[LIVROS] “Ed & Lorraine Warren: Demonologistas” (resenha)

[LIVROS] “Ed & Lorraine Warren: Demonologistas” (resenha)

Os nomes de Ed e Lorraine Warren já são muito conhecidos entre os fãs de filme de terror desde a década de 1970, quando a primeira versão de “Horror em Amityville” foi lançada, mas vêm retomando força nos últimos anos graças ao filme “A Invocação do Mal” e suas sequências “A Invocação do Mal 2” e “Annabelle”, que fizeram bastante sucesso entre os fãs do gênero. Sendo assim, nada mais normal do que o crescente interesse na carreira dos dois demonologistas que solucionaram casos que se tornaram célebres, e pensando nisso, a Darkside Books trouxe ao público brasileiro o livro “Ed & Lorraine Warren: Demonologistas”. O livro é uma parceria com o jornalista Gerald Brittle, e faz parte de uma coleção de livros que documentam os casos sobrenaturais nos quais os Warren estiveram envolvidos.

O livro faz um apanhado da vasta e distinta carreira dos Warren como investigadores paranormais, que tiveram contato com cerca de 3 mil casos paranormais, não focando somente nos casos famosos como como a mansão assombrada de Amtytiville, o Poltergeist inglês de Enfield, e da boneca demoníaca Annabelle, que se tornaram inspiração para filmes e livros clássicos de terror.

Ed & Lorraine Warren nasceram na década de 1920, no estado americano de Connecticut, a poucas quadras de distância um do outro. Desde muito cedo mostraram afinidade com os mistérios sobrenaturais. De acordo com o livro, Ed teve a infelicidade de crescer em uma casa mal assombrada, e aos cinco anos de idade já possuía a percepção de que coisas estranhas aconteciam no local e que eram alheias aos outros membros de sua família. Lorraine viveu experiência semelhante, embora seu contato com o sobrenatural partisse mais de dentro de si do que de manifestações externas, pois Lorraine afirma ter nascido com o dom da clarividência, habilidade que lhe permite enxergar fatos que transcendem o espaço e o tempo, e que ela viria a refinar durante os anos trabalhando como demonologista.

Ed & Lorraine Warren. Imagem/Crédito: Darkside Books

Gerald Brittle procura cobrir a carreira dos Warren através das décadas em que trabalharam como investigadores paranormais. A linguagem utilizada no livro é de fácil compreensão e os detalhes com os quais retrata os acontecimentos – que vão desde relatos de aparições fantasmagóricas até encontros com entidades demoníacas – gera o clima necessário para assustar os leitores mais sensíveis. O livro não é apenas uma biografia do casal de demonologistas, mas traz também informações relevantes para o entendimento do leitor sobre os efeitos paranormais, e muitas vezes a narrativa intercala fatos da vida dos Warren com informações sobre a natureza das manifestações investigadas. Explicações sobre a diferença entre um fantasma e um demônio e as formas de proteção que devem ser adotadas em cada caso, acabam tornando o livro algo a mais do que uma coleção de histórias assustadoras, tornando-o um pouco mais educativo.

O livro será particularmente interessante para fãs curiosos sobre a verdade por trás da ficção dos filmes baseados nas histórias do casal, assim como os interessados em casas e objetos mal assombrados em geral, entretanto, pode gerar incômodo aos leitores mais céticos, pois a parte jornalística do material deixa bastante a desejar, já que Brittle cita muitos documentos, fotos, nomes de padres e exorcistas que poderiam comprovar os fatos relatados, mas nenhum desses documentos é anexado ao livro, dando lugar a fotos pouco interessantes que não serviriam como respostas para possíveis dúvidas.

Imagem/Crédito: Darkside Books

O trabalho editorial da Darkside Books novamente merece elogios, desde a arte da capa, que remete a antigos livros sobre ocultismo, até o cuidado com a edição e revisão do texto, que faz com que seja um livro gostoso de ter em mãos. 

“Ed & Lorraine Warren: Demonologistas” sem dúvidas é um livro essencial para os fãs de filmes e programas de TV que tratam do sobrenatural.


Ed & Lorraine Warren – Demonologistas

272 páginas

Darkside Books

Onde comprar: Amazon

Esse livro foi cedido pela editora para resenha.


Conheça as obras da editora Darkside Books: Site OficialFacebookOnde comprar as obras

Escrito por:

46 Textos

Formada em Comunicação Social, mãe de um rebelde de cabelos cor de fogo e cinco gatos. Apaixonou-se por arte sequencial ainda na infância quando colocou as mãos em uma revista do Batman nos anos 90. Gosta de filmes, mas prefere os seriados. Caso encontrasse uma máquina do tempo, voltaria ao passado e ganharia a vida escrevendo histórias de terror para revistas Pulp. Holden Caulfield é o melhor dos seus amigos imaginários.
Veja todos os textos
Follow Me :