[QUADRINHOS] “Entre Umas e Outras” e o humor ácido de Julia Wertz (resenha)

[QUADRINHOS] “Entre Umas e Outras” e o humor ácido de Julia Wertz (resenha)

A quadrinista Julia Wertz relata em seu primeiro quadrinho autobiográfico lançado no Brasil, “Entre Umas e Outras“, as situações cotidianas de uma garota branca de classe média de vinte e poucos anos, que muda pra Nova York e tenta sobreviver de bicos, fritas e sonha com a publicação do seu primeiro quadrinho, tudo com muita dose de sarcasmo.

“Entre Umas e Outras” foi lançado pela Editora Nemo este ano. Para quem não sabe, a Nemo se comprometeu no início do ano a priorizar lançamentos de obras feitas por mulheres, como forma de incentivar o mercado editorial, pois sabemos que ainda há muita desigualdade neste meio.

Logo no início do quadrinho, há uma cena muito comum sobre o início da vida adulta. A personagem Julia encontra-se numa lavanderia às três da manhã de pijamas, comendo pipoca doce no dia do seu aniversário e com uma expressão do tipo “O que está acontecendo com a minha vida?”. Isso te faz lembrar de alguma situação semelhante de quando você saiu da casa dos pais e foi morar sozinha(o)? O quadrinho está repleto dessas situações. 

Na história, a protagonista Julia sai de São Francisco e muda-se para Nova York sozinha, em busca de realizar o sonho de ter seu primeiro quadrinho publicado. Julia passa por diversos apartamentos, empregos entediantes e muitos perrengues. Porém, é como a quadrinista conta as entrelinhas dos fatos, que torna o quadrinho tão divertido e único. Parece aquela velha história que conhecemos do início da vida adulta “a pessoa muda para a cidade grande e realiza todos os seus sonhos com muito otimismo” ou o velho papo da meritocracia, porém, a protagonista não é o melhor exemplo de superação e sucesso que vamos conhecer, ela expõe todos os seus fracassos abertamente ao leitor de uma forma muito divertida, o que faz você ler o quadrinho numa sentada sem perceber os minutos passando.

13480108_10154374228602147_465877222_n

Apesar da personagem reconhecer seus privilégios (por ter sido educada em uma família de classe média) ela utiliza o humor ácido como forma de retratar essa jornada de incertezas, regadas de crises de ansiedade que os belos vinte e poucos anos traz. 

A Julia lembra bastante a personalidade da personagem Daria Morgendorffer (da série de TV “Daria”, que passava na MTV), apesar da Julia ser um pouco “mais sociável” que a Daria. Ela é ranzinza, não gosta da maioria das pessoas, mas procura fazer o possível para “sobreviver” no cotidiano.

13479750_10154374229662147_188981059_n

13451274_10154374229332147_2073752386_n

O quadrinho também traz ótimas referências, como por exemplo uma situação que a protagonista se recusa sair a noite porque precisa assistir Gilmore Girls. Quem nunca recusou um convite pra maratonar uma série, que atire a primeira pedra! As séries destruindo nossas amizades desde sempre.

13473711_10154374229487147_1152524856_n
Adolescente que gosta de sair  à noite no final de semana. Adulto gosta mesmo é de maratonar uma série na Netflix. 

Entre Umas e Outras é um quadrinho divertido e que você não vai sentir os minutos passando enquanto lê. Uma dica especialmente pra quem está iniciando a vida adulta, onde você irá se identificar com várias situações da protagonista, ainda mais se você é o tipo de pessoa que tem poucos amigos e amigas e sempre preferiu mais a companhia de livros/quadrinhos/séries/filmes, do que sair pra balada. 


download.jpg

 

Entre Umas e Outras

Julia Wertz

208 páginas

Editora Nemo

Compre aqui: Amazon

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :