100 melhores filmes dirigidos por mulheres no século XXI

100 melhores filmes dirigidos por mulheres no século XXI

O Cineclube Delas, inspirado por inúmeras listas (como a da télérama) que são divulgadas a fim de elencar os melhores filmes da História do Cinema, listas estas em que figuram pouquíssimos filmes realizados por mulheres, fez, em contraponto, uma lista dos 100 melhores filmes dirigidos por mulheres no século XXI. Para compor a lista, as curadoras Camila Vieira e Samantha Brasil elegeram apenas filmes lançados após os anos 2000 e optaram em selecionar apenas um filme por cineasta. 

Leia também >> Confira aqui a primeira parte da lista

51) Tempestade de areia (2016) de Elite Zexer

Lamis Ammar-Jalal Masarwa

Durante uma festa de casamento em uma vila de beduínos em Israel, Jalila se vê na embaraçosa posição de ser anfitriã da união do marido com uma segunda mulher muito mais jovem. Durante a celebração, ela descobre o envolvimento da filha mais velha, Layla, com um garoto da universidade – uma relação proibida, que envergonharia a família. Jalila tenta conter a situação, reprimindo a garota, mas Layla quer uma vida diferente para si.

52) Monster – Desejo Assassino (2003) de Patty Jenkins

large_monster_blu-ray5x

Vítima de abusos durante a infância, Aileen Wuornos tornou-se prostituta ainda na adolescência. Ela está prestes a acabar com a própria vida quando conhece Selby, uma jovem lésbica com quem acaba se envolvendo. Certa noite, depois de ser agredida por um cliente, Aileen acaba matando o sujeito. O incidente desencadeia uma série de outros assassinatos, que faz com que ela fique conhecida como sendo a primeira serial killer dos Estados Unidos.

53) Lobo e ovelha (2016) de Shahrbanoo Sadat

Na zona rural do Afeganistão, o pastoreio é feito por crianças, que dominam as montanhas e, apesar de não haver adultos por perto, conhecem todas as regras. Sabem, por exemplo, que meninos e meninas não podem ficar juntos. Enquanto os garotos praticam com estilingues para acertar lobos, as garotas fumam escondidas e brincam de casamento, sonhando em encontrar o quanto antes um marido. O grupo de crianças acredita que Sediqa, de 11 anos, seja amaldiçoada. Qodrat, da mesma idade, também se torna motivo de boatos quando sua mãe se casa novamente com um homem velho, que já tem duas esposas. Qodrat vaga sozinho nas partes mais isoladas das montanhas, onde conhece Sediqa, e os dois se tornam amigos.

54) Na escuridão (2011) de Agnieszka Holland

47359a90eed3ee35f2dab5a3c718abb3_xl

Leopold Socha, um trabalhador de esgoto e ladrão em Lvov, cidade ocupada pelos nazistas na Polônia, um dia encontra um grupo de judeus que tentavam escapar da exterminação do gueto. Ele os esconde por dinheiro no labirinto de esgotos da cidade. O que começa como um acordo direto e cínico se transforma em algo muito inesperado. A improvável aliança entre Socha e os judeus se torna uma relação que se infiltra mais profundamente na consciência de Socha. O filme é também uma extraordinária história de sobrevivência de como estes homens, mulheres e crianças tentaram enganar a morte certa durante 14 meses de perigo cada vez mais intenso.

55) Uma vida em segredo (2001) de Suzana Amaral

02

Após a morte de seu pai, a jovem Biela, de 17 anos, passa a morar com Conrado, seu primo, que a leva para viver junto com sua família em uma pequena cidade. Constança, esposa de Conrado, busca adaptar Biela a uma vida social de acordo com as posses da família e para tanto encomenda vestidos ricos e a ensina a se portar como uma jovem educada e rica. Entretanto, Biela apenas se sente bem ao lado dos empregados da fazenda onde mora, com quem passa a conviver após uma grande desilusão amorosa.

56) El ultimo verano de la Boyita (2009) de Julia Solomonoff

12

Década de 1980, uma garota começa a descobrir seu próprio corpo e o dos outros. O filme mostra como nem tudo se resume a XX ou XY.

57) Pariah (2011) de Dee Rees

pariah-movie-image-03

Alike é uma garota de 17 anos de baixa autoestima que vive no Brooklyn, em conflito com sua identidade sexual. Ela tem que esconder sua homossexualidade de sua família por medo de ser um fracasso como filha, enquanto sua incapacidade de se assumir entre seus amigos gays faz dela uma decepção igual a eles. Como ela esta mais perto de aceitar a sua identidade, sua vida se torna cada vez mais caótica e assim ela terá que enfrentar suas próprias verdades e se defender por conta própria.

58) Era o Hotel Cambridge (2016) de Eliane Caffé

era-o-hotel-cambridge-1

Uma criação coletiva entre o MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), o GRIST (Grupo Refugiados e Imigrantes Sem Teto) e a Escola da Cidade, o filme narra a trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. Na tensão diária pela ameaça de despejo, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes.

59) A Escola de Babel (2013) de Julie Bertuccelli

lacourdeb_f04cor_2013111148

Quando um grupo de imigrantes chega à França buscando recomeçar, seus filhos precisam se adaptar à nova vida. Eles não falam francês e por isso passam a estudar em uma classe iniciante para aprender a língua. Nas aulas esses jovens com idades entre 11 e 15 anos conversam sobre as relações com suas famílias e sobre o futuro, além de suas diferenças.

60) Mate-me por favor (2015) de Anita Rocha da Silveira

292475

Na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a rotina de Bia, uma jovem de quinze anos, e de João, seu irmão de 25 anos de idade, é alterada por uma série de assassinatos sombrios. Este caso acaba ilustrando alguns dos principais problemas enfrentados pela juventude atual.

61) Minha amiga do parque (2016) de Ana Katz

11

Enquanto o marido viaja a trabalho para o Chile, Liz luta para cuidar sozinha do filho pequeno. Sentindo-se deslocada em meio ao grupo fechado de pais no parque, ela se aproxima de Rosa, operária e mãe solo. A diferença social cada vez maior entre elas, assim como rumores estranhos sobre a família de Rosa, fazem Liz suspeitar que sua nova amiga seja uma influência negativa em sua já frágil vida. Uma apreciação honesta dos lados público e privado da maternidade, o filme joga luz sobre as inseguranças e exaltações de uma amizade entre duas mulheres.

62) Em minha pele (2002) de Marina de Van

filmes-de-terror_0001_dirigidos-por-mulheres

Após um acidente que rasga violentamente sua pele, Esther vai adquirindo uma obsessão cada vez maior pelo seu corpo.

63) She’s beautiful when she’s angry (2014) de Mary Dore

shes-beautiful-when-shes-angry-movie-review

Documentário que conta a história das mulheres que criaram o movimento feminista nos anos 1960, focando no cenário norte-americano, fazendo uma revolução em todos os âmbitos sociais.

64) Uma vida simples (2011) de Ann Hui

ann-hui-taojie-a-simple-life

Baseado numa história verídica, o filme centra-se na vida de Ah Tao, uma serva e ama que trabalhou para a família Leung durante quatro gerações. Ela cuida de Roger, um produtor de cinema, que é o único membro da família Leung que ainda permanece em Hong Kong. Um dia, Roger volta para casa e encontra Ah Tao inconsciente, depois de ter sofrido um derrame. Embora não completamente convencido de que ela tenha se tornando um fardo, Roger resigna-se e a muda para um lar de idosos. Mas mesmo depois da mudança, ela continua a ter a atenção de Roger, que se percebe o quão importante é Ah Tao na sua vida.

65) Ralé (2015) de Helena Ignez

rale-2

De origem aristocrática e ex-viciado em heroína, Barão (Ney Matogrosso) decide fundar uma seita ligada aos rituais com ayahuasca, o chá alucinógeno do Santo Daime. Uma investigação sobre a alma brasileira, com reflexões sobre questões existenciais, individualidade sexual e direito de liberdade.

66) Lixo Extraordinário (2010) de Karen Harley, Lucy Walker e João Jardim

lixo_extraordinario

Documentário que faz uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.

67) Alba (2016) de Ana Cristina Barragán

038_2048x1152

Alba tem 11 anos. Uma tarde, sua mãe é internada no hospital e ela, então, passa a viver com Igor, o pai que ela mal conhece. Os esforços de Igor para se aproximar de Alba, as meninas do colégio e o primeiro beijo são estímulos que marcam sua entrada na adolescência e a aceitação de sua família.

68) Girimunho (2011) de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Júnior

cena-do-filme-girimunho-de-helvecio-marins-jr-e-clarissa-campolina-1335381084617_956x500

Esta é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons.

69) A chave para a lavanderia (2013) de Floriane Devigne e Fred Florey

lassive-superbanner

O proprietário de um imóvel em Lausanne incumbe Claudina de organizar e limpar sua propriedade. Tradicionalmente situada no porão, a lavanderia compartilhada pelos habitantes, fica aqui em um minúsculo quarto no hall da propriedade. O subsolo é reservado para a prostituição…

70) Hora do chá (2014) de Maite Alberdi

la-once

Uma vez por mês, religiosamente, há 60 anos, um grupo de velhas amigas se reencontra, sem se perder de vista desde o final da escola secundária, num colégio católico. O tempo, que inevitavelmente passa, e transformou suas fisionomias e histórias pessoais, parece infiltrar-se com delicadeza entre a passagem de xícaras de chá, pedaços de bolo e outros quitutes. Ainda que tenham vivido por tempos de duras transformações históricas e políticas no Chile, essas turbulências parecem nunca vir à mesa, ou abalar sua amizade. Suas conversas giram em torno do passado, mas também incorporam discussões eternas sobre a fidelidade dos homens e a mudança dos costumes.

71) A vingança de uma mulher (2012) de Rita Azevedo Gomes

a-vinganc3a7a-de-uma-mulher-2

Roberto é um “bon vivant” entediado, que busca um sentido para sua existência. Mas depois de uma cortesã lhe revelar um segredo muito importante, tudo parece mudar em sua vida.

72) Divinas (2016) de Houda Benyamina

hvrmqt6nehxapajwlnmwmhetlpk

Em um gueto, uma comunidade verdadeiramente carente, o tráfico local se confunde com a religião. Dounia, uma jovem que mora na comunidade, decide tentar vencer na vida, seguindo os padrões do lugar onde mora: ou seja, ela pretende se tornar uma traficante tão reconhecida e poderosa quanto Rebecca. Para isso, ela terá a ajuda de Maimouna, sua melhor amiga. No entanto, a verdade é que Dounia não sabe onde está se metendo.

73) Amor, plástico e barulho (2013) de Renata Pinheiro

foto2_amor-plastico-e-barulho_nash-laila_foto-de-antonio-melcope

Shelly é uma jovem dançarina que tem o grande sonho de se tornar cantora de música Brega. Ela entra para o show business em busca de fama e fortuna mas, inserida em um mundo onde tudo é descartável, incluindo o amor e as relações humanas, ela vai encontrar grandes dificuldades para atingir a fama. Seguindo os passos de Jaqueline, sua companheira de banda e musa inspiradora, ela pretende virar uma grande cantora de música Brega.

74) Hoje (2011) de Tatá Amaral

hoje-denise-fraga-abre-blog

Vera é uma ex-militante política que recebe uma indenização do governo, em decorrência do desaparecimento do marido, vítima da repressão provocada pela ditadura militar. Com o dinheiro ela consegue comprar um apartamento próprio, além de enfim poder ser reconhecida como viúva. Só que, quando está prestes a se mudar, recebe uma visita que altera sua vida.

75) Linha de passe (2008) de Daniela Thomas e Walter Salles

linhadepasse_g

São Paulo. Reginaldo é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a ideia cada vez mais distante. Dinho dedica-se à religião. Dênis enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza, sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.

76) A alma da gente (2013) de Helena Solberg e David Meyer

cena-do-documentario-a-alma-da-gente-de-helena-solberg-e-david-meyer-1377059296978_956x500

Em 2002, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo coordenou um projeto de dança com adolescentes moradores da Favela da Maré, levando à apresentação do espetáculo “Dança das Marés”. O documentário mostra a rotina de treinos e a interação entre os participantes, revelando os sonhos destes jovens para o futuro. Dez anos mais tarde, em 2012, os diretores procuraram os dançarinos para compreender o impacto deste evento em suas vidas, e para ver se conseguiram conquistar os desejos de infância.

77) Barba azul (2009) de Catherine Breillat

1jlmsgjbqbw3gqhscyuph4f0fr4

Catherine adora assustar a sua irmã mais nova, Marie-Anne, lendo a história do Barba Azul, rei que mata as três esposas, no clássico conto de Charles Perrault. Na França dos anos 50, as duas irmãs brincam no sótão de casa, e Catherine faz encenações no papel de Marie-Catherine, a quarta e última esposa, que escapa do destino trágico ao conquistar o coração do marido. Por ser uma bela virgem, ela faz o nobre hesitar e sucumbir. Nesta versão, o Barba Azul é baseado em Gilles de Rais, soldado francês contemporâneo de Joana d’Arc e famoso assassino de crianças.

78) O pai das minhas filhas (2009) de Mia Hansen-Løve

le-pere-des-mes-enfants-16-12-2009-1-g

Grégoire Canvel é casado, pai de três filhas e produtor de cinema. Entre um telefonema e outro, ele fuma um cigarro e tenta conciliar projetos difíceis, apaziguar egos inflados e resolver problemas financeiros de sua produtora, que não para de acumular riscos. Em meio a tudo isso, ainda precisa arranjar tempo para dedicar à família. Sua mulher o convence a passar o feriado na Itália, mas ao voltar a Paris, Grégoire se depara com a situação mais difícil de sua carreira, e se vê ameaçado pelo cansaço.

79) Inverno da alma (2010) de Debra Granik

cinemascope-inverno-da-alma-5

Ree Dolly tem 17 anos e quer encontrar seu pai, um homem de meia idade que sumiu após usar a casa da família como fiança. Ela começa a seguir rastros deixados por ele e descobre uma rede de mentiras e conspiração.

80) Minhas mães e meu pai (2010) de Lisa Cholodenko

maesepai

Joni e Laser são dois irmãos adolescentes, filhos de um casal de lésbicas, que foram concebidos através de inseminação artificial através de um doador anônimo. Quando Joni completa 18 anos, vai atrás do direito de descobrir quem é seu pai biológico.

81) Psicopata americano (2000) de Mary Harmon

psicopata-5

Patrick Bateman jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

82) Lugar nenhum na África (2001) de Caroline Link

nowhere-in-africa-01

Em 1938, pouco antes de estourar a 2ª Guerra Mundial, a família Redlich foge da Alemanha e se instala no Quênia, na África. Lá o advogado Walter Redlich passa a trabalhar numa fazenda, enquanto sua mulher Jettel, filha de uma família burguesa, tenta se adaptar à nova vida. Regina, a filha do casal, cresce e aprende a língua e os costumes locais, encontrando no cozinheiro Owunor um amigo. Quando a guerra está acabando Walter recebe uma proposta para atuar como juiz em Frankfurt. Depois de tantos anos em que aprenderam a amar o novo país, Jettel e Regina começam a duvidar se voltarão para a Alemanha com ele.

83) O lar (2008) de Ursula Meier

home02

Marthe, Michel e seus três filhos moram tranquilamente em uma casa isolada no meio do nada, em frente à qual uma larga estrada permanece vazia, fechada desde sua construção. No início do verão, ela é finalmente inaugurada. A família tenta manter sua rotina, mesmo com o estresse causado pelo barulho incessante de centenas de carros. Mas os efeitos a longo prazo do incômodo com a constante perturbação instauram um clima crescente de tensão familiar. Ainda assim, eles se recusam a deixar o lar construído com tanta dedicação.

84) A cortina de Açúcar (2005) de Camila Guzmán Urzúa

12384_i_foto-telon-cultuweb

Reflexão sobre a Revolução Cubana a partir do retrato íntimo da primeira geração de cubanos nascidos depois de 1959. A diretora volta à Havana, onde viveu a infância, e traça uma radiografia dos tempos áureos do regime e da posterior desilusão provocada pela crise econômica e política, pós-queda do Muro de Berlim. Nas ruínas da sua ex-escola, ela procura pistas dos antigos colegas de classe, os mesmos com quem dividiu os sonhos de infância e que, como ela, saíram do país depois de verem os seus ideais arruinados.

85) Beleza adormecida (2011) de Julia Leigh

7hrikyfx5o

Lucy é uma jovem universitária que vive precisando de dinheiro. Para isso, divide o apartamento com outras duas pessoas e possui uma série de pequenos empregos. Através de um anúncio de jornal, entra em contato com uma inusitada agência, que a contrata para prestar um trabalho estranho chamado beleza adormecida. Ela adormece. Ela acorda. E homens mantém relação sexual com ela enquanto está dormindo.

86) Attenberg (2010) de Athina Rachel Tsangari

zoom_1418768220_1116932x

Numa pequena cidade, Marina, de 23 anos, mantém uma relação excepcionalmente próxima com seu pai, que está morrendo de câncer. O único conhecimento que ela tem sobre sexualidade vêm do contato com sua amiga, chamada Bella, com quem pratica beijos. Uma das coisas que gosta é assistir programas sobre comportamento animal. Enquanto se prepara para a morte de seu pai, ela descobre mais sobre vida sexual com um engenheiro.

87) Olmo e a gaivota (2014) de Petra Costa e Lea Glob

olmo-zupi4

Um mergulho poético e existencial na mente de uma atriz durante os nove meses de gravidez.

88) Um Casamento à Indiana (2001) de Mira Nair

60-comedias-romanticas-apaixonantes-para-o-dia-dos-namorados-casamento-a-indiana

Após um relacionamento fracassado, Aditi, a noiva, aceitou casar-se com Herman, um engenheiro texano, e encontra-se apreensiva com a mudança para os Estados Unidos. Lalit e Pimmi, seus pais, enfrentam o desafio de manter as tradições familiares enquanto Dubby, o responsável pelo cerimonial, apaixona-se pela empregada da família. E há também a presença da independente Ria e da adolescente Ayesha, primas de Aditi.

89) Encantadora de Baleias (2002) de Niki Caro

068-encantadora-de-baleias-580x387

No leste da Nova Zelândia a tribo Maori acredita ter descendências diretas com Paikea, um domador de baleias. Paikea, há milhares de anos, virou com a canoa em cima de uma baleia e, através dela, cavalgou e liderou seu povo até um local para viver. O primeiro chefe da tribo teria descendências diretas com Paikea, mas após a morte do líder, quem assume é sua irmã. Pai, a nova líder, terá que enfrentar as pressões do seu avô por não concordar que uma mulher assuma a liderança.

90) Precisamos falar do assédio (2016) Paula Sacchetta

assedio_540

O documentário é resultado de um experimento social onde, durante a semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro para coletar depoimentos de mulheres que já foram vítima de algum tipo de assédio. Ao todo, foram 140 relatos de mulheres de 15 a 84 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, que nada têm em comum além de terem sofrido alguma violência.

91) Câmara de Espelhos (2016) de Dea Ferraz

camara-008

Através de entrevistas realizadas com vários homens moradores da Região Metropolitana de Recife, este é um retrato aprofundado sobre o universo masculino e sobre como os homens enxergam o papel das mulheres na sociedade ocidental, tradicionalmente patriarcal e machista, e uma exploração minuciosa sobre a identidade feminina, sobre as violências sofridas pelas mulheres no Brasil e até mesmo sobre o cenário social e político do país.

92) Noite n.1 (2011) de Anne Émond

1440382

Nicolai é um homem de 31 anos que leva uma vida simples. Ele tem grandes projetos e grandes ideias, mas perde a visão antes de eles se realizarem. Clara, como Nikolaï, não parece ser feita para esse mundo. Ela leva uma vida dupla: durante o dia, trabalha com uma professora de terceira série e à noite é baladeira compulsiva. Clara e Nikolaï se conhecem numa rave. Voltam para o apartamento de Nikolaï e transam. Logo depois, ao invés de se despedirem, os dois amantes contam seus maiores segredos um ao outro.

93) Farol (2006) de Mariya Saakyan

farol

Uma volta ao lar. A heroína é uma jovem que retorna para sua casa, depois de quatro anos. Lá, ela não encontra nem velhos discos nem fotos de família e sim uma verdadeira tragédia. A vida na sua cidade caucasiana ficou perigosa. Ela quer partir imediatamente e levar seus avôs consigo. Mas sua avó não quer partir e largar sua casa, seu trabalho em uma escola de música e seus pupilos. A heroína não consegue ir embora sozinha – não há mais trens para partir.

94) Respire (2014) de Mélanie Laurent

maxresdefault

Charlie é uma menina de 17 anos. A idade das paixões, das emoções, das convicções. Tímida e comportada, é atraída imediatamente por Sarah, carismática e rebelde nova aluna da escola. As jovens logo passam a dividir intimidades e segredos, mas o relacionamento ganha ares estranhos quando verdades vêm à tona.

95) O diário de uma adolescente (2014) de Marielle Heller

diario-de-uma-adolescente

Minnie Goetze é uma adolescente da década de 1970 que busca amor, aceitação e um senso de propósito no mundo. Ela começa um complexo relacionamento com o belo namorado de sua mãe e vive suas primeiras experiências envolvendo drogas e sexo.

96) Virgem Juramentada (2015) de Laura Bispuri

italia

Hana Doda não se conforma com o destino arcaico que todas as mulheres das montanhas da Albânia tem que tomar: serem esposas e empregadas de um marido. Movida pela indignação, ela consegue fugir e apelar para a antiga lei do Kanun, jurando eterna virgindade. Em troca de seu sacrifício, ela não só passa a receber os mesmos direitos dos homens, mas decide se tornar um, sendo agora chamada de Mark Doda. Acompanhada apenas de seu rifle, ela vive mais de 10 anos em plena solidão nas montanhas, rejeitando toda forma de amor. Mas algo ainda irá despertar sua vontade de mudar de vida.

97) Aos treze (2003) de Catherine Hardwicke

tumblr_lhnuyxodb01qhzxtdo1_500

Tracey é uma adolescente normal como qualquer outra – veste-se como as meninas de sua idade, possui bichinhos de pelúcia e ainda tem aquele ar angelical. Mas ao se sentir inferiorizada na escola por garotas moderninhas e mais “descoladas”, acaba se aproximando da mais popular delas, Evie, uma garota que acaba levando a inocente Tracey para um mundo envolvendo drogas, sexo e pequenos crimes.

98) Caramelo (2007) de Nadine Labaki

caramelo2

Em Beirute, no salão de beleza Sibelle, cinco mulheres se encontram regularmente. Layale é amante de um homem casado e espera que um dia ele deixe a mulher. Nisrine é muçulmana e vai se casar, só que não é mais virgem e não sabe como contar ao noivo. Rima sente atração por mulheres. Jamale não quer envelhecer. Rose abdicou de sua vida para cuidar da irmã mais velha. No salão, entre cortes de cabelo e depilação à base de caramelo (receita oriental tradicional: açúcar, limão e água), homens, amor, sexo, casamento, maternidade e amadurecimento estão no centro de suas conversas mais íntimas.

99) Minha vida sem mim (2003) de Isabel Coixet

minha-vida-sem-mim

A jovem Ann descobre que está com câncer e tem dois meses de vida. Ela resolve não contar para sua família, e faz uma lista de coisas que deseja fazer antes de morrer, entre elas visitar seu pai na prisão, fazer outro homem se apaixonar por ela e gravar mensagens para suas filhas ouvirem em seus aniversários.

100)  Jovem aloucada (2012) de Marialy Rivas

joven

Daniela tem 17 anos e vive em Santiago com sua restritiva família evangélica. Com uma rebeldia reprimida e sem nenhuma válvula de escape para expressar seus desejos sexuais, ela cria um blog onde divide com outros adolescentes suas descobertas, pensamentos e incríveis feitos eróticos.

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :