[CINEMA] 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes: Helena Ignez e Leandra Leal falam sobre machismo no audiovisual

[CINEMA] 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes: Helena Ignez e Leandra Leal falam sobre machismo no audiovisual

As atrizes e cineastas Helena Ignez e Leandra Leal são as homenageadas da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes (que começou dia 20 e termina dia 28 de janeiro). Durante a coletiva do dia 21, as homenageadas falaram sobre suas experiências como cineastas – movimento de deslocamento crescente, não apenas no Brasil, de atrizes que começam a dirigir seus próprios filmes. 

Ambas disseram que o feminismo está intimamente relacionado a este movimento emancipatório das mulheres que passam a atuar atrás das câmeras. Apontaram ainda o machismo que permeia o audiovisual e como as protagonistas ainda são construídas por um olhar enviesado e que muitas vezes reproduz o machismo. Leandra Leal confirma que será protagonista no longa-metragem de estreia de uma grande amiga, ainda em fase de pré-produção, já que revisando sua carreira se deu conta de que nunca tinha sido dirigida por uma mulher. Confira abaixo os vídeos com o bate-papo de Helena Ignez e Leandra Leal durante a coletiva:

O festival abriu com a exibição do longa-metragem “Divinas Divas”, estreia de Leandra Leal como diretora. E no dia seguinte, logo após o debate, foi exibido “Ralé”, mais recente filme dirigido por Helena Ignez. A 20ª Mostra de Tiradentes exibe este ano 108 filmes nacionais durante os 9 dias com programação gratuita.

Para conferir a programação da Mostra, acesse o site: Mostra de Tiradentes.

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :