Olga, a sexóloga: feminismo e sexo sem papas na língua

Olga, a sexóloga: feminismo e sexo sem papas na língua

Mulheres e sexo são dois temas que não costumam se encontrar, por pura questão cultural e insistência em acreditar que mulheres não têm desejo sexual. Ingenuozinhos! A quadrinista paraibana Thaïs Gualberto criou Olga, a sexóloga taradóloga, em 2009 no seu blog Kisuki, numa “necessidade de expor o lado sexual de muitas mulheres, porque reúne em uma só a lascívia descarada que cada uma deseja de vez em quando, mas reprime por medo do julgamento alheio”, segundo a própria autora no posfácio do livro.

Olga, a sexóloga: de humor escrachado ao feminismo

O quadrinho é uma coletânea das melhores tiras entre 2009 e 2015, selecionadas e editadas por Thaïs. Uma das coisas mais legais de perceber na leitura é a evolução com que Olga trata dos assuntos. No começo, o humor é cheio de piadas escrachadas sem críticas tão enraizadas e depois a experiência feminista da Thaïs vai ganhando mais espaço, à medida que Olga vai “se especializando” em dar conselhos sexuais a homens e mulheres.

Olga, a sexóloga: de humor escrachado ao feminismo

Olga é uma mulher que conhece o próprio corpo, adora fazer sexo, mas sabe impor o uso da camisinha sem nenhum pudor. Ela é a expressão da mulher que todas nós queremos ser de vez em quando. Além disso, ela aborda temas como feminismo, anticoncepcionais, aborto, padrões de beleza, preconceito e outros tabus, com um humor ácido e muito divertido, através de seus conselhos nada convencionais.

Thaïs Gualberto e a representação da sexualidade feminina

Resumindo: Thaïs Gualberto é uma mulher desenhando sobre a sexualidade feminina com humor em Olga, a sexóloga. Tem propaganda melhor que essa?! As tirinhas estão no blog Kisuki, incluindo tiras mais novas, mas quem gostar de ter o livro como eu, recomendo a compra da HQ quadradinha, publicada de forma independente pela autora.

Thaïs Gualberto é a autora de "Olga, a sexóloga"

Além de Olga, que este ano passou a habitar as páginas da Folha de S. Paulo, Thaïs também foi criadora do antigo Coletivo WC, formado por artistas paraibanos. Atualmente, ela leva o projeto “Espaço HQ” em João Pessoa, promovendo oficinas de quadrinhos e mesas redondas. Thaïs estará presente na Revista Inverna, uma publicação de quadrinistas brasileiras, que você pode ler mais sobre aqui.

Vamos incentivar nossas criadoras, pois material bom é o que não falta!

  • Olga, a sexóloga
  • Páginas: 140
  • Formato: 14,8 x 14,8 cm
  • Acabamento: capa cartonada
  • Classificação indicativa: 14 anos
Thaïs Gualberto em sessão de autógrafos no lançamento de "Olga, a sexóloga"
Thaïs Gualberto em sessão de autógrafos no lançamento de “Olga, a sexóloga”

Escrito por:

39 Textos

Bagunceira e bagunçada, por dentro e por fora. Prefere ver séries em maratonas, menos Game of Thrones, porque detesta spoiler. Totalmente apaixonada por desenho e animação. Tem mania de citar filmes em conversas, conselhos, brigas ou onde couber uma referência. Prefere gastar dinheiro com quadrinhos do que com comida, sendo muito entusiasta do quadrinho nacional e graphic novels em geral. Formada em Jornalismo, mas queria mesmo trabalhar com roteiro e ilustração.
Veja todos os textos
Follow Me :