[DOCUMENTÁRIO] Simone de Beauvoir Parte 2 – “Porque Sou Feminista”

[DOCUMENTÁRIO] Simone de Beauvoir Parte 2 – “Porque Sou Feminista”

Para dar continuidade aos documentários da mulher que até hoje é símbolo mundial do feminismo, Simone de Beauvoir, o post de hoje será sobre a obra de Jean-Louis Servan-Schreiber de 1975. O primeiro post da série de documentários é sobre “Simone de Beauvoir, Uma mulher atual“.

Em “Porque sou Feminista” Simone de Beauvoir cede uma entrevista ao idealizador e também diretor do documentário. Neste contexto, Simone conta um pouco mais em um tom de reflexão e desconstrução o conteúdo de sua obra “O Segundo Sexo”.

Se no livro a autora escancara para todo mundo o quão problemática é a normatividade, no documentário de Schreiber não poderia ser diferente. É deste livro que nasceu a tão famosa frase “Não se nasce mulher, torna-se” e é também por aqui que o documentário começa.

Ser mulher não é um dado natural, mas o resultado de uma história.

De maneira muito direta, Simone nos conduz entre as linhas dos seus livros e teses durante a entrevista que ficou bastante famosa pelo teor, já que o burburinho a respeito da autora não parou desde 1945, ano de lançamento de “O Segundo Sexo”.

Esta é a parte 2 dos documentários sobre a Simone de Beauvoir. O documentário pode ser visto direto pelo YouTube:

Escrito por:

16 Textos

Parte humana, parte alien e muito feminista, sim senhor. Parece meiga, mas engana bem. Devora livros com farinha e tem verdadeira paixão por maratonar séries e engatar um dia de filmes. Problematiza sempre que pode e tenta manter o bom humor. Sempre gostou muito de escrever e criou o Alien Queen para isso, mas encontrou no Delirium Nerd um espaço de sororidade incrível.
Veja todos os textos
Follow Me :