Lista com personagens negros dos animes

Lista com personagens negros dos animes

Na mídia, frequentemente seus papéis são secundários ou apagados, parecendo mais cotas mesmo, mesmo nas mídias ocidentais. O que diríamos então de personagens negros nos animes do Japão, um país que por muitos anos se manteve isolado e por décadas teve seus rancores com o ocidente? Mas eles vêm mudando e aparecendo mais lá na terra do sol nascente.

No começo, apareciam esporadicamente, mas com o passar dos anos e tendo os animes atingido um status muito mais global, personagens das mais variadas etnias estão tendo mais espaço nas obras nipônicas. A seguir, confira uma pequena lista para exaltar personagens negros que estão lá.

Krishna de Chrysaor (Cavaleiros do Zodíaco)

personagens não-brancos
De toda a série clássica, Krishna foi o único que teve sua versão original com pele negra mantida. Um dos guerreiros de elite de Poseidon e hábil no uso de Kundalini, Krishna deu trabalho para Shiryu no Pilar do Oceando Índico. O lamento é no quanto Kurumada pareceu correr com Poseidon e Hades, o que fez a participação do General Marina bem curta.

personagens não-brancos
Bônus: No mangá, o Pégaso Negro é… Negro! Infelizmente ele sofreu um whitewashing na animação. O personagem é um dos poucos que pode se vangloriar de quase ter mandado o protagonista para a terra dos pés juntos com seu Meteoro Negro.

Bob Makihara (Tenjou Tenge)

personagens não-brancos
Tenjou Tenge pode não ser o melhor exemplo de obra para com as personagens femininas da trama, mas Oh!Great teve um acerto em sua estreia como profissional regular ao criar Bob como um dos protagonistas. Bob é um sul africano que estuda no Japão, amigo do principal protagonista, Nagi. Apesar de aos poucos a trama começar a focar excessivamente em seu amigo, Bob continua tendo seu brilho. Seu estilo de luta é a capoeira, mas ele também é muito bom usando os punhos.

Anthy Himemiya (Utena – A Garota Revolucionária)

personagens não-brancos
Coprotagonista, Anthy parece ser apenas a frágil “Noiva da Rosa”, usada como um objeto de disputa, mas ela se revela muito mais que isso e usa de todos os artifícios para atingir seu objetivo. Sua versão no filme é mais pura e inocente, mas não menos importante, protagonizando uma das cenas mais belas ao final da película.

Setsuna Meiou / Sailor Pluto (Sailor Moon)

personagens não-brancos
Uma herdeira do sangue de Cronos e uma guerreira poderosa, Setsuna é a guardiã das dimensões e do portal do tempo no universo de Sailor Moon. De todas, é a que tem o visual mais maduro, mas também em suas atitudes, e um poder imenso. É extremamente fundamental no segundo arco da trama e junto de Mercury, é uma das mais sábias da franquia.

Edit: Perguntaram do por que a Pluto estar na lista. O anime deu lá sua clareada na pele dela, que sempre foi puxada para o que os americanos chamam de “olive skin” (tom de pele que poderia ser atribuído a indígenas, por exemplo). Tanto que no mangá apenas ela e a Lead Crow (arco Stars) tem retículas, os famosos meio tons, em sua pele como na figura abaixo:

personagens não-brancos
Pluto e as “other senshi” no arco Dead Moon do mangá.

Brock (Pokémon)

Broke - Pokémon personagens não-brancos
No original japonês, seu nome é Takeshi. Se você foi uma criança dos anos 90, certamente conhece ele como um dos primeiros protagonistas da franquia Pokémon, ao lado de Ash e Misty. Ele não foi o único personagem da franquia com pele não-branca, podemos citar também Iris e Kiawe. Brock é um grande treinador de Pokémon com foco em medicina. Seu time de monstrinhos é em maioria pokémons do tipo rocha. E ele tem o péssimo hábito de cantar quase todas as garotas.

Chocolove McDonell (Shaman King)

Chocolove McDonell - Shaman King personagens não-brancos
Chocolove entra no segundo arco do anime, substituindo Lieserg no grupo principal de protagonistas. Seu sonho é se tornar o Rei Xamã para trazer alegria as pessoas, com seu espírito parceiro Mic, um jaguar. Apesar de muito de suas piadas terem perdido a graça na adaptação da dublagem brasileira, o rapaz sempre foi um dos personagens mais carismáticos e fortes do anime, sendo um dos mais queridos.

Michiko Malandro (Michiko to Hatchin)

Michiko Malandro - Os personagens não brancos dos animes personagens não-brancos
Uma das protagonistas de Michiko to Hatchin, tem gênio forte e é boa de briga. A obra toda é uma exaltação ao Brasil, o país fictício Diamandra é inspirado em nossa amada terra. O anime é dirigido pela mesma diretora de Yuri on Ice, Sayo Yamamoto. Michiko é uma fugitiva de uma prisão de segurança máxima, resgatando Hatchin dos pais adotivos e abusivos da menina numa moto.

Leia também >>> Yuri!!! On Ice: Esporte para conquistar até os não fãs!

Pyuma / Cyborg 008 (Cyborg 009)

Pyuma / Cyborg 008 - personagens não-brancos
Um dos primeiros heróis negros em obras japonesas, ele faz parte do time de ciborgues da clássica obra Cyborg 009, de Shotaro Ishinomori. O país de origem frequentemente é mudado de acordo com sua encarnação na franquia, sendo Quênia, Tanzânia e no país ficcional República de Muamba. Pyuma é um africano que foi sequestrado pela organização criminosa Black Ghost, que criou todos os ciborgues.

Levando em conta o ano de sua criação, Pyuma sofreu muito de blackface e estereótipos racistas, que foram aos poucos sendo retirados, principalmente nos últimos anos de vida do autor (que permaneceu escrevendo arcos novos até sua morte). O seu poder de ciborgue é poder mergulhar sem necessidade de respirar, podendo atingir altas profundidades. Possui também uma pele coberta por escamas cibernéticas, instaladas após uma batalha onde foi danificado e com elas, suas habilidades de natação aumentaram.

personagens não-brancos
É claro que há muitos outros, dos quais é possível citar Karui, Killer B, ChouChou (Naruto), Yoruichi, Chad, Kaname e Halibel (Bleach), Sensui (YuYu Hakusho), Caska (Bersek), Simon (Durarara!), Jonah (Jormungand), Scar (FullMetal Alchemist), Canaria (Hunter x Hunter), Avdol (JoJo’s Bizarre Adventure), Afro (Afro Samurai), Noise Marie e Abengane (D.Gray-man), Rafael (Hungry Heart), Kaolla Su (Love Hina), Soma (Kuroshitsuji), Opacho (Shaman King), Villeta Nu (Code geass), Atsuko (Michiko to Hatchin), Sakura OOgami (Danganroppa).

E de qual personagem não-branco vocês gostam?

Escrito por:

282 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :