Filmes e documentários para pensar sobre a descriminalização do aborto

Filmes e documentários para pensar sobre a descriminalização do aborto

Hoje, 28 de setembro, é o dia da Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe, e está acontecendo pela internet a ação Virada Feminista – um evento onde diversos portais online (Think Olga; Minas Nerds; Marcia Tiburi, Revista AzMina, Rede Feminista de Juristas, Nó de Oito e outros) estão discutindo sobre o aborto no Brasil. Resolvemos participar dessa discussão extremamente necessária, colaborando com a indicação de alguns filmes e documentários que poderão contribuir para que todxs possam pensar e discutir sobre o aborto – e a urgência do nosso país de rever sobre a descriminalização do aborto na legislação brasileira. 

De acordo com o nosso Código Penal, o aborto legal é permitido pela legislação em três hipóteses: decorrente de estupro, em caso de risco de vida da mulher em função da gravidez, ou em caso de feto anencéfalo. 

A maior dificuldade de discutir sobre aborto no Brasil está relacionada a questão moral e religiosa. Apesar do Estado, teoricamente ser laico, ainda conta com grande influência religiosa, no que diz respeito a saúde reprodutiva da mulher e sua autonomia para a escolha da interrupção voluntária de uma gravidez. O nosso Congresso atual (predominantemente fundamentalista e conservador, além de contar com cerca de menos de 10% de representação de mulheres) é um reflexo nocivo com projetos de lei preocupantes, que visam trazer um enorme retrocesso aos direitos reprodutivos das mulheres, como o caso, por exemplo, do PL. 5069/2013.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), informa que um milhão de mulheres abortam no Brasil todos os anos. 47 mil mulheres morrem durante o procedimento, sendo que a maioria dessas mortes são mulheres negras e pobres, mulheres que não têm condições financeiras para investir em um procedimento seguro, que demanda de investimento financeiro alto. As mulheres que têm condições de pagar por um procedimento seguro, não morrem! Ou seja, o aborto sempre ocorreu e sempre irá ocorrer, portanto, não deve ser tratado como um caso moral ou religioso pelo Estado e legislação brasileira, mas como um caso em prol da saúde da mulher e sua autonomia e emancipação para exercer o direito da escolha e domínio sobre seu próprio corpo.

Segue abaixo a nossa lista com recomendações de filmes e documentários que falam sobre aborto:

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

cinema_4-meses-3-semanas-2-dias

Sinopse: Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia e Gabita dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe, chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.

Falamos mais sobre o filme aqui.

Um Assunto de Mulheres

20288502.jpg

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na França ocupada, uma mulher de baixa escolaridade cria seus dois filhos em um apartamento cheio de ratos. Ela é Marie Latour. Em 1941 seu marido retorna da Frente, fraco demais para manter um emprego. Depois de um episódio envolvendo sua vizinha, Marie descobre que pode fazer abortos clandestinos para sustentar sua família.

O Aborto dos Outros

Sinopse: O Aborto dos Outros é um documentário sobre maternidade, afetividade, intolerância e solidão. A narrativa percorre situações de abortos realizados em hospitais públicos – previstos em lei ou autorizados judicialmente – e situações de abortos clandestinos. O filme mostra os efeitos perversos da criminalização para as mulheres e aponta a necessidade de revisão da lei brasileira.

Grandma

grandma-image-facebookJumbo.jpg

Sinopse: Elle Reid (Lily Tomlin) se fechou para o mundo após perder sua parceira, com quem viveu durante 38 anos. Antissocial e com um senso de humor ácido, ela terá que sair de “sua bolha de proteção” quando sua neta pede ajuda. As duas enfrentam uma viagem de um dia, que faz Ellie ter que confrontar seu passado e florescer, enquanto a jovem terá que se preparar para enfrentar o futuro.

Vessel

screenshot2015-01-15at8-52-58am

Sinopse: A história da Dra. Rebecca Gomperts e do projeto Women on Waves, que ajuda mulheres que necessitam, providenciando a opção segura de ter um aborto, quando a legislação de seus países o proíbe.

Fim Do Silêncio – Um Filme Sobre O Aborto Inseguro

fimdosilencio90854.jpg

Sinopse: O aborto inseguro é, nos tempos atuais, um dos graves problemas para a saúde pública em nosso país, levando milhares de mulheres a vivenciarem situações de risco, ao sofrimento de sequelas físicas e psicológicas, e à morte.

O documentário Fim do Silêncio traz, pela primeira vez, o depoimento dramático de algumas dessas mulheres, que falam abertamente, sem esconder rosto nem identidade, como e porque fizeram aborto.

Uma História Severina

thumb_capa_severina.jpg

Sinopse: O documentário narra a dolorosa peregrinação de Severina, moradora de Chã Grande, no interior de Pernambuco, em busca do direito de abortar o feto sem cérebro que carregava no útero. No dia em que o Supremo cancelou o direito ao aborto, Severina estava internada num hospital para interromper a gravidez de quatro meses. A cirurgia então foi cancelada – e começou a via-crúcis de Severina e seu marido, Rosivaldo. A história desta mãe severina termina em um longo e doloroso dia, que não foi presenciado pelos juízes.

Aborto em Julgamento

Sinopse: Em 1972, uma garota menor de idade, Leah, decide fazer um aborto com a ajuda de sua mãe, depois de um estupro. Denunciadas, elas estão no centro de um julgamento que se torna político, com as questões do estatuto do aborto na França e as injustiças vivenciadas pelas mulheres, vindo a tornar-se o conhecido “Julgamento de Bobigny”. Filme baseado em fatos reais.

Entre Nós

Sinopse: Uma história baseada em fatos reais que oferece uma nova abordagem sobre a imigração ilegal nos Estados Unidos, isso é Entre Nos. Mariana (Paola Mendoza) sai de seu país natal, a Colômbia, com dois filhos com destino para o bairro de Queens em Nova York, local onde seu marido vive. Chegando lá, ela é abandonada pelo marido e tem a difícil missão de viver com duas crianças em um local desconhecido e sem nenhum tipo de direito legal.

Falamos mais sobre o filme aqui.

Uma Notícia Inesperada

maxresdefault

Sinopse: O filme conta a história do que acontece quando a comediante do Brooklyn Donna Stern (Jenny Slate) é despejada, despedida e se descobre grávida bem no dia do pior e melhor Dia dos Namorados da sua vida.


Para conferir a programação completa da Virada Feminista (que começou hoje 0:00h de e terminará 0:00 do dia 29/09): Virada Feminista online

Algumas matérias importantes para aprofundar sobre o tema que recomendamos e que participaram hoje da ação #PrecisamosFalarSobreAborto:

E você, conhece e gostaria de recomendar algum filme/documentário que trata sobre o tema do aborto? Fala pra gente nos comentários!

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :