[CINEMA] “Entre Nós” e a luta de uma mãe desempregada

[CINEMA] “Entre Nós” e a luta de uma mãe desempregada

Entre Nós foi lançado em 2009, com direção e roteiro de Paola Mendoza, baseado na história de sua infância. O filme conta a história de Mariana e seus filhos Gabriel e Andrea, 10 e 6 anos respectivamente. O filme começa quando eles se mudam da Colômbia para Nova York, com o intuito de morar com Antonio, marido de Mariana e pai das crianças, que recebeu uma proposta de emprego lá.

Já no início do filme, podemos ver que o relacionamento dos dois não é saudável e que Antonio não tem preocupação alguma com sua família. Em seguida, ele anuncia que está indo para Miami trabalhar, mas que dessa vez irá sozinho, pois é um trabalho temporário e logo ele voltará. Após sair de casa, ele não entra mais em contato com Mariana, que descobre através de um amigo que ele não voltará mais. A primeira reação dela é ir para Miami procurar o marido, mas não tem dinheiro o suficiente para a viagem.

Contém alguns spoilers do filme

O filme é baseado em uma história real, e pode representar o que acontece ou aconteceria com diversas mulheres em situação parecida. Mariana não trabalha, não tem estudo ou experiência de mercado, além de dois filhos pequenos que necessitam de cuidados. Ela começa a fazer empadas para vender, então sai todos os dias com os filhos a caminhar pelas ruas, mas o retorno é longe de ser o suficiente para mantê-los.

Logo, chega o dia do pagamento do aluguel, e o proprietário os tranca fora de casa, dizendo que fazem vários meses que o aluguel não é pago, deixando claro que Antonio já planejava ir embora há algum tempo. Mariana não fala inglês, então tem dificuldades de comunicação na cidade onde estão vivendo, então depende do pouco de conhecimento que Gabriel tem da língua.

entre_nos_fb_02

Ao longo do filme, Mariana tenta participar de uma fila de trabalhos rápidos, onde alguém busca trabalhadores baratos para fazer algum serviço rápido, mas para isso, ela precisa deixar os filhos sozinhos, o que logo se mostra perigoso. Então passam a coletar latinhas para vender, assim as crianças podem ir com ela.

still_entre_nosPaola Mendonza seria a Andrea da história, e fez o filme para homenagear sua mãe. Além de roteirista e diretora, ela também interpreta Mariana. O filme todo é uma grande mostra do porquê tantas mulheres se submetem a relacionamentos abusivos. Ele mostra gradativamente o desprendimento de Mariana em relação ao marido, a princípio, Mariana pretendia juntar dinheiro para ir com os filhos para Miami, mas com o tempo desiste dessa ideia conforme percebe que está realmente sozinha com eles.

Embora o filme seja triste, ele é contado com suavidade enquanto Mariana tenta manter o bom humor com os filhos. Considero o filme um must-see principalmente para quem se interessa pela questão social abordada no filme.

Escrito por:

282 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :