (2015)

A policial de New Jersey Laurel Hester e a mecânica Stacie Andree estão em um relacionamento sério. O mundo delas desmorona quando Laurel é diagnosticada com uma doença terminal. Como sinal de amor, ela quer que Stacie receba os benefícios da pensão da polícia após a sua morte, só que as autoridades se recusam a reconhecer a relação homoafetiva. Baseado em uma história real. 

Diretor: Peter Sollett

Thelma & Louise (1991)

Thelma & Louise (1991) - filmes para pensar em questões de gênero

Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas, uma garçonete quarentona (Susan Sarandon) e uma jovem dona-de-casa (Geena Davis) resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia. 

Diretor: Ridley Scott

Leia também >> Thelma & Louise: em quem as mulheres realmente podem confiar?

Diário de uma Garota Perdida (1929)

Diário de uma Garota Perdida (1929) - filmes para pensar em questões de gênero

A jovem Thymian (Louise Brooks) busca descobrir as origens da morte de sua empregada, Elisabeth, e encontra consolo em Meinert, um rapaz oportunista que a engravida. Thymian se recusa a casar-se com ele e sua família decide enviá-la para um reformatório.

Diretor: G.W. Pabst

Leia também >> Diário de Uma Garota Perdida: a condição feminina sem tabu no cinema dos anos 20

Elena (2012)

Elena (2012)

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e Petra, sua irmã mais nova. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas algumas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, um diário, cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. 

Diretora: Petra Costa

Leia também >> “Elena” e a lembrança inconsolável da perda

Persona (1966)

Persona (1966) - filmes para pensar em questões de gênero

Alma (Bibi Andersson) é uma enfermeira que deve cuidar de Elisabeth Vogler (Liv Ullmann), uma atriz que está com a saúde muito boa mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma conversa com Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo, Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth. 

Diretor: Ingmar Bergman

Histeria (2011)

Histeria (2011)

A história do primeiro vibrador. A trama se passa na Londres vitoriana, quando dois médicos (Dancy e Jonathan Pryce) se juntam para tratar de histeria – condição que, na época, se associava à irritabilidade das mulheres. Inicialmente o personagem Pryce “alivia” as suas pacientes manualmente, mas o parceiro inventa um aparato elétrico que pode revolucionar o tratamento desse mal. 

Diretora: Tanya Wexler

Leia também >> De Agnès Varda a Patty Jenkins: os melhores filmes dos últimos 20 anos dirigidos por mulheres

Daisy Diamond (2007)

Daisy Diamond (2007)

Uma história dramática sobre Anna que sonha apenas com uma coisa: vencer como atriz e, ao mesmo tempo, cuidar sozinha da filha de poucos meses. 

Diretor: Simon Staho

Osama (2003)

Osama (2003) - filmes para pensar em questões de gênero

Em pleno regime Talibã no Afeganistão uma menina é obrigada a cortar o cabelo e se vestir como se fosse um menino para ajudar sua família, que é composta apenas de mulheres. A farsa é descoberta na escola, quando percebem que ela está sangrando por entre as pernas.

Diretor: Siddiq Barmak

Boneca Inflável (2009)

Boneca Inflável (2009) - filmes para pensar em questões de gênero

Nozomi, é o brinquedo sexual e “companheira” de um garçom de lanchonete solitário, que conversa e cuida da boneca como se fosse uma namorada, com direito a banho de xampu de luxo e passeios noturnos no parque. Em troca, a boneca cumpre a função para a qual foi fabricada, servir como substituta para suprir os desejos sexuais de seu dono. À medida que vai tomando consciência de que está viva e aproveitando a ausência do patrão até a noite, a bela de plástico lança-se em caminhadas exploratórias pelo bairro, descobrindo pessoas e uma existência que jamais imaginou. 

Diretor: Hirokazu Koreeda

Os Anos de Chumbo (1981)

Os Anos de Chumbo (1981)

Julianne e Marianne, filhas de um pastor protestante, se afastam da austeridade religiosa de seus pais e tentam mudar a sociedade. Cada uma escolhe sua maneira: enquanto Juliane torna-se uma jornalista engajada, sua irmã faz parte de uma organização terrorista. Quando Marianne é presa pelas autoridades, Juliane se torna seu único vínculo com o mundo exterior. 

Diretora: Margarethe von Trotta

E Agora, Aonde Vamos? (2011)

E Agora, Aonde Vamos? (2011)

Numa vila do Líbano isolada por minas terrestres, mulheres muçulmanas e cristãs se unem para proteger suas famílias da violência e do sofrimento. Elas inventam todo tipo de estratégia para impedir que seus maridos se enfrentem e gerem mais mortos num lugar marcado pela guerra. Para distrair os homens, elas vão desafiar tabus. Mas quando uma morte trágica acontece, elas serão obrigadas a adotar uma tática bem mais radical. 

Diretora: Nadine Labaki

Fogo de Palha (1972)

Fogo de Palha (1972)

Elisabeth decide pedir o divórcio e começar uma vida nova como uma mulher completamente independente. Na busca de sua emancipação, ela tem de enfrentar uma verdadeira batalha contra a lógica da sociedade patriarcal, cujo reflexo está presente em todos os lugares, inclusive dentro de si mesma. 

Diretora: Margarethe von Trotta

O Dia Em que Me Tornei Mulher (2000)

O Dia Em que Me Tornei Mulher (2000) - filmes para pensar em questões de gênero

Três gerações de mulheres. Todas em confronto com o pecado. A primeira delas é Hava, uma menina de nove anos. No dia do seu aniversário, a mãe a proíbe de sair de casa, pois está se tornando mulher. A segunda é uma garota vive para sua bicicleta e está participando de uma corrida feminina, mas, durante todo o tempo é perseguida por seus familiares que não aceitam que ela seja uma esportista. Num aeroporto, uma senhora de cadeira de rodas se aventura comprando tudo aquilo que nunca pôde ter na vida. Pede que tudo seja entregue numa praia, que será seu lar ideal e sua última casa. 

Diretora: Marzieh Makhmalbaf

Leia também >> O cinema do oriente médio e a revolução silenciosa das mulheres

Jeanne Dielman (1975)

Jeanne Dielman (1975) - filmes para pensar em questões de gênero

Considerado como a obra-prima da diretora Chantal Akerman, Jeanne Dielman é uma jovem viúva que vive com seu filho Sylvain seguindo uma ordem imutável: à tarde, enquanto seu filho está na escola, ela cuida do apartamento e recebe os clientes. 

Livre (2014)

Livre (2014)

Depois de anos de comportamento inconsequente, o vício em heroína e a destruição de seu casamento, Strayed decide mudar. Assombrada pela lembrança de sua mãe e sem nenhuma experiência, ela sai para trilhar os milhares de quilômetros do Pacific Crest Trail totalmente sozinha. 

Diretor: Jean-Marc Vallée

Cléo das 5 às 7 (1962)

Cléo das 5 às 7 (1962)

Agnès Varda, uma visionária da “new wave” francesa, capturou a atmosfera de Paris dos anos 60, mostrando os questionamentos de uma mulher solteira enquanto espera o resultado de uma biopsia. Uma crônica de duas horas cruciais na vida de uma mulher. 

Leia também >> A amizade feminina vista pelo cinema de Agnès Varda e Claudia Weill

Elegia de Osaka (1936)

Elegia de Osaka (1936) - filmes para pensar em questões de gênero

Telefonista tenta resistir ao assédio do dono da companhia farmacêutica na qual trabalha porque seu amor pertence a outro homem na mesma empresa. Mas dívidas na família a levam a enfrentar o que não queria. 

Diretor: Kenji Mizoguchi

A Garota da Fábrica de Fósforos (1990)

A Garota da Fábrica de Fósforos (1990) - filmes para pensar em questões de gênero e classe

Uma jovem supervisora de embalagens de fósforo tem sua monótona vida modificada por um homem bem vestido que a convida para dançar e ir ao seu apartamento. 

Diretor: Aki Kaurismäki

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :