[EVENTO] 10 dicas para curtir a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

[EVENTO] 10 dicas para curtir a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Começou no Anhembi, em São Paulo, no dia 26 de agosto e vai até 4 de setembro um dos maiores eventos literários do Brasil.

Com mais de 250 expositores em um espaço com mais de 60.000 m2, o evento sempre é aguardado pelos amantes do livro.

Comprar livros talvez não valha tanto à pena, uma vez que os preços são similares aos das livrarias. Mas é interessante no ponto de vista dos lançamentos e atrações culturais, pode ser uma chance de você encontrar aquele seu escritor preferido.

A Bienal é um termômetro de como está o mercado do livro, já que tradicionalmente tem um foco comercial. Nessa edição, por exemplo, estão bombando os YouTubers, gerando até uma polêmica no meio editorial.

Para quem é da área literária também pode ser uma maneira de ampliar sua rede de contatos. O evento é um lugar de muitas reuniões, encontros, palestras, trocas de emails e cartões.

E além disso tudo, é um belo passeio.

Então, seguem 10 dicas para tornar seu passeio mais agradável:

1 – Compre os ingresso on-line, assim você evita aquela fila enorme e economiza pernas para andar no evento.

2 – Existe fraldário para mamães e papais manterem seus bebês limpinhos durante o passeio, mas não existem carrinhos disponíveis para empréstimo ou locação. Fica a dica para a próxima edição da Bienal.

3 – Já os cadeirantes tem a opção de emprestar cadeiras de rodas para utilizar durante o evento.

4 – Vá de metrô. Aproveite e utilize o ônibus gratuito que o evento disponibiliza para fazer o trajeto Metrô Tietê – Anhembi / Anhembi – Metrô Tietê. É rápido e barato.

5 – Forre o estômago. Parece tradição da Bienal do Livro, a comida sempre é cara. Uma pizza brotinhozinho e um refrigerante sai por R$ 26,00. E se quiser comer um doce português, prepare-se para desembolsar R$10,00 em um docinho similar a um quindim.

6 – Se for querer autógrafos, especialmente dos autores mais famosos, retire sua senha antecipadamente através do site da Bienal. Somente os inscritos online terão acesso às sessões de autógrafos.

7 – Cuidado com os vendedores de assinaturas de revistas. Eles praticamente pulam em você prometendo brindes, mas (se você não tem interesse em assinar nenhuma revista) só vão te fazer perder tempo. Pode ser bem difícil se desvencilhar deles.

8 – As grandes livrarias, distribuidoras e editoras claro que têm os maiores e mais centralizados estandes. Não deixe de olhar as beiradas, as editoras pequenas escondem verdadeiros tesouros.

9 – O profissional do livro não paga ingresso. Se você é autor, ilustrador, editor, gestores de bibliotecas, de universidades, agente literário; basta se credenciar pelo site e levar sua credencial impressa junto com um documento de identificação.

10 – Existe um aplicativo (disponível apenas para Android) que você pode baixar no seu smartphone e incluir as atrações das quais quer participar, assim você não perde nada.

Bom passeio!

Escrito por: