[SÉRIES] Dicas de séries inglesas que você deveria assistir

[SÉRIES] Dicas de séries inglesas que você deveria assistir

Há um tempo entrei numa vibe e comecei a assistir algumas séries inglesas. Claro, sempre vi mais as americanas, mas desde que vi “Sherlock” pela primeira vez passei a procurar outras.

Séries inglesas seguem um padrão bem distinto das americanas. Costumam ser mais curtas, com episódios mais longos, salvo algumas exceções que mesmo tendo temporadas menores os episódios ainda ficam na casa dos 45 minutos.

O desenvolvimento das séries britânicas também foge um pouco da pegada dos norte-americanos, pra quem está acostumado (como eu também estava) com o dinamismo da maioria das séries da terra do Tio Sam, estranha um pouco no começo, porque a narrativa costuma ser um pouco mais lenta, eles se preocupam em desenvolver e aprofundar um pouco mais os personagens e a história.

Vou indicar algumas séries que já assisti ou estou assistindo, então vamos lá!

Sherlock (2010- )

Sherlock Series 3
Martin Freeman e Benedict Cumberbatch

“Sherlock” é uma série baseada nas famosas histórias de Sherlock Holmes escritas por Arthur Conan Doyle. Criada Steven Moffat e Mark Gatiss.

A série não se passa na era vitoriana e sim nos dias atuais, mas as características principais de Sherlock Holmes, John Watson e companhia permanecem.

Existe uma outra série americana também baseada nos contos de Conan Doyle chamada “Elementary”, estrelada pela atriz Lucy Liu e por Johnny Lee Miller. O estranhamento inicial é que John Watson na verdade é Joan Watson, mas até aí OK. A série também não se passa em Londres e sim Nova York, estranhei isso muito mais do que Watson ser uma mulher. Tentei assistir um episódio, mas acabei não curtindo.

Voltando para série da BBC…

Conheci as histórias de Sherlock Holmes com 20 e poucos anos, e nem foi lendo, mas quando assisti o primeiro filme dirigido pelo Guy Ritchie de 2009, estrelado por Robert Downey Jr e Jude Law. Hoje vejo que o Sherlock do Robert não é tão parecido com o personagem dos livros, bem diferente do caso de Benedict Cumberbatch.

O primeiro episódio da série se chama “Study in Pink”, adaptado do primeiro romance de Sherlock Holmes, “Um Estudo em Vermelho”.

Cada temporada tem três episódios com de cerca de 1h/1h30. Atualmente a quarta temporada está sendo grava em Londres. No começo de 2016 foi ao ar um episódio especial chamado “The Abominable Bride”. Os personagens principais são interpretados por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, o elenco da série é fantástico, todos muito carismáticos, e sem sombra de dúvida, o Benedito nasceu pra fazer o Sherlock!

As três temporadas e o episódio especial estão disponíveis na Netflix.

The Fall (2013- )

thefallseason2
Jamie Dornan e Gillian Anderson

Série estrelada por Gillian Anderson, a nossa querida e eterna Scully de “Arquivo X” e por Jamie Dornan, o Christian Grey de “Cinquenta Tons de Cinza” e criada por Allan Cubitt.

“The Fall” é do canal BBC. 

Conheci a série na época que foi ao ar aqui no Brasil o seriado “Dupla Identidade”, da autora Glória Perez em 2014, que é claramente inspirada na série britânica, mas só fui assistir o primeiro episódio este ano e fiquei impressionada com a qualidade da produção.

Escrevi uma resenha logo depois que encerrei a segunda temporada, se quiser saber um pouco mais a respeito dela terá mais detalhes clicando aqui.

A terceira temporada ainda não tem previsão de exibição, mas as duas primeiras estão disponíveis para assistir na Netflix.

Top of the Lake (2013- )

top
Thomas M. Wright, Elisabeth Moss e David Wenham

A série também é da BBC, dirigida por Jane Campion, estrelada por Elisabeth Moss e se passa na Nova Zelândia. 

A história é sobre uma garota de 12 anos de idade que descobre estar grávida e tenta se matar. Chamam a detetive Robin Griffin, que acabou de voltar para sua cidade natal Laketop, para tentar pegar o depoimento dela e investigar o caso. A série é densa, trata sobre estupro, machismo, misoginia, traumas e medos. É uma produção incrível e com imagens magníficas das paisagens naturais da Nova Zelândia. Também já escrevi uma resenha sobre a série, se quiser ler mais sobre ela clique aqui.

Até o momento “Top of the Lake” tem apenas uma temporada com sete episódios e cerca de 45 minutos cada. A segunda temporada está em fase de produção.

A única temporada está disponível na Netflix.

Peaky Blinders (2013- )

Shelby
Paul Anderson, Joe Cole e Cillian Murphy

Série da BBC criada por Steven Knight e estrelada por Cillian Murphy, ator que ficou conhecido após protagonizar o filme “Extermínio” (28 Days Later) de 2002, muitos se lembram dele por ter interpretado o Dr. Jonathan Crane/Espantalho em “Batman Begins”.

A história se passa no pós primeira guerra mundial em Birmingham e conhecemos a família Shelby, liderada por Thomas Shelby, um veterano da guerra. Tommy quer garantir e estabelecer seu domínio na cidade por meio de ações de sua gangue, tudo começa com o contrabando de armas e conforme a gangue vai crescendo vão abraçando outras coisas para ganhar espaço em mercados diversos.

“Peaky Blinders” além de Cillian tem outros grandes atores em seu elenco: Sam Neill de “Jurassic Park” e “O Piano”, Helen McCrory conhecida como Narcisa Malfoy de “Harry Potter” e a Madame Kali de “Penny Dreadful”, e Tom Hardy de “Mad Max: Estrada da Fúria” e por sua interpretação de Bane em “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.

Infelizmente a série ainda não está disponível na Netflix, mas vale a pena procurar para assistir.

A série tem três temporadas, a terceira terminou em junho deste ano, com seis episódios e cada um com 55 min/1h de duração.

Dê uma chance para as séries inglesas, elas podem te surpreender! Já assistiu alguma dessas ou outra produção? Diga aí nos comentários!

Escrito por:

Formada em Rádio e TV, maratonista e viciada em séries, eterna amante de um bom filme, escreve desde quando só conseguia usar desenhos para contar suas histórias, apaixonada por “Titanic” e uma quase bailarina que aprendeu muita coreografia em clipe da MTV. Sonha em morar no Canadá, escrever um livro, ter filhos, ser doula e conseguir colocar suas séries em dia.
Veja todos os textos
Follow Me :