Battle Angel Alita: a jornada de uma ciborgue e a sobrevivência num mundo futurista

Battle Angel Alita: a jornada de uma ciborgue e a sobrevivência num mundo futurista

Battle Angel Alita é um mangá que tem um enredo viciante e que prende a leitora até o fim. O enredo é envolvente, cruel e com batalhas de tirar o fôlego. O mangá não nos polpa de detalhes, é como se jogasse uma realidade bizarra bem na sua cara e te obrigasse a viver nela. E o mais legal de tudo isso? tem uma protagonista feminina!

Nesse universo nerd, onde ainda há muita dificuldade na aceitação de mulheres fortes e que não precisam ser salvas, Battle Angel Alita é um maravilhoso exemplo de como pode haver protagonista feminina poderosa e sensível. É importante que homens e mulheres conheçam essa obra, que além de ter um enredo futurista incrível, quebra precedentes e estereótipos. Confira a resenha abaixo SEM SPOILERS.

Battle Angel Alita

Battle Angel Alita também é conhecido pelo nome de Gunnm ou Gun-Mu, algo como “Sonho de uma Arma”. Do gênero sci-fi, o mangá, escrito por Yukito Kishiro, foi lançado em 1990 no Japão. Pouco tempo depois da publicação, em 1993 foram lançados dois episódios OVAS (que podem ser encontrados online facilmente). Battle Angel Alita chegou ao Brasil pela primeira vez em 2003 pela JBC, somando 18 edições (o dobro das edições japonesas).

Enredo e uma protagonista badass!

Zalem é uma cidade futurista suspensa no ar, como um tipo de fortaleza impenetrável. Seu acesso é bastante restrito a poucas pessoas; normalmente, integrantes da elite econômica e intelectual. Nossa história começa ocorrendo na Cidade da Sucata, que é uma área industrial pertencente a Zalem, porém marginalizada e situada fora dela. Enquanto Zalem fica flutuando, a Cidade da Sucata fica abaixo sem flutuar, porém as duas mantém o mínimo de conexão que ocorre por tubos gigantes.

A cidade da Sucata produz o que Zalem solicitar, e em troca recebe enormes cargas de lixo. Os intrusos em Zalem são executados imediatamente. Nesse ambiente conhecemos Ido, um brilhante engenheiro cibernético que repara robôs e ciborgues danificados. Para isso, ele costuma caçar algo que possa ser utilizado no lixo que Zalem manda para lá. Assim ele encontra a cabeça de uma ciborgue ainda viva, a reconstrói e lhe dá o nome de Gally (o nome de seu gato falecido), passando a cuidar dela.

Gally é nossa protagonista e uma verdadeira badass, que possui um cérebro humano e um corpo robótico. Ela não possui lembranças da sua vida anterior, de quem ela era, de seu próprio nome ou como foi parar ali. Porém, com o passar do tempo Gally se descobre com habilidades de luta fantástica alojadas em seu subconsciente, além de uma grande vontade de combater.

Sem fazer revelações inconvenientes sobre a protagonista, afirmamos que suas atitudes e a forma de pensar são muito bem construídas, sendo iminente a paixão de quem lê por ela. A cada descoberta e suas consequências, a protagonista vai se tornando mais forte; não só fisicamente, mas também psicologicamente. Battle Angel Alita é praticamente uma leitura obrigatória para quem curte mangá e sci-fi!

Em 2017, a editora JBC relançou o título como Battle​ ​Angel​ ​Alita​ ​–​ ​Gunnm​ ​Hyper​ ​Future​ ​Vision, em uma nova edição edição especial com mais páginas, reunindo todas as histórias em quatro volumes completos. O primeiro volume já está disponível para compra, com um total de 448 páginas. 

 

Battle Angel Alita
Está esperando o que pra começar a ler esse mangá IMEDIATAMENTE?

Battle Angel AlitaBattle Angel Alita – Volume 1

448 páginas

Editora JBC 

Se interessou pelo mangá? Compre aqui!

Escrito por:

Ilustradora, quadrinista, colorista, amante da arte tradicional. Fã de mangá e anime desde a infância, gamer e rpgista. Amante de livros e viciada em seriados. Seus gêneros favoritos de filmes inclui thriller psicológico e animação. Curte rock alternativo, rock clássico, indie rock, metal (folk, viking e heavy). Sente-se determinada como sua heroína Mulan, mas gosta de abraços quentinhos igual o Olaf.
Veja todos os textos
Follow Me :