[DOCUMENTÁRIO] “Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil” – Abramovic que nos leva além

[DOCUMENTÁRIO] “Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil” – Abramovic que nos leva além

 

O “Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil” é o novo documentário lançado sobre a artista esse ano, e acompanha a trajetória de Abramovic pelo país e pela espiritualidade acima de tudo. Como a mesma diz; religião e suas instituições não interessam, no entanto, a espiritualidade essa sim é de extrema importância.

Durante o decorrer do documentário presenciamos a Marina artista (Marina gente) e a Marina gente (artista acima de tudo). O foco, a presença e o respeito pelas crenças alheias, o chegar de peito aberto, torna a experiência uma troca entre entidades ou entre energias.

A trajetória de Marina começa por um motivo pessoal, a decepção amorosa, o abandono daquele cujo significado é o amor. Logo no começo uma metáfora: seu amor partido, o novo amor deste, um barco o deixar ir. E é pelo imenso desejo de deixar ir que ela entra em sua trajetória por centros de espiritualidade brasileiros.

A dor de Abramovic é palpável, em momentos, pela subjetividade de sua expressão, em outros, pela dificuldade em quebrar o ovo. E é dessa dificuldade que vem o imenso querer de liberdade. O ovo por momentos é o concreto do deixar ir. Deixar ir é a liberdade não total, mas a liberdade sentida pelo descarrego da grande dor, a que liberta outras dimensões na gente, no espaço, enfim, alcançável.

O filme está passando em:

RECIFE
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Cinemark Shopping Riomar

Escrito por:

6 Textos

17 anos, procurando saber o que fazer. Enquanto isso, dorme, escreve e problematiza umas coisinhas.
Veja todos os textos
Follow Me :