Yuri!!! On Ice: esporte para conquistar até os não fãs!

Yuri!!! On Ice: esporte para conquistar até os não fãs!

O gênero yaoi dos animes, hoje em dia, não pode mais ser caracterizado como um tabu,  já que existem diversos exemplos que se inserem nesse gênero. Sempre houve, porém, a questão de queerbaiting (quando é sugerido que há um interesse homossexual entre dois personagens, mas que nunca é confirmado) que contribui para a não normalização da relação entre dois personagens do mesmo sexo e a consequente invisibilização de seu status homossexual. Yuri!!! On ICE, felizmente, escapa desse loop, ou seja, é claramente gay, o que, em uma sociedade mundial homofóbica, deve ser celebrado, visto o seu importante significado para a comunidade LGTBQ+.

O anime tem como pano de fundo a patinação artística masculina, um esporte não tão popular quanto o futebol (por exemplo) infelizmente; trata de Yuri Katsuki, um patinador japonês em declínio, e de seu técnico, o multicampeão russo, Victor Nikiforov, apresentando a relação entre os dois em meio a tentativa de Yuri de ter um bom desempenho na temporada de patinação. Relação esta que, ao longo do anime, torna-se romântica de uma forma positiva e clara, diferente de outros animes (praticantes de queerbaiting), contemplando o relacionamento entre os dois de maneira a celebrá-lo sem os conhecidos estereótipos que assombram as representações culturais de relações homoafetivas.

Yuri!!! On Ice
Victor Nikiforov (em cima) e Yuri Katsuki

É importante frisar, também, como “Yuri!!! On ICE” passa longe do histórico de retratar “positivamente” relacionamentos abusivos e/ou romantização de estupros como acontece em outros animes de mesmo gênero – como “Junjou Romantica” – apresentando o início de uma relação saudável entre os protagonistas

Diferentemente de muitos animes, “Yuri!!! On ICE” não foi baseado em um mangá, tendo sido co-escrito diretamente para a televisão por Mitsurou Kubo (“Moteki”) e co-escrito e dirigido por Sayo Yamamoto (“Lupin III: The Woman Called Fujiko Mine”). Considerando que ambas são mulheres, é válido reforçar como “Yuri!!! On ICE” já veio com a proposta de quebrar barreiras e estereótipos, tanto dentro quanto fora das telas, já que é sabido o quanto as mulheres escritoras, produtoras, diretoras e etc ainda sofrem com o machismo do meio artístico por exercerem profissões de hegemonia masculina.

As criadoras do anime: Mitsurou Kubo (à esquerda) e Sayo Yamamoto

Entretanto, não é apenas pela (importante) mensagem positiva de relacionamentos homoafetivos – e de representatividade – que “Yuri!!! On ICE” tem sua fama. A excelente composição artística do anime também arrancou suspiros dos telespectadores, sendo cortesia de Tadashi Hiramatsu (“Kill la Kill’’ e “Neon Genesis Evangelion”), pela sua representação fiel de como os movimentos que compõem a patinação artística são feitos. As coreografias das apresentações do anime forem feitas por Kenji Myiamoto, patinador japonês aposentado; o trabalho conjunto de ambos resultou em uma animação deslumbrante, com cada movimento dos personagens do anime sendo como assistir a uma apresentação de um patinador real. Tão fidedigna é a animação que patinadores profissionais do mundo todo não apenas a elogiaram, como viraram fãs do anime.

Yuri!!! On ICE
A patinadora Ashley Wagner postou no Twitter: “Fiz minha estreia em anime #yurionice”

 

Yuri!!! On ICE
A patinadora russa Evgenia Medvedeva é tão fã que já fez até cosplay!

Ademais, alguns dos próprios personagens do anime são inspirados em patinadores reais; como foi dito por Mitsurou Kubo, Yuri Plisetsky (um patinador russo que rivaliza diretamente com Yuri Katsuki) foi inspirado justamente na jovem patinadora russa Yulia Lipnitskaya.

O anime consegue capturar a emoção – e a luta – que consiste em ser um patinador artístico. Desde o primeiro episodio, é mostrada a montanha russa emocional e física que os atletas atravessam para conseguirem estar em forma para as competições e tentarem fazer o seu melhor.

Yuri!!! On ICE

Ao longo dos 12 episódios que compõem a primeira temporada do anime, parece ao telespectador estar acompanhando a jornada competitiva de um patinador profissional real de perto e, durante os 23 minutos de cada episódio, é.

A história, em suma, consegue equilibrar temas fortes como o questionamento a homofobia no meio da patinação artística com doses constantes de comédia e romance, sendo possível ao público praticar um pensamento crítico sobre a questão sem nem perceber. Além do mais, a própria proposta do anime de tratar de patinação masculina, e não feminina, faz o público questionar seus preconceitos quanto a presença masculina no esporte, sendo compelido a reavaliar suas concepções sobre as determinações dos papeis de gênero e sobre o que faz uma pessoa – e no caso do anime um homem –  ser visto como homossexual.

Yuri!!! On ICE
“Yuri!!! On ICE” consegue representar os personagens simplesmente como pessoas, livre de estereótipos

Apesar disso tudo, porém, a mensagem principal do anime é de superação. O que começa com uma série de derrotas de Yuri Katsuki em campeonatos mundiais, torna-se a história de superação do mesmo ao passar a confiar em si próprio, com a ajuda de Victor. Ao longo dos episódios, vemos a confiança de Yuri sendo forçada a se expandir para atingir ao seu objetivo de orgulhar Victor, sendo que nessa jornada Yuri acaba encontrando a sua própria força.

Todos os personagens do anime, na verdade, trazem suas próprias histórias de superação ao longo da temporada, tendo que melhorar seus respectivos físicos e emocionais – e até enfrentar seus medos – para atingirem suas metas.

Assistir a “Yuri!!! On ICE” é como assistir a uma competição real, transmitindo as mesmas emoções que a verdadeira transmite a seus fãs, com o bônus do anime nos presentear com doses de reflexão e de aprofundamento na vida de personagens que, de tão bem construídos, pensamos serem reais. Não é coincidência, portanto, que seja um anime favorito do ano de 2016 (sendo até chamado de “Free!” de 2016 por alguns veículos) e um exemplo de recomendação unânime entre o público otaku.

A segunda temporada de “Yuri!!! On ICE” tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2017, junto com a temporada de competições de patinação artística, até lá… See You Next Level!

Escrito por:

102 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :