O Segundo Sexo: 17 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo

O Segundo Sexo: 17 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo

Ninguém nasce mulher, torna-se mulher“. A famosa frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir, que encontra-se no segundo volume de seu livro O Segundo Sexo – A Experiência Vivida, foi a inspiração para a criação dessa lista cinematográfica.

Reunimos filmes de várias épocas distintas que falam sobre “o segundo sexo” ou como a condição feminina é retratada como “o outro sexo” ao redor do mundo. E nada melhor do que o cinema como instrumento para a representação das vivências de mulheres através de países, culturas e etnias diferentes. 

Para você que pretende conhecer mais filmes que reflitam sobre questões de gênero ao redor do mundo, essa lista é feita para você! 

Leia também:

>> 16 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo (1ª parte)

>> 20 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo (2ª parte)

Flor do Deserto (2009)

Flor do Deserto (2009) - filmes para pensar sobre questões de gênero
Flor do Deserto (2009) retrata questões de gênero.

Sinopse: Waris Dirie nasceu em uma família de criadores de gado nômades, na Somália. Aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado, ela atravessou o deserto por dias até chegar em Mogadishu, capital do país. Seus parentes a enviaram para Londres, onde trabalhou como empregada na embaixada da Somália. Ela passa toda a adolescência sem ser alfabetizada. Quando vê a chance de retornar ao país, ela descobre que é ilegal da Somália e não tem mais para onde ir. Com a ajuda de Marylin, uma descontraída vendedora, Waris consegue um abrigo. Ela passa a trabalhar em um restaurante fast food, onde é descoberta por um famoso fotógrafo. Através da ambiciosa Lucinda, sua agente, Waris torna-se modelo. Só que, apesar da vida de sucesso, ela ainda sofre com as lembranças de um segredo de infância.

Direção: Sherry Horman

As Virgens Suicidas (1999)

As Virgens Suicidas (1999) - filmes para pensar sobre questões de gênero

Sinopse: Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O Sr. Lisbon  é um professor de matemática e sua esposa é uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília, de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de seus pais.

Direção: Sofia Coppola

A Excêntrica Família de Antonia (1995)

A Excêntrica Família de Antonia (1995) - filmes para pensar sobre questões de gênero
A Excêntrica Família de Antonia é um filme pouco conhecido que aborda questões de gênero.

Sinopse: O filme conta a história de uma encantadora geração de mulheres. Comandada por Antonia, a saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Nesse universo conhecemos curiosos personagens, como o filósofo pessimista, a neta superdotada, a filha lésbica, a avó “louca”, o padre herege, a amiga que adora procriar, a vizinha que sofre abusos sexuais e os muitos amigos que são acolhidos por sua generosidade.

Direção: Marleen Gorris

Violette (2013)

Violette (2013)

Sinopse: No início dos anos XX, a escritora Violette Leduc encontra a filósofa Simone de Beauvoir. Nasce entre as duas uma intensa amizade que dura toda a vida, ao mesmo tempo que Simone encoraja Violette a escrever mais, expondo as suas dúvidas e medos, abordando todos os detalhes da intimidade feminina.

Direção: Martin Provost

Rosa Luxemburgo (1986)

Rosa Luxemburgo (1986) - filmes para pensar sobre questões de gênero

Sinopse: Conta a história da militante, oradora e teórica marxista Rosa Luxemburgo (1871-1919), eminente representante do pensamento e da ação social-democrata na Europa. Ao lado de Karl Liebknecht e outros colegas, ela tentou arduamente impedir a 1ª Guerra Mundial, que explodiu em 1914 e terminou em 1918.

Direção: Margarethe von Trotta

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (2007)

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (2007) - filmes para pensar sobre questões de gênero

Sinopse: Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia e Gabita dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe, chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.

Direção: Cristian Mungiu

As Horas (2002)

As Horas (2002) - filmes para pensar sobre questões de gênero
A obra inspirada em Virginia Woolf retrata questões de gênero.

Sinopse: Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro Mrs. Dalloway. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e ideias de suicídio. Em 1949, vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais, vive Clarissa Vaughn, uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard, escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.

Direção: Stephen Daldry

Depois de Lúcia (2012)

Depois de Lúcia (2012)

Sinopse: Desde a morte de sua esposa, Roberto não consegue dedicar muito tempo à sua filha Alejandra, uma jovem de 15 anos. Para escapar da depressão que passa a dominar a rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda em busca de uma nova vida na Cidade do México. Envergonhada e incapaz de explicar para o pai as razões, Alejandra omitirá as humilhações e abusos emocionais e físicos sofridos em seu novo colégio. Os dois vão se distanciando cada vez mais, à medida que a violência toma conta de suas vidas.

Direção: Michel Franco

A Maçã (1998)

A Maçã (1998) - filmes para pensar sobre questões de gênero

Sinopse: Esposa e marido mantêm as filhas gêmeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. As meninas são soltas após 11 anos em cativeiro, e têm que descobrir o mundo com olhos infantis que nunca conheceram nada além de sua alcova. 

Direção: Samira Makhmalbaf

Difret (2014)

Difret (2014) - filmes para pensar sobre questões de gênero

Sinopse: Uma menina de 14 anos está a caminho de casa quando tentam sequestrá-la, mas muito valente acaba disparando no homem. Na sua aldeia, a prática de sequestro em casamento é comum e uma das mais antigas tradições da Etiópia. Meaza Ashenafi, uma jovem advogada competente e tenaz, chega a cidade para representar Hirut e argumentar que ela agiu em legítima defesa.

Direção: Zeresenay Mehari

Eternamente Pagu (1987)

Eternamente Pagu (1987) - filmes para pensar sobre questões de gênero

Sinopse: O filme com a história de Patricia Galvão (conhecida como Pagu), ativista política, literária e artística, que escandalizou a sociedade burguesa brasileira na primeira metade do século. Viveu um romance com Oswald de Andrade, filiou-se ao Partido Comunista e quase foi deportada para a Alemanha nazista. Depois de uma viagem ao exterior, volta ao Brasil, é presa e, ao sair, rompe com o partido e se dedicando ao teatro de vanguarda.

Direção: Norma Bengell

Anjos Rebeldes (2004)

Anjos Rebeldes (2004)

Sinopse: O filme narra os fatos que culminaram na criação do La Voz de la Mujer em 1886, o jornal anarcofeminista, desde o qual um grupo de pioneiras lutavam pelo amor livre, a igualdade de direitos e o fim de toda dominação quando ainda não despontava o século XX. La Voz de la Mujer é o primeiro na América Latina que englobou as ideias anarquistas e feministas.

Direção: Katja von Garnier

Olmo e a Gaivota (2015)

Olmo e a Gaivota (2015)

Sinopse: Uma travessia pelo labirinto da mente de uma mulher. O filme conta a história de Olivia, atriz que se prepara para encenar A Gaivota, de Tchekov. Quando o espetáculo começa a tomar forma, Olivia e seu companheiro Serge, que se conheceram no Théâtre du Soleil, descobrem que ela está grávida. Os meses de gravidez se desdobram como um rito de passagem, que forçam a atriz a confrontar seus medos mais obscuros. O desejo de Olivia por liberdade e sucesso profissional bate de frente com os limites impostos pelo seu próprio corpo. Ela se olha no espelho e vê as duas personagens femininas de A Gaivota – Arkadina, atriz que está envelhecendo, e Nina, atriz que se perde na loucura – como inquietantes reflexos de si mesma.

Direção: Petra Costa e Lea Glob

Para Sempre Lilya (2002)

Para Sempre Lilya (2002) - filmes para pensar sobre questões de gênero

Sinopse: Lilya tem 16 anos e vive em um subúrbio pobre, em algum lugar da antiga União Soviética. Sua mãe mudou-se para os Estados Unidos, com seu novo marido, e Lilya espera que ela lhe envie algum dinheiro. Após algum tempo sem receber notícias nem qualquer quantia dela, Lilya é obrigada a se mudar para um pequeno apartamento, que não possui luz nem aquecimento. Desesperada, ela recebe o apoio de Volodya, um garoto de apenas 11 anos que de vez em quando dorme no sofá de Lilya. A situação muda quando Lilya se apaixona por Andrei, que a convida para iniciar uma nova vida na Suécia. Apesar da desconfiança de Volodya, Lilya aceita o convite e viaja com Andrei.

Direção: Lukas Moodysson

Cairo 678 (2010)

Cairo 678 (2010) - filmes para pensar sobre questões de gênero

Sinopse: O filme aborda um retrato da sociedade egípcia, a partir dos pontos de vista de três mulheres, de diferentes classes sociais, que sofrem assédios constantes nas ruas, quando então elas resolvem não mais permanecerem em silêncio. 

Direção: Mohamed Diab

O Círculo (2000)

O Círculo (2000) - filmes para pensar sobre questões de gênero

Sinopse: Três mulheres acabam de receber indultos para deixar a prisão. As perspectivas, porém, são piores. Mesmo em liberdade, elas se sentem em uma grande prisão, com os direitos reduzidos e cercados pelos homens.

Direção: Jafar Panahi

O Julgamento de Viviane Amsalem (2014)

O Julgamento de Viviane Amsalem (2014)

Sinopse: Em Israel, somente os rabinos tem o poder de firmar ou dissolver um casamento. Mas esta última opção só se concretizará se houver total consentimento do marido. Viviane Amsalem está pedindo um divórcio há três anos, mas seu marido, Elisha, a nega. A intransigência do marido e a determinação de Viviane em lutar por sua liberdade dão o contorno deste processo.

Direção: Ronit Elkabetz e Shlomi Elkabetz

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :