Orange: a possibilidade de mudar o passado para evitar arrependimentos futuros

Orange: a possibilidade de mudar o passado para evitar arrependimentos futuros

Orange é aquele tipo de mangá que faz você se sentir conforme os personagens, e quando percebe, já faz parte do elenco, se preocupando, querendo abraçar e se divertindo com eles (me peguei várias vezes aconselhando alguns dos personagens enquanto lia). Realmente, o enredo é único e nos faz perder noção das horas enquanto lemos. Vou tentar falar dessa obra sem fazer nenhuma revelação que comprometa a leitura futura de vocês, mas sigam meu conselho: LEIAM E NÃO VÃO SE ARREPENDER!

É escrito e desenhado pela mangaká Takano Ichigo. Conta com 22 capítulos e 1 capítulo spin-off extra, tudo dividido em 5 volumes. Os gêneros em que se enquadra são: shoujo, drama e slice of life. O traço da arte é bastante característico, o que dá mais entrosamento com o universo retratado.

Orange é escrito e desenhado pelo mangaká Takano Ichigo

Tudo começa com a personagem Naho, uma menina de 16 anos recebendo uma carta inusitada e misteriosa de si mesma no início do seu ano letivo. Parece uma brincadeira estranha, até ela descobrir que a carta veio de 10 anos no futuro. O conteúdo da carta aborda acontecimentos que ainda irão ocorrer e conselhos de atitudes a se tomar em relação a eles.

Entre esses acontecimentos, está a transferência de um aluno novo em sua classe chamado Naruse Kakeru. Fica explícito que a Naho do futuro é alguém com muitos arrependimentos e quer corrigir seus erros, certificando-se de que seu eu do passado faça as escolhas certas, e muitas delas são em relação ao Kakeru.

Orange mangá

Muitos assuntos são abordados na história, e é interessante a forma como o enredo vai sendo “temperado”. Em diversos momentos tudo é lindo e divertido, com aquele clima maravilhoso que um bom shoujo nos proporciona, mas também temos momentos de grande tensão e tristeza, que causam aquela amargura de querer estar lá para ajudar e não poder. Penso que essa é a fórmula que faz com que os leitores fiquem presos no desenrolar da história até chegar ao seu final, pois a leitura não é entediante.

Acredito que a maior mensagem trabalhada no enredo seja o valor e a força da verdadeira amizade e como ela possui uma grande importância para nos fazer passar por várias situações da vida. Há o romance e tudo mais, mas sempre há grande enfoque no sentimento de afinidade entre todo o grupo de amigos. Além disso, ele retrata muito bem as reações e pensamentos de uma pessoa deprimida, e como pequenas ações podem piorar ou melhorar o dia de quem se encontra assim.

Mangá Orange

Enquanto lia, acabei pensando em várias escolhas que já fiz e nas consequências que tiveram, nas escolhas que ainda faço e na incerteza dos acontecimentos que elas podem causar; acho que é inerente ao mangá causar essa auto-reflexão no leitor. Eu vejo isso como algo muito bom, pois ele não nos faz apenas entrar em seu mundo, mas de alguma forma, nos faz pensar mais sobre o nosso mundo também. Se pudéssemos enviar uma carta para nosso passado, o que mudaríamos? O que você escreveria para seu eu do passado?

large (2)

Os volumes físicos foram publicados no Brasil pela Editora JBC, e o volume final saiu em março de 2016. Deixarei o link para compra logo abaixo.

A versão para anime está sendo produzida e há informações sobre estrear na temporada de verão de 2016 (julho). Também temos informações de que estão produzindo uma versão em filme live-action.

2

orange01

Espero que a leitura desse mangá seja tão interessante para vocês quanto foi para mim!


download.png

Orange (Coleção Vol. 1 ao 5)

Ichigo Takano

Editora JBC

200 páginas (cada volume)

Onde comprar: Amazon

Escrito por:

Ilustradora, quadrinista, colorista, amante da arte tradicional. Fã de mangá e anime desde a infância, gamer e rpgista. Amante de livros e viciada em seriados. Seus gêneros favoritos de filmes inclui thriller psicológico e animação. Curte rock alternativo, rock clássico, indie rock, metal (folk, viking e heavy). Sente-se determinada como sua heroína Mulan, mas gosta de abraços quentinhos igual o Olaf.
Veja todos os textos
Follow Me :