[MÚSICA/CINEMA] Selena: Talento, sucesso e a morte precoce

[MÚSICA/CINEMA] Selena: Talento, sucesso e a morte precoce

“Selena” é um filme de 1997 estrelado por Jennifer Lopez, que interpreta a cantora Selena Quintanilla, uma jovem de origem hispânica que foi uma das mais populares cantoras latinas dos Estados Unidos. Ela conseguiu atingir o topo das paradas americanas, mesmo cantando em espanhol. Aos 23 anos, no auge do sucesso e preparando seu primeiro álbum em inglês, foi assassinada pela presidente de seu fã clube que havia se tornado sua amiga pessoal e administradora de um de seus negócios.

Selena Quintanilla-Pérez nasceu em Lake Jackson, no Texas (EUA), filha de um casal mexicano-americano. Demonstrava interesse pela música desde pequena.  Quando completou 8 anos, seu pai montou uma banda com os filhos e nomeou “Selena y Los Dinos”. Na banda, Selena cantava, seu irmão A.B (Abraham Quitanilla II) tocava baixo e sua irmã Suzette era baterista. Eles começaram tocando no restaurante da família, depois passaram a tocar em pequenos festivais e festas.

selena-4
Suzette, Selena e A.B. “Los Dinos” era o nome da banda que Abraham tinha quando jovem.

Após anos com a banda, Selena se destacou e saiu em carreira solo. Ela ficou conhecida por cantar rancheras, gênero musical popular no México. Também cantava cúmbia, gênero musical típico da Colômbia, e mesclava esses dois estilos musicais com o pop. Foi muito comparada com Gloria Estefan no começo de sua carreira. “Selena” foi seu primeiro álbum, lançado pelo selo EMI Latin. Ela já era uma grande estrela dentro do mercado Tejano (música Tejana tem uma enorme influência mexicana), mas o álbum a fez alçar novos voos.

O sucesso de Selena alcançou todo o Texas e o México, atingindo principalmente a colônia latino-americana, mas ela queria mais. Selena começou a investir em vários empreendimentos e estava em um relacionamento feliz com Christopher Pérez, guitarrista de sua banda. Em 1995, estava em estúdio preparando seu primeiro disco em inglês, mas em março deste mesmo ano morreu em decorrência de um tiro disparado por Yolanda Saldívar, a administradora de seu fã clube, de lojas da cantora e amiga pessoal dela. O tiro aconteceu após uma discussão entre as duas porque Selena decidiu tirá-la do controle de seus negócios após descobrir que Yolanda havia desviado dinheiro. O álbum “Dreaming of You”, que ela estava gravando, foi lançado postumamente em julho de 1995. O disco fez um enorme sucesso nos Estados Unidos. A música “I Could Fall in Love” foi uma das faixas de maior sucesso.

No filme, Selena é interpretada por duas atrizes: quando criança por Rebecca Lee Meza e a fase adolescente e adulta por Jennifer Lopez. Muitas críticas foram feitas quando o filme começou a ser produzido, pelo fato da morte de Selena ainda ser muito recente. Ela faleceu em 1995 e o filme saiu em 1997 nos cinemas, porém Selena passou a ser conhecida mundialmente por causa da obra. Jennifer Lopez era bailarina e já tinha feito participações em programas de TV e cinema, mas foi após protagonizar o filme que alcançou o estrelato e sucesso. Foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz de Filme Musical ou Comédia em 1998 por sua atuação. Em 1999, Jennifer Lopez deu início a sua bem sucedida carreira como cantora. As semelhanças de Jennifer com Selena deixaram principalmente Abraham, pai de Selena, impressionado. Jennifer se aproximou bastante da família da cantora na época em que o filme começou a ser produzido. Quando a morte da cantora completou 10 anos, em 2005, um show intitulado “Selena Vive!” foi feito em sua homenagem, e vários cantores participaram. Já em 2015, quando a morte dela completou 20 anos, Jennifer Lopez fez uma apresentação em homenagem a ela no Billboard Latin Music Awards. Infelizmente a carreira de Selena foi interrompida abruptamente, mas sua música vive. Selena vive!

 

Escrito por:

Formada em Rádio e TV, maratonista e viciada em séries, eterna amante de um bom filme, escreve desde quando só conseguia usar desenhos para contar suas histórias, apaixonada por “Titanic” e uma quase bailarina que aprendeu muita coreografia em clipe da MTV. Sonha em morar no Canadá, escrever um livro, ter filhos, ser doula e conseguir colocar suas séries em dia.
Veja todos os textos
Follow Me :