[ESPECIAL NATAL] 2 animações para assistir neste Natal

[ESPECIAL NATAL] 2 animações para assistir neste Natal

Existe, na época das festas, um sentimento de leveza, solidariedade e felicidade entre as pessoas, que faz com que esse período seja esperado por muitos. Isso não impede, porém, que assuntos sérios  – como a desigualdade social – fugam de críticas mesmo durante essa época.

Pensando no espírito natalino e no que representa o Natal, resolvemos trazer duas indicações de animações para assistir com a família (ou sozinha) nessa noite.

A Pequena Vendedora de Fósforos

thelittlematchgirl19870

Essa questão se traduz no curta-metragem “A Pequena Vendedora de Fósforos” (Walt Disney – 2006), baseado no conto de Hans Christian Andersen. Ambientado na noite de Ano Novo, ele trata de uma pobre menina que precisa, sozinha, vender fósforos para sobreviver em meio as frias ruas de uma grande cidade .

A própria questão de uma criança vender fósforos para sobreviver, já introduz a crítica a sociedade capitalista atual, em que é permitido que uns sejam extremamente pobres em favor de outros extremamente ricos. O próprio curta reforça essa questão ao contrastar a imagem da solitária menina com diversas famílias – e principalmente crianças – felizes  e bem cuidadas. Ao ver essas pessoas, a pequena vendedora se sente ainda mais sozinha.

Essa solidão, combinada com a fome e o frio intenso, a fazem começar a acender sua mercadoria e a boa sensação trazida das chamas a fazem ter visões da vida que ela deseja ter.

Assistir a uma história como essa na época das festas, não é exatamente o desejado por muitos, mas a questão que ela trata é tao urgente e importante que não devem haver exceções, sendo “A Pequena Vendedora de Fósforos” em clássico natalino que deve ser celebrado, especialmente, pela mensagem que passa a quem o assiste.

Tokyo Godfathers

A segunda animação que apresentamos é “Tokyo Godfathers”, animação do estúdio Madhouse, de 2003. O longa tem direção e roteiro de Satoshi Kon e foi distribuído pela Sony Pictures.

O filme é um verdadeiro milagre de Natal, cheio de reviravoltas e situações angustiantes, e é uma ótima opção para se assistir com a família e lembrar o que é realmente importante na noite de Natal.

Sinopse (sem spoiler): A história conta as desventuras de três sem-tetos: um alcoólatra, Gin; uma mulher trans chamada Hana; e uma colegial que fugiu de casa, Myuki, que encontram um bebê recém nascido (uma menina que eles resolvem chamar de Kyoko) na noite da véspera de natal e fazem de tudo para encontrar os pais do bebê.

“Tokyo Godfathers” traz uma ótima reflexão sobre o que realmente importa na vida, e desconstrói ao mesmo tempo diversos estereótipos, mostrando que as pessoas são mais do que as aparências mostram. Durante o longa, conhecemos a história dos três personagens principais, mostrando seus problemas, tristezas e sonhos, enquanto os três buscam encontrar a família da pequena Kyoko.

A animação traz uma belíssima metáfora sobre o nascimento de Jesus, a renovação dos sonhos e a possibilidade de alcançá-los. Não iremos nos aprofundar muito para não estragarmos as surpresas da trama.

Texto escrito por Jéssica Manhães e Camille Legrand

Escrito por:

282 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :