Representação feminina: 3 livros para entender o poder de influência da mídia

Representação feminina: 3 livros para entender o poder de influência da mídia

Os veículos de comunicação possuem o poder de disseminar a informação, podendo influenciar nossa sociedade através da representação que demonstra. Portanto separamos alguns livros para ajudar a compreender como a imagem da mulher tem sido percebida através da mídia. Confira nossa lista com 3 livros para entender o poder de influência da mídia na representação feminina!

representação feminina

A Beleza Impossível: mulher, mídia e consumo

Autora: Rachel Moreno

Onde Comprar: AMAZON

Na sua capa o livro já nos mostra o que discute: um manequim dividido em pedaços definidos por traços e numerações, como se estivesse juntando as partes perfeitas de cada carne.  Em A Beleza Impossível somos apresentadas a uma reflexão sobre as mudanças nos padrões de beleza em cada passar dos anos, e como sempre cabe às mulheres a função de adaptação. A mídia colabora com a divulgação desses padrões ao exibir mulheres com corpos altos e magros na televisão, e esfregar em nossas caras descaradamente uma série de cremes e produtos para beleza em suas propagandas. Utilizando pesquisas de marcas igual a Dove/Unilever como embasamento, a autora questiona por quê deveríamos nos submeter aos estereótipos e qual o papel da mídia em relação a manipulação que ocorre diariamente.

representação feminina

Mulher de Papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira

Autrora: Dulcilia Schroeder Buitoni

Onde Comprar: AMAZON

Utilizando uma reprodução de diversas capas e reportagens de periódicos, Mulher de Papel nos apresenta um retrato da mídia brasileira e a idealização da feminilidade em suas páginas. A autora realizou uma extensa pesquisa na qual analisou o contexto histórico e sociocultural de diversos momentos das revistas femininas. Antes desse livro a autora já havia lançado Imprensa Feminina, que também ajuda a entender como ocorre a objetificação feminina através da mídia.

naomi wolf - o mito da beleza representação feminina

O Mito da Beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres

Autora: Naomi Wolf

Onde Comprar: AMAZON (em Inglês)

Escrito no início da terceira onda do movimento feminista, O mito da beleza mostra como as lutas pela conquista de direitos políticos e igualdade de gênero nas décadas anteriores não foram capazes de frear a manipulação da construção de imagem da mulher ideal. Propagandas em revistas venderam a imagem da mulher feminista como mal arrumada e não desejada por nenhum homem. Anúncios em periódicos demonstram que a mulher pode ter o corpo ideal se for merecedora e esforçada para isso. Ironicamente, a conquista de direitos trabalhistas influenciou para que as propagandas vendessem a imagem de que, já que  podiam conquistar o que quisessem, deveriam batalhar para atingir também o padrão estipulado.

Leia também:

>> 21 dicas de livros para pensar sobre feminismo

>> 18 dicas de livros para pensar sobre feminismo

>> As Meninas, de Lygia Fagundes Telles: Pautas Feministas e afronta à Ditadura Militar

BÔNUS

          representação feminina

The Vogue Factor

Autora: Kirstie Clements

Onde Comprar: AMAZON (em inglês)

Único livro da lista que não debate a história das mulheres na mídia, mas relata como é o cotidiano nos bastidores de uma das revistas de moda mais famosas do mundo. Kirstie Clements ficou vinte e cinco anos, entre eles dez no cargo de editora-chefe, na Vogue Italiana. Nessa obra ela conta o que presenciou durante o período. Modelos comendo papel para manter o peso e desmaiando de fome durante os ensaios fotográficos são alguns dos relatos polêmicos. Infelizmente o livro não possui versão em português.

Escrito por:

17 Textos

Acadêmica de jornalismo, feminista, problematizadora e apaixonada por cultura pop. Sonha em viajar o mundo, atualmente viaja nos pensamentos.
Veja todos os textos
Follow Me :