[MANGÁS] NG Life: Entre o presente e o passado

[MANGÁS] NG Life: Entre o presente e o passado

Da mesma autora e revista de Akatsuki no Yona, NG Life (No Good Life) é um shoujo publicado entre 2005 e 2009, finalizado em 9 volumes. Não chega a ser uma história especificamente desconstruída, vista que mesmo no ocidente, em plena era do Orkut, não se havia discussão. Mas já vemos presente a característica das garotas de Mizuho Kusanagi serem mais ativas e fortes que muitas da maioria dos shoujos. Mesmo assim, NG Life não escapa de situações um tanto genéricas e clichês com relação a gênero, sendo problemática em alguns pontos, provavelmente o maior defeito da obra.

 NG Life
Keidai, ao centro, com o moreno Yuuma e a loira Mii

Mas se é um shoujo sem grandes atributos desconstruídos, por que trazê-lo em artigo? NG Life num todo traz duas lições importantes: superação e perdão, tanto para os outros como para consigo mesmo. E mesmo que a temática do mangá aborde reencarnações, superação e perdão são coisas que podem ser levadas para a vida, para encontrar a paz. Como citado, a temática abordada é reencarnação e muito da obra se assemelha ao kardecismo, leitoras da doutrina poderão identificar elementos, mas a obra não visa ser propaganda de nada. Outra abordagem é o fator histórico, pois o passado apresentado é a cidade de Pompeia, na Itália, destruída em 79 d.C. com a explosão do vulcão Vesúvio.

 NG Life
Vidas passadas, da esq p/dir: Loleus, Sirix e Serena

Toda a narrativa em si é bastante leve e instigante, fazendo você querer ler mais e mais da mesma.

Quem eu sou?

 NG Life
Keidai, Yuuma e Mii com suas vidas passadas, igualmente da esq para dir, Serena, Loleus e Sirix

O protagonista de NG Life é o colegial Keidai Saeki, que possui uma peculiaridade: ele se lembra de sua vida passada, o gladiador Sirix Lucretius Fronto, que faleceu na tragédia do Vesúvio há quase 2000 anos. Não apenas se lembra como consegue identificar quem conviveu com ele naqueles tempos, como Mii Serizawa, hoje sua colega de classe, mas naquela vida era conhecida como Loleus, seu melhor amigo homem. Sua mãe fora sua irmã caçula, Aria, e seu pai seu rival, Raoul Lucius Verus. Mii é sua confidente quanto a essas lembranças e Keidai e Sirix são tão ativos e vivos que as vezes é difícil distinguir os sentimentos e ações (Keidai, como em uma passagem, dá a entender ser mais expansivo que o temperamento habitual dos japoneses por puxar mais seu lado romano/italiano).

 NG Life
Lady Smyrna, a superprotetora irmã mais velha de Serena, reencarna como Shinogu Kagami, primo mais velho de Yuuma

O status quo é quebrado com a vinda de uma família vizinha aos Saeki e o filho deles, Yuuma Ujoh. Yuuma é nada mais e nada menos que reencarnação de Serena, a amada esposa de Sirix, o que acaba causando em Keidai certa decepção e situações engraçadas. À medida que a história avança, mais antigos moradores de Pompeia aparecem, alguns rivais e outros não, alguns com memórias e outros não, enquanto mais e mais o garoto precisa ir se desprendendo de Sirix. Mas Keidai se recusa a abandonar as lembranças, mágoas e sentimentos da bela cidade romana, criando situações engraçadas e emotivas. A história vai pouco a pouco amarrando suas pontas soltas, tecendo uma narrativa bem construída e cativante, na busca de Keidai por seu amadurecimento e na aceitação de seus sentimentos enquanto ele próprio no presente.

Abraçando o passado

 NG Life

A trajetória de Keidai é basicamente uma boa metáfora diante das tragédias e memórias que levamos em nossas vidas. Em sua existência dividida, Keidai sofre por não ser nem Sirix e nem Keidai, com suas mágoas e arrependimentos tanto do passado como do presente: afinal, Sirix faleceu se sentindo impotente por não poder salvar seus amigos, a família a quem servia e seu amor.

 NG Life
Keidai, pouco a pouco, entra em equilíbrio com Sirix e passa a aceitar seus sentimentos atuais

Para Keidai, esquecer desse passado que o persegue desde bebê é assustador e inaceitável, sacrificando seus sentimentos por Mii nessa vida apenas para manter o que se lembra. Não tão diferente de nós em nossas vidas comuns, onde nos apegamos a coisas que nos machucam por não sabermos seguir sem elas. E para ajudar, muitos dos que se lembram só aumentam esse sentimento negativo, como de sua cunhada naquela vida e hoje o primo mais velho de Yuuma, Shinogu, que nunca aprovou o relacionamento de Sirix e Serena. Ao final, Keidai entende que é possível abraçar ao passado e olhar para o presente e o futuro, ele não precisa esquecer Sirix e as lições que ele aprendeu enquanto um romano, tampouco que ele não tem culpa do que houve. Keidai aprende a se perdoar e entrar em harmonia com seu antigo eu e enfim, conseguir seguir em frente. Existe vida além da dor do passado.

A obra

 NG Life
Capa americana mostrando Shinogu e Smyrna

NG Life foi traduzido e levado para os EUA, mas assim como sua obra irmã caçula, Akatsuki no Yona, infelizmente não chegou ao Brasil. A obra está sendo traduzida pelo scanlator Toshi wa Yume para o português, mas é possível encontrar completa em inglês, para os mais sedentos, pela Mangafox.

 NG Life
Ruínas de Pompeia

Uma curiosidade é que, obviamente tirando o aspecto de licença autoral, muitos dos feitos do protagonista enquanto Sirix seriam impossíveis. Estudos recentes, divulgados após a conclusão da série, indicam que não houve muitos minutos de vida para a população de Pompéia e outras 2 cidades vizinhas, salvo os que já estavam longe com seus navios: gases tóxicos emitidos pela erupção mataram a população sufocada e envenenada. Também não houve uma destruição da magnitude retratada na obra, visto que muito da cidade foi recuperada pelas escavações. Ainda sim, é válido pela curiosidade em si acompanhar a obra e ver pelos olhos de Keidai/Sirix a cidade ítalo-romana.

Escrito por:

281 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :