[SÉRIE] American Gods – 1 x 02: The Secret of the Spoons (Resenha)

[SÉRIE] American Gods – 1 x 02: The Secret of the Spoons (Resenha)

Mais uma semana chegou e com ela o segundo episódio da série American Gods, dirigida por Bryan Fuller e Michael Green, uma adaptação do livro de mesmo título de Neil Gaiman. The Secret of the Spoons (“O Segredo das Colheres“, em tradução livre) acompanha Shadow e Mr. Wednesday na continuação de uma viagem de carro por várias cidades dos Estados Unidos, cujo destino guarda diversos mistérios. Então vamos à resenha de American Gods – 1×02!

[CONTÉM PASSAGENS QUE PODEM SER SPOILERS DE THE BONE ORCHARD E THE SECRET OF THE SPOONS]

O segundo episódio, assim como o primeiro (resenhamos AQUI), The Bone Orchard, é introduzido por uma cena da vinda de imigrantes à América. Nos primeiros minutos, a espectadora acompanha imigrantes africanos em um navio negreiro, em situação de extrema carência. Um deles faz uma prece ao deus Anansi (representado por uma aranha, Anansi é o deus da trapaça e contador de histórias da mitologia africana) em sua língua materna, e é então que ele aparece personificado na pele do ator Orlando Jones e faz um discurso inflamado e arrepiante acerca de racismo (não apenas naquela época – 1697 – como nos dias atuais).

American Gods - 1 x 02
Angry gets shit done.” (“Raiva é bom. Raiva faz as coisas acontecerem.”)

Na sequência, Shadow está no hospital cuidando dos ferimentos causados pelo grupo do Technical Boy ao final do primeiro episódio. Furioso por não saber como e o porquê daquilo ter acontecido, vai tirar satisfações com Mr. Wednesday no motel em que estão hospedados, e o homem procura sempre explicar os acontecimentos de forma sutil e metafórica, fazendo Shadow não compreender nada da situação.

Cansado e dolorido, o protagonista vai para o seu quarto e, caindo no sono, tem uma alucinação de que Laura, sua esposa, aparece como se ainda estivesse viva. Ao acordar, percebe ter se tratado de um sonho e, na manhã seguinte, vai até sua casa empacotar os pertences da esposa e fazer as malas para partir definitivamente com Wednesday.

American Gods - 1 x 02
Bryan Fuller e os detalhes: o búfalo que aparece em sonho para shadow no primeiro episódio, agora estampado na camiseta do Motel America, em que fica hospedado.

Ao partirem de carro, Mr. Wednesday diz a Shadow que eles precisariam ir à Chicago para buscarem seu martelo na casa de alguns conhecidos, mas antes disso Shadow precisa fazer algumas compras para levar à casa da família que ainda não conheceu. É no mercado que o homem tem seu primeiro contato com a Mídia (Gillian Anderson), que aparece para ele nos aparelhos de televisão no avatar de Lucille Ball, atriz que interpretou Lucy no seriado norte-americano I Love Lucy e, assim como Anansi, faz um discurso empolgante, porém acerca da importância dada à TV e aos demais aparelhos tecnológicos nos dias de hoje. Mídia compara a televisão a um altar, no qual as pessoas ofertam a ela suas horas e, até mesmo, suas vidas. Ela também pede que Shadow trabalhe para ela, pois isso salvaria sua vida.

American Gods - 1 x 02

Após o choque de ter de lidar com Mídia falando diretamente com ele, Shadow e Wednesday partem para a casa das irmãs Zoryas e Czernobog. São recebidos por Zorya Vechernyaya (Cloris Leachman), que não fica nada contente em ver Wednesday. Ela teme que ele e seu parente, Czernobog (Peter Stormare), se desentendam novamente, como no passado. Zorya Utrennyaya (Martha Kelly) também aparece e ajuda a irmã a prever o futuro de Shadow pela borra do café que bebeu, mas acabam vendo algo muito assustador e não contam a ele.

American Gods - 1 x 02
Wednesday e Zorya Vechernyaya.

É então que Czernobog volta do trabalho e, como Zorya Vechernyaya previu, discute com Wednesday, mas logo aceita que as visitas permaneçam em casa para o jantar. Czernobog, que trabalha como abatedor de gado, conta um pouco de sua experiência enquanto jantam, dizendo estar descontente com os novos métodos de abate: antigamente sentia prazer em matar os bois com sua marreta (que, na verdade, é a que Wednesday menciona no começo do episódio), mas que hoje em dia limita-se a uma pistola. Ao perceber que a família e os convidados estão visivelmente desconfortáveis com a conversa, Czernobog desafia Shadow para uma partida de damas e o protagonista aceita. Vendo que Shadow está empenhado em ganhar o jogo, Czernobog decide fazer uma aposta um tanto arriscada, que pode ser letal para Shadow.

American Gods - 1 x 02

Bilquis também aparece neste episódio, mostrando a quantidade de amantes que sacrificou e para onde vão após serem, literalmente, consumidos. Todas as novas personagens seguem incríveis em suas interpretações e a direção de arte continua impecável quanto ao minimalismo das cenas, tornando todo o conjunto da fotografia uma verdadeira obra prima.

American Gods - 1 x 02
“Bilquis espera por você.”

[DIFERENÇAS DO LIVRO PARA A SÉRIE/CURIOSIDADES]

Mídia, em forma de Lucy, na verdade aparece para Shadow na televisão do hotel, quando ele decide assistir algo e se depara com a aparição. Ao decidirem trocar a cena de sua aparição para o supermercado, houve mais impacto e tornou a abordagem muito mais satisfatória, impactante e esteticamente bonita.

Desde o primeiro episódio, os detalhes dão pistas de quem é Wednesday. Um dos marcantes no segundo episódio, ocorre quando a câmera mostra a casa de Shadow e a estátua de um corvo empoleirado no telhado e também quando, ao soprar um dente de leão, as sementes da flor voam pelos ares, são queimadas na atmosfera e raios rompem pelos céus, anunciando a famosa tempestade que está por vir.

Leia Também:

[SÉRIE] American Gods – 1×01: The Bone Orchard (Resenha)

[SÉRIE] Cara Gente Branca: A quebra do mito da inclusão racial

[SÉRIE] The Handmaid’s Tale: Nossas impressões sobre essa distopia que discute o controle sobre a mulher

American Gods - 1 x 02

As Zoryas e Czernobog são deuses do panteão eslavo. As três irmãs (Zorya Polunochnaya, interpretada por Erika Kaar ainda não apareceu, por estar dormindo enquanto Shadow e Wednesday estão na casa) são as deusas do amanhecer, entardecer e anoitecer e guardam a estrela Polaris, dentro da constelação da Ursa Maior, que corre o risco de ser devorada por Simargl, o Grande Cão. Se Simargl escapar de suas correntes, engole Polaris e, com ela, todo o universo . Já Czernobog é o deus da escuridão e do mal.

Os episódios são exibidos aos domingos pelo canal Starz (EUA) e, no Brasil, pelo serviço de streaming Amazon Prime Video, às segundas-feiras.

American Gods - 1 x 02
Até o próximo episódio!

Deuses Americanos American Gods - 1x02Deuses Americanos

Editora Intrínseca

Ano de publicação: 2011

574 páginas

Onde comprar: Amazon

Escrito por:

117 Textos

Formada em Letras, pós-graduada em Produção Editorial, tradutora, revisora textual e fã incondicional de Neil Gaiman – e, parafraseando o que o próprio autor escreveu em O Oceano no Fim do Caminho, “vive nos livros mais do que em qualquer outro lugar”.
Veja todos os textos
Follow Me :