[LIVROS] Five nights at Freddy’s – Olhos Prateados: Terror psicológico e infância (Resenha)

[LIVROS] Five nights at Freddy’s – Olhos Prateados: Terror psicológico e infância (Resenha)

Five nights at Freddy’s é um nome conhecido para quem curte jogos de terror e suspense. Disponível para PC e celular, na sequência de jogos, controlamos um personagem que aceita o emprego de vigiar a pizzaria Freddy Fazbear’s Pizza por cinco noites. No game, basicamente ficamos responsáveis por controlar e verificar através de câmaras de segurança a “movimentação” da pizzaria, ou melhor, conferir se os “animatrônicos” estão em seus lugares.

A Freddy Fazbear’s ficou conhecida por seu histórico de desaparecimento de crianças e que de alguma maneira sempre envolviam os brinquedos eletrônicos por trás da trama. No jogo não possuímos explicações sobre o que ocorre na pizzaria e seus mistérios (apenas algumas pistas e especulações) mas já no livro, conseguimos algumas respostas.

Scott Cawthon e Kira Breed-Wrisley usaram bastante imaginação com uma dose de terror psicológico e escreveram em conjunto Five nights at Freddy’s – Olhos Prateados. Quem já leu Stephen King (rei mesmo!) vai lembrar um pouco da sua escrita ao ler Five nights at Freddy’s – Olhos Prateados. No livro conhecemos um grupo de amigos que volta à cidade de Hurricane para prestar homenagens à Michael, dez anos após seu desaparecimento.

Five nights at Freddy's

[CONTÉM SPOILERS de Five nights at Freddy’s ]

Charlie, Jessica, Marla, John, Lamar, Carlton e Michael viviam todos na mesma cidade e brincavam juntos enquanto eram crianças. Porém, a brincadeira logo perdeu a graça, quando Michael desapareceu dentro da Freddy Fazbear’s. Logo depois que Michael desaparece, outras crianças também começam a “sumir” dentro da pizzaria, o que culmina para que Henry (dono da pizzaria e pai de Charlie) feche o local. Após tantos desaparecimentos, todos, com exceção de Carlton, acabam se mudando da cidade natal e indo morar em diversas regiões pelo país.

Anos se passam e o grupo de amigos se vê reunido novamente para participar de uma homenagem à Michael. Ao se reencontrarem começam a relembrar com nostalgia da época de infância, das suas diversões e da Freddy Fazbear’s. Com um misto de curiosidade e aventura decidem retornar onde outrora fora a pizzaria e explorá-la. Quando começam a frequentar novamente a pizzaria reparam que esta ainda continua misteriosa (e mal assombrada).

Aos poucos a história vai se desenrolando e vamos conhecendo não só a história da Freddy Fazbear’s, como também a de seu criador, Henry (pai de Charlie) e em como a pizzaria que era um sonho foi se tornando um pesadelo. O livro possui diversos momentos de um monólogo mental onde a protagonista, Charlie, se encontra relembrando de sua infância e tentando juntar peças, desvendando o que poderia ser sua imaginação e o que de fato aconteceu. Ao compartilhar tantas lembranças de sua infância conosco, leitoras, acabamos nós mesmas relembrando de acontecimentos de nossas infâncias.

Com um misto de Conta comigo e uma dose de suspense, Five nights at Freddy’s – Olhos prateados desenvolve uma narrativa marcante e viciante. O livro também acerta no protagonismo feminino, muito bem representado em Charlie, que é a badass da turma. Para quem jogava ou joga Five Nights At Freddy’s e ansiava por um livro que contasse mais a história do game, pode ler sem medo! Para quem não conhece o jogo e gosta de uma literatura que te prenda e faça querer ler mais um capítulo antes de ir para a cama, pode ler também. Mas uma dica, não leia antes de ir dormir!


 Five Nights at Freddy’s. Olhos Prateados

Scott Cawthon e Kira Breed-Wrisley

368 páginas

Editora Intrínseca

Onde comprar: Amazon

Esta obra foi cedida pela editora para resenha.

Conheça as obras da Editora Intrínseca: Site Oficial Facebook  Compre aqui livros da editora

Escrito por:

27 Textos

Feminista e estudante de serviço social. Ama Star Wars e é viciada em gatos. Adora conversar sobre gênero e brinca de ser gamer nas horas vagas. Nunca superou o fim de The Smiths.
Veja todos os textos
Follow Me :