[GAME] Pokémon Go chega finalmente ao Brasil

[GAME] Pokémon Go chega finalmente ao Brasil

Depois de meses de espera, e várias datas de lançamentos adiadas, nas vésperas das Olimpíadas, FINALMENTE, o jogo foi lançado no Brasil! Trazemos aqui algumas dicas, curiosidades e nossas primeiras impressões do jogo.

Em menos de uma semana de seu lançamento já há vários usuários por todo o Brasil. Pessoas que antigamente só ficavam presos na frente do computador, começaram a andar pelas ruas de seus  bairros atrás de pokemons, pokestops e ginásio. O jogo é gratuito e já está disponível para aparelhos Androids e IOS. Para Windows Phone ainda não há uma data prevista para liberação do jogo.

https://youtu.be/x5yZxwsqyJc

Mas como todo grande jogo alguns problemas chatearam alguns usuários, bem o jogo não foi liberado ao mesmo tempo para todos os celulares. O jogo foi lançado no dia 03 de agosto de 2016. Mas para aparelhos Moto G segunda geração apenas no dia seguinte, começaram a aparecer no Google Play. Alguns requisitos básicos são necessários para que jogo rode bem nos celulares, como ter mais de 1,5gb de memória Ram, além de GPS no Celular.

Por causa do excesso de usuário nesses dois primeiros dias, havia certa dificuldade em logar no sistema, principalmente com contas do Google. Uma boa opção para driblar essa dificuldade, é fazer uma conta no Pokémon trainer Club,  a conta é gratuita e serve para todos os produtos ligados a Pokemon Inc.

Conseguindo finalmente logar aparece a opção de você escolher um avatar, tem opção homem ou mulher e depois você vai para uma página para caracterizá-lo do seu jeito. A roupa não muda, mas você pode escolher as cores e detalhes do boné, tênis e mochila.

pokemongo_customization

Após a caracterização do seu avatar. Você é apresentado ao Professor Willow (mais conhecido no Brasil como Professor Carvalho). Uma versão bem mais moderna da versão das animações. Como esperado, são lhe apresentado as três opções clássicas Bulbasaur, Charmander e Squirtle. Caso você queira começar com o Pikachu, você precisa sair da área dos três pokemons, que o Pikachu irá aparecer a Techmundo( liberou um tutorial com várias dicas para o jogo). 

tumblr_o9v6g3obrq1uj03zpo1_500

Assim que finalmente capturamos o primeiro pokemon é perguntado como você gostaria de ser chamado. Esse será o nome que os outros usuários iram ver quando vocês tiverem no mesmo raio de ação do jogo ou em batalhas.Capturando seu primeiro pokemon, você é oficialmente um treinador e já pode sair a caça dos 150 pokemons clássicos disponíveis até o momento para o Pokemon Go.

pokemon-go-tips-candy

Cada jogador começa inicialmente com 50 pokebolas, 2 incensos, câmera para tirar foto e uma incubadora. Cada vez que você sob de nível você ganha mais 10 pokebolas. Caso suas pokebolas acabarem, você pode compra-las com dinheiro ou ir a pokestops conseguir mais o que indicamos.

pokemongo

Para saber onde há pokestops e ginásios mais perto da sua casa você pode acessar o site Mapa Pokemon Go .

Mapa pokemon go

Apesar do jogo ser liberado para todo o Brasil, em alguns bairros e cidades há uma certa escassez de pokemons, sem falar da lonjura dos pokestops, uma boa forma de atrair os pokemons é usando o incenso, isso irá atrair os pokemons para onde você estiver, cada incenso tem duração de 30 minutos, e nesse tempo ele atrai todos os pokemons que estivem na área para perto de você, para que possa captura-lo.

Quando você atinge o nível 05 você pode escolher entre um dos três times disponíveis (Valor, Mystic e Instinct)s que você gostaria de participar. Tendo como mestres, Candela do time Valor, Blache do time Mystic e Spark do time Instict. Cada time está envolvido na captura numa das três aves lendárias, Moltres, Articuno e Zapdos.

pokemon-go-lideres-times-valor-mystic-instinct

Agora vamos falar das coisas, boas, estranhas e ruins que já aconteceram desde o lançamento do jogo no Brasil, apesar de pouco tempo, o brasileiro não perde tempo!

Muitas pessoas com depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos estão conseguindo sair de casa e conseguido encarar um pouco mais a vida com a ajuda do aplicativo, que te faz de modo divertido sair de casa, caminhar, andar de bicicleta ou mesmo encontrar com os vizinhos para achar os monstrinhos. Isso tem ajudado muitas pessoas.

pokemon go

No Reino Unido o jogo  tem ajudado um rapaz com autismo que começou a conseguir sair na rua e  a interagir com as pessoas além de aproximar as relações familiares.

Mas como se podia imaginar alguns acidentes já aconteceram por causa do jogo, logo nas primeiras 24 horas de jogo, um jovem de 14 anos foi assaltado nas ruas de Vila Velha, Espírito Santo, enquanto estava caçando monstros. Outros dois jovens em Curitiba acabaram caindo num rio por não prestarem atenção no caminho por causa do jogo. Outro jovem foi quase atropelado quatro vezes na tentativa de pega-los em Vitória, capital do Espírito Santo.

pokehoras16
Cuidado quando for jogar na rua! Você pode não ter tanta sorte quanto a desse rapaz!

Órgãos públicos usaram os pokemons para fazer propaganda de conscientização como o Detran e o HEMORIO:

E como não podia faltar, algumas teorias da conspiração já tomaram a internet sobre o jogo! Algumas com mais fundamentos do que outras.

“Ao jogar, você concorda com a política de privacidade do jogo, que diz que a Niantic pode coletar, além de outras coisas, dados como seu endereço de e-mail, IP, website utilizado antes de entrar no jogo, localização, etc. Além disso, se você usar sua conta do Google para se cadastrar e utilizar um dispositivo iOS (iPhone), a Niantic tem permissão para ler e escrever seu e-mail, documentos do Google Drive, e mais. A maior preocupação aqui não é em relação a empresa em si, mas sim ao fato de que, caso os servidores da empresa sejam invadidos (e, de fato, devido ao enorme sucesso do jogo, a empresa virou um alvo cobiçado de hackers), os criminosos podem ter acesso a todas as suas informações do Google.” (Fonte: Mistérios do Mundo)

Isso não é exclusivo do Pokemon GO, outros jogos e app de relacionamentos usam o mesmo sistema, então é bom estar prevenido.

Outra teoria é que a CIA estaria por trás do Pokemon Go. O CEO da Niantic John Hanke, foi fundador de outra empresa chamada Keyhole Inc. que após ser adquirida pela Google, deu início a programas como Google Earth e o Google Maps. Antes da empresa ser vendida para a Google em 2004 a Keyhole tinha relações diretas com a CIA, órgão de Inteligência Americana. O que faz surgir a teoria o jogo seja uma ferramenta de Monitoramento em Massa (Fonte: Olhar digital).

Hoje em dia existem várias formar de monitorar alguém, então é possível. Mas acreditamos que seja com jogos ou simplesmente hackeando o celulares há várias formas de se espionar alguém. Acreditamos que realmente seja bom tomar cuidado quando for jogar, não por causa da CIA, mas por possíveis vírus ou malware que podem infectar seu celular, fique atento caso aconteça algo de estranho a seu aparelho!

Teorias de conspiração a Parte, o jogo é muito divertido e faz muitos adultos que cresceram na década de 1990 e 2000 lembrar da febre da infância e a vontade de querer ser um Mestre Pokemon que agora pode se tornar real! Além de ajudar as pessoas a se exercitar, ajuda na interação social que andava meio enferrujada para muitas pessoas. A Nota que damos para o jogo é 9. Ainda precisam ampliar as áreas dos PokeStops, e aumentar o número de pokemons nas cidades pequenas e mais afastadas dos grandes centros.

Aos usuários, fiquem atentos nas ruas quando tiverem jogando, e não coloquem em risco suas vidas por causa do jogo! Divirtam-se, mas tome cuidado!

Fechamos a matéria, com as dicas da Embaixada do Japão para os treinadores pokemons!

https://www.facebook.com/EmbaixadaDoJapao/photos/a.148840275304776.1073741824.148817845307019/521166244738842/?type=3

Escrito por:

14 Textos

Formada em museologia, mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural. Ilustradora e quadrinista amadora. Amante de animação, quadrinhos, artes e cultura geek. Fã do CLAMP, Arakawa Hiromu e Neil Gailman. Esse aristas influenciaram seu gosto por fantasia e por querer entrar no mundo de quadrinho. Apaixonada por dragões, se possível teria um de estimação. Sonha em conseguir publicar suas história e viver delas.
Veja todos os textos
Follow Me :