[QUADRINHO] “Topografias”: entrando em terrenos pessoais de 6 artistas brasileiras

[QUADRINHO] “Topografias”: entrando em terrenos pessoais de 6 artistas brasileiras

Topografia é a ciência que mapeia acidentes geográficos, deste ou de outros planetas. “Topografias” é um quadrinho lançado em junho de 2016 pela editora Piqui, de Brasília. E pode-se dizer que ele mapeia sentimentos e pensamentos de 6 autoras, trazendo suas reflexões sobre individualidade, solidão e relação com a sociedade. Bárbara Malagoli, Julia Balthazar, Mariana Paraizo, Lovelove6, Puiupo e Taís Koshino se reúnem em um dos quadrinhos mais incríveis e empoderados deste ano.

Totalmente produzido por mulheres, incluindo Livia Viganó no projeto gráfico e Ingrid Kita com a arte de capa, “Topografias” é uma viagem filosófica e poética por muitos caminhos diferentes. Surgiu de um encontro das autoras no FIQ 2015 e sua inquietação sobre a falta de mulheres em coletâneas e antologias de quadrinho.

Além do próprio sentido de viagem e busca em cada uma das 6 histórias, as cores também são outro ponto em comum. Construindo universos em tons de magenta e ciano, “Topografias” tem uma edição de encher os olhos. Mas se engana se você pensa que as autoras criaram coisas parecidas por isso, pelo contrário. Cada arte e cada história são tão individualmente peculiares e cheias de interpretação, que são experiências de leitura totalmente distintas dentro de uma mesma proposta, e isso é lindo!

Chuva de Verão, de Julia Balthazar, é uma história melancólica, onde duas amigas visitam um lugar imaginário criado por elas para fugir de um dia quente de verão, mas que revela muito mais sobre a vida e a relação das duas do que uma simples tarde tediosa juntas. Tem um clima todo etéreo e introspectivo com uma arte, que sai do branco e preenche toda a página acompanhando o ritmo da história.

A arte digital super geométrica de Bárbara Malagoli em Frumello não separa nada em pequenos quadrinhos. A história é contada em frases questionadoras e pôsteres futurísticos. Uma espécie de ficção científica experimental, que viaja um tanto para chegar em si mesmo. Blowed mind!

Taís Koshino e Puiupo acabam usando a ficção científica para criar Teneusca e Flagelo, onde sociedades que evoluíram sua comunicação e reprodução, respectivamente, fazem da sua própria história um questionamento poderoso de aspectos da nossa sociedade. Teneusca demora um pouco mais a revelar essa crítica, com traços rabiscados e caminhos nada óbvios. Já Flagelo, traz uma mulher assombrada pela dúvida de sacrificar seu bebê ou se deixar ser engolida por ele, única forma dele ter uma vida.

Sátira Latina, de Mariana Paraizo, é toda feita com colagens, em sua maioria de jornais. Isso causa um estranhamento muito grande quando viramos a página e começamos a ler. Mas ela constrói a história de um jeito incrível, como se rearrumando as palavras, a notícia criasse um sentido muito mais profundo e com uma mensagem final desafiadora.

O relato de um sonho, duas (ou uma) mulheres que vivem em Árvores, de Lovelove6. A autora consegue explorar muito bem a sexualidade em seus trabalhos, e repete a dose em “Topografias”, onde o amor e o ciúme são vistos de um jeito bem visceral e ao mesmo tempo analisados de forma racional. Com as cores bem escuras, a história parece penetrar uma noite metafórica.

Sério, essa HQ é incrível e imersiva, capaz de gerar reflexões diferentes a cada leitura. E uma resposta belíssima à inclusão tão lenta da mulher no mercado de quadrinhos, em coletâneas e antologias. 


Topografias

Bárbara Malagoli, Julia Balthazar, Mariana Paraizo, Lovelove6, Puiupo e Taís Koshino

Selo Piqui

Onde comprar: Selo Piqui

Escrito por:

39 Textos

Bagunceira e bagunçada, por dentro e por fora. Prefere ver séries em maratonas, menos Game of Thrones, porque detesta spoiler. Totalmente apaixonada por desenho e animação. Tem mania de citar filmes em conversas, conselhos, brigas ou onde couber uma referência. Prefere gastar dinheiro com quadrinhos do que com comida, sendo muito entusiasta do quadrinho nacional e graphic novels em geral. Formada em Jornalismo, mas queria mesmo trabalhar com roteiro e ilustração.
Veja todos os textos
Follow Me :