Além dos Trilhos: uma jornada silenciosa

Além dos Trilhos: uma jornada silenciosa

Além dos Trilhos é o primeiro quadrinho autoral da paulistana Mika Takahashi. Seu trabalho artístico já era conhecido nas redes sociais quando aderiu ao projeto inktober em 2014, depois publicado pela Pingado Prés, na coleção de cartões “Ink Stories”. Cada cartão é um convite delicado a um sonho, a um mundo imaginário. Foi a partir desse projeto que começou a surgir Além dos Trilhos, e também foi por causa dele que as expectativas estavam bem altas. E, bem… as expectativas estavam certas.

Um coelhinho melancólico busca no meio do turbilhão urbano algo que preencha seu vazio existencial e literal.

“Com os olhos marejados ele me encarou como se pedisse por ajuda. Desenhei uma roupa e dei-lhe uma bolsa para que pudesse sair em busca do que lhe faltava e isso é tudo que pude fazer.”

Essa é a descrição de Mika Takahashi no projeto do Catarse e no pequeno artbook que acompanhou o livro impresso da recompensa. Em sua jornada, o coelho irá passar por falsos prazeres, perigos e uma nova amizade, mas não dá pra ir muito além disso na sinopse. E não é por causa de spoilers, mas porque Além dos Trilhos é uma experiência narrativa. A história está lá, mas sem uma única palavra, a viagem pode ser interpretada de formas pessoais.

A arte de Mika Takahashi é pura imersão. Mesmo em Ink Stories, com apenas uma imagem por vez, é como entrar num mundo mágico automaticamente. Em Além dos Trilhos é a mesma sensação, mas a história continua. Os traços em nanquim e aquarela trazem um clima melancólico, mas leve e lindíssimo, que casa perfeitamente bem com a jornada do coelhinho. Você sente a angústia, o tédio, a tristeza, a esperança, cada fase de auto conhecimento do personagem.

Falando em casar bem, Mika contou com a tipografia criada exclusivamente para Além dos Trilhos, por Shiau Yeung, que ganhou um acabamento em verniz, com baixo relevo, na capa. Aliás, que capa! A encadernação foi feita com costura exposta, tudo protegido por uma jacket com uma ilustração do coelhinho colorida. E para completar, o quadrinho ainda ganhou uma trilha sonora, composta por Ivo Kai. Um tesouro de projeto, vamos combinar!

Além dos Trilhos
Ilustração, artbook e cartões do Ink Stories: algumas das recompensas do projeto

O cuidado em cada detalhe, desde o livro impresso ao artbook, às outras recompensas, faz a gente ter certeza de que tem em mãos um trabalho tratado com muito carinho por Mika Takahashi e toda a equipe envolvida no projeto. Que não contaram esforços pra fazê-lo do melhor jeito que poderia ter sido feito!

Mika Takahashi

FacebookInstagramTumblr


Além dos Trilhos
Além dos Trilhos

Mika Takahashi

Pingado Prés

90 páginas

Onde comprar: Pingado Prés

Escrito por:

39 Textos

Bagunceira e bagunçada, por dentro e por fora. Prefere ver séries em maratonas, menos Game of Thrones, porque detesta spoiler. Totalmente apaixonada por desenho e animação. Tem mania de citar filmes em conversas, conselhos, brigas ou onde couber uma referência. Prefere gastar dinheiro com quadrinhos do que com comida, sendo muito entusiasta do quadrinho nacional e graphic novels em geral. Formada em Jornalismo, mas queria mesmo trabalhar com roteiro e ilustração.
Veja todos os textos
Follow Me :