[MÚSICA] “Unpretty Rapstar”: uma competição sul-coreana de rap feminino

[MÚSICA] “Unpretty Rapstar”: uma competição sul-coreana de rap feminino

“Unpretty Rapstar” é um programa de competição de rap feminino da Coréia do Sul. O programa foi criado em pela Mnet e conta com três temporadas. 

Há quatro anos foi criado o programa “Show Me The Money”, também pela Mnet. O programa se trata de uma competição de música, no estilo The Voice, mas apenas para rappers. Os candidatos vão sendo eliminados ao longo do programa até sobrar apenas um, que ganha uma quantia em dinheiro e a gravação de um álbum. Desse programa saiu o spin-off “Unpretty Rapstar”, com algumas diferenças no funcionamento.

Embora o “Show Me The Money” seja aberto para todo o público, a grande maioria dos competidores são homens. E é visando movimentar o cenário feminino que foi criado o “Unpretty Rapstar”. Ele conta com bem menos participantes, tendo em torno de 10 concorrentes que são previamente selecionadas, então todas as participantes já tem alguma experiência, onde muitas atuam no cenário underground.

tumblr_nke6vfHMwn1u9eb5io1_500O programa não funciona por eliminações, mas por provas. Ao longo do programa, é lançado um CD com seis faixas e as concorrentes competem por cada faixa. As provas variam de shows ao vivo, covers, gravação de vídeos, diss battles e colaborações.

O apresentador das duas primeiras edições foi San E e da terceira é o YDG. Dentre os produtores participando da criação dos álbuns tiveram alguns nomes como Dok2, The Quiett, Jay Park, Zico, Gray, D. O. e Verbal Jint. Enquanto alguns destaques de participantes foram Hyolyn (Sistar), Jimin (AOA), Miryo (Brown Eyed Girls), Yubin (Wonder Girls), Yezi (Fiestar) e Jiyoon (4 Minute). Algumas competidoras ficaram famosas durante o programa e fecharam contrato com produtoras, como a Cheetah e a KittiB.

Como o programa é coreano, não é passado aqui, mas diversas fansubs legendam em inglês, disponibilizando os episódios geralmente um dia após o lançamento, como é o caso desse grupo.

Sem mais, selecionei alguns vídeos interessantes do programa. Lembrando que as letras são escritas pelas próprias concorrentes e não são permitidos covers, a não ser que a prova peça isso.

O primeiro é a música “Coma ’07” da Cheetah, onde ela fala sobre o tempo que passou em coma depois de um acidente de trânsito:

Durante o programa, em uma das batalhas, a KittiB foi chamada de “porca” porque aparentemente não é magra o bastante para os padrões coreanos, então ela responde o insulto com essa música.

Aliás, falando nas batalhas, o objetivo é que elas “ataquem” a concorrente e o pessoal costuma pegar bem pesado.

A Yezi do Fiestar, quando participou, cometeu diversos erros no início do programa e estava prestes a ser eliminada. Ela conseguiu se salvar com um trecho de “Crazy Dog”.

E mais uma só para finalizar:

Escrito por:

25 Textos

Apaixonada por livros de capa dura, filmes com bastante drama, histórias em quadrinho, jogos de estratégia e essas coisitas mais. Sempre começa a escrever mais textos do que é capaz de terminar. Formada em desenvolvimento de sistemas, fã de Tolkien e criadora do Dragões Encaixotados.
Veja todos os textos
Follow Me :