[ARTE] Zac Gorman e suas tirinhas introspectivas sobre videogames

Quando eu era criança, tinha uma relação muito diferente com videogames da que tenho hoje. Não me interessava tanto por finalizar jogos quanto por explorar os cenários, conversar com os personagens, enfim, viver dentro daqueles ambientes. Mesmo quando isso não era incentivado pelo estilo do jogo, eu dava um jeito. Por exemplo, em “Mario Kart 64”, gostava de correr o caminho inverso e sair das pistas para ver o que tinha fora delas. Percorria todo o trilho de trem de Kalimari Desert, simplesmente porque queria.

Além disso, por não entender inglês direito, eu supunha e imaginava o que acontecia nos enredos. Eu criava relações entre os personagens e inventava histórias para eles. De certa forma, os enredos eram meus também.

Zac Gorman é um artista que traduz muito bem esse sentimento. “Magical Game Time” é o site em que ele publica diversas ilustrações e tirinhas baseadas em videogames e sua relação com eles.

tumblr_mew5imuJIp1qizbpto1_1280tumblr_m8ggbjAELx1qizbpto1_1280

Me identifico com as situações que Gorman cria, pois tratam as nossas experiências individuais como jogadores.

“Eu acho que é aí que a mágica realmente acontece com jogos. Em algum lugar entre a tela e o jogador, flutuando nesse espaço mal definido que é parte você e parte jogo. Acho que é importante encontrar o equilíbrio.”

tumblr-lnxwybnxw71qizbpto1-1280tumblr_mveaha1yDT1qizbpto1_1280tumblr_mhiu7z0Kap1qizbpto1_r1_1280

tumblr_mlkpzij6T81qizbpto1_1280

Ele também explora os sentimentos dos personagens e seus relacionamentos com sensibilidade, indo além do que é proposto pelos criadores.

“Com um quadrinho assim, a ideia é encontrar aquela sensação que você sentiu quando jogou aquele jogo pela primeira vez e prender-se a ele por tempo suficiente para desenhar o quadrinho. Esses sentimentos estão lá para todos que amam esses jogos, é por isso que os amamos.”

Zac Gorman também é autor dos quadrinhos “Costume Quest: Invasion of the Candy Snatchers” e “Rick and Morty”, artista de storyboard em “Over the Garden Wall” e designer de personagens em “Welcome to the Wayne”. Prints e produtos de seus desenhos estão à venda na loja Fangamer, inclusive um livro impresso reunindo o melhor de Magical Game Time. Você pode encontrar mais dele em seu Tumblr e Twitter.

Escrito por:

8 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :